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      Vender pela Internet

      Lista de emails: Construindo uma poderosa arma para sua empresa

      Os maiores desafios de quem vende pela internet são justamente saber exatamente quem é o seu público, quais expectativas eles têm em relação ao produto ou serviço que procuram e como criar uma relação entre empresa e consumidor que fortaleça os laços e ao mesmo tempo gere novas oportunidades de vendas.

      Existem vários caminhos para você conseguir realizar a gestão de relacionamento com o cliente. Hoje iremos tratar de um caminho super importante e como adquirir eficiência na comunicação, levando em consideração 4 passos essenciais. Tudo pronto? Então vamos aprender sobre lista de emails!

      Lista de Emails: Uma poderosa arma do marketing digital

      Se você acompanha os conteúdos que são postados aqui no Blog da Kryzalis, já sabe que não recomendamos que você compre uma lista de emails. Justamente pelos seguintes motivos:

      1- As pessoas dessa lista de emails provavelmente nunca se relacionaram com sua marca;

      2- As pessoas podem marcar suas mensagens como SPAM, pois nunca assinaram nada para participar da sua lista de emails;

      3- O fato de as pessoas não terem tido contato com sua marca antes de entrar para sua lista de emails comprada pode gerar um baixo engajamento, baixas taxas de abertura e uma estratégia de gestão de relacionamento com o cliente frustrada.

      Resumindo, você precisa ter em mente que a construção da sua lista de emails deve se dar de forma orgânica. Mas como iniciar essa construção? Isso é o que veremos ao longo deste post 🙂

      1- Relacionamento – A base da construção de uma lista de emails

      Lista de emails: Construindo relacionamentos

      Existem várias formas de você realizar a captação de contatos que não conhecem a sua empresa e nem o seu serviço – mas antes de chegar nessa parte gostaria de passar uma dica básica que pode acender uma luz em você ou em sua equipe de como começar a gestão de relacionamento com o cliente: comece capturando o email das pessoas que compraram seu produto ou serviço.

      Além de essas pessoas conhecerem sua empresa, elas já adquiriram e consumiram seus produtos ou serviços, logo, elas já tiveram uma boa experiência com aquilo que você vende – o relacionamento é a “cereja no bolo” de todo pós venda de sucesso. Resumindo, não é porque a pessoa comprou algo da sua empresa que o relacionamento deve acabar ali.

      Voltando ao tema da captação para a construção de uma lista de emails do zero: são duas as formas mais usadas pelos empreendedores digitais nos dias de hoje. Para executar ambas, é necessário que você dedique um tempo à produção de conteúdo ou contrate alguém que o faça para você.

      Lembre que o conteúdo não deve ser exclusivamente comercial – ele deve levar em consideração as necessidades e objeções das pessoas perante seu produto ou serviço. Tenha sempre em mente que você precisa primeiro educar para depois fazer uma venda – além de dar menos trabalho no fechamento, isso ajuda a criar uma boa reputação para sua empresa.

      2- Frequência – Quando se comunicar com a sua lista de emails?

      Lista de Emails: Tenha uma frequência

      Depois de determinar como serão os conteúdos que você produzirá para sua lista de emails, chegou a hora de determinar a frequência com que você se comunicará com essas pessoas conectadas com a sua empresa: lembre que seu objetivo é fortalecer vínculos e não lotar a caixa de email das pessoas.

      Logo, você não poderá mandar emails todos os dias e muito menos ficar toda hora oferecendo promoções e anunciando produtos ou serviços por meio do email (lembre-se: o objetivo é fortalecer vínculos e transmitir uma imagem de que você é referência quando o assunto está relacionado ao seu produto ou serviço).

      Então a dica aqui é preparar conteúdos que sejam valiosos para seus futuros clientes e enviá-los ao menos uma vez por semana. Se você tiver um blog, essa produção e entrega de conteúdo pode ficar muito mais fácil, pois você pode divulgar um novo conteúdo ou adaptar o formato do texto do Blog para criar um email marketing e fazer a gestão de relacionamento com o cliente.  

      3- Captação – Aumente os contatos da sua lista de emails

      Lista de emails: Fazendo a captação

      Depois de definir os conteúdos, o planejamento e a frequência da sua comunicação com a lista de emails, chegou a hora de começar a criar sua lista por meio da captação. Como eu disse lá no primeiro tópico, você pode iniciar pelas pessoas que já compraram em seu site. Mas, se elas já compraram, você precisa de novos compradores para o seu produto ou serviço, não é mesmo?

      Assim como discutido no tópico anterior, possuir um blog instalado no seu site pode facilitar bastante a questão da captação de emails, afinal, é lá que as pessoas encontrarão todos os seus conteúdos, inclusive os materiais de conversão ou infoprodutos.

      Esses materiais geralmente são infográficos, eBooks, webinars, workshop, whitepaper e por aí vai. Além de serem materiais mais completos do que um simples post de 500 palavras, eles estão sempre por trás de uma Landing Page (Página de captura), na qual as pessoas precisam deixar informações, tal como o endereço de email para ter acesso àquele material que sua empresa está oferecendo.

      eBook: Como organizar sua empresa - COMPLETO

      Ou seja, você oferece aquele conteúdo que dedicou horas para produzir em troca do email das pessoas e assim você vai construindo sua lista de emails. Em troca, a pessoa ganha conhecimento e relacionamento com uma empresa focada em ajudar no que for preciso.

      Lembre-se de que quanto mais conteúdos valiosos você produzir, maiores serão as chances de aumentar a sua lista de emails. E o mais importante: divulgue esses conteúdos nas Redes Sociais por meio de publicidade paga (para ter um maior alcance) e tenha uma página de materiais dentro do seu Blog para que as pessoas cheguem nos materiais de forma orgânica também.

      E a dica final deste tópico que já é uma introdução ao próximo: não ofereça materiais de conversão a todo momento para sua lista de emails. Lembre-se do que está sendo dito durante todo esse post: você deve criar um relacionamento e transmitir a sensação de autoridade no assunto. Além disso, não é toda hora que as pessoas estão dispostas a ler conteúdos extensos como um eBook, por exemplo.

      4- Oferta – Saiba a hora de abordar sua lista de emails

      Lista de Emails: Aprendendo sobre ofertas

      Essa aqui é uma parte importante para a construção de uma lista de emails, pois é a partir da estratégia de oferta que você definirá qual o melhor momento para oferecer um orçamento ou uma amostra grátis para os contatos de sua lista de emails.

      Tenha em mente na hora de produzir os seus conteúdos para a lista, de que você precisará seguir a lógica do Funil de Vendas para saber o momento certo da interação. Aconselho você a dar uma olhada neste conteúdo de um grande amigo especialista em Marketing Digital sobre a Jornada de Compras para entender como a oferta se relaciona com o funil.

      Então é isso! Espero que você tenha gostado e entendido como trabalhar o marketing da sua empresa por meio da criação da lista de emails 🙂

      Você já trabalha na construção da lista de emails? Deixe um comentário aqui embaixo contando um pouco de como esta estratégia tem ajudado o seu negócio a aumentar as vendas.

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      Até a próxima!

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