Se tem um elemento em alta no mundo de hoje, e que define a trajetória de todas as relações comerciais e estratégias das empresas, esse elemento é o marketing. Com o advento da internet, é fundamental ter em mente o conceito de Marketing 4.0.
Uma vez que a tecnologia digital está presente em absolutamente todos os ambientes, nos momentos mais importantes e até mesmo mais íntimos dos cidadãos, seguindo a crescente da economia, o Marketing 4.0 se consolida de maneira online.
Com um público cada vez mais carente e sedento pelo suprimento das suas mais diversas necessidades, as organizações têm se empenhado a cada dia em uma entrega profunda em qualidade e personalidade para os seus clientes.
Um exemplo disso são os produtos personalizados, criados com a cara do seu público, ou mesmo os serviços de consultoria que agregam a vida das pessoas com experiências de quem entende as suas dores e ambições.
Em um cenário onde esse tipo de atendimento é feito de formas variadas, indo de aplicativos de transporte à empresa de consultoria fiscal, a tecnologia mostra o seu papel na missão de transformar vidas através dos produtos e serviços digitais.
Dessa forma, as organizações que estão se preparando para a grande crescente do Marketing 4.0 no mercado digital se tratam não só das que farão mais sucesso ou que ganharão mais dinheiro, mas das que batalham para se manterem vivas no futuro.
Seja vendendo alimentos online ou fazendo vistoria veicular, trabalhar o marketing digital de uma empresa é a prioridade número um quando o assunto é crescimento de marca e autoridade no mercado.
Por esse motivo, o presente artigo terá como objetivo apresentar o que é o Marketing 4.0 e como ele pode e deve ser aplicado em negócios que estão nascendo hoje e otimizado em empresas antigas no mercado.
Através desse texto, será possível aprender dicas úteis para se preparar adequadamente para trabalhar essas estratégias hoje e se planejar para o amanhã, humanizando todo tipo de entrega, até mesmo a de uma instalação de infraestrutura de redes.
O Marketing 4.0 consiste em um conceito criado pelo guru do marketing Philip Kotler, se destacando na Administração moderna como um dos mais importantes escritores do assunto.
Em sua obra Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital, que foi lançada em conjunto com Iwan Setiawan e Hermawan Kartajaya, o autor descreve com precisão o conjunto das particularidades desse novo momento do marketing.
Ao ler sua obra, é provável que muitas pessoas se surpreendam ao ver a variedade de locais e serviços que são consolidados através de uma estratégia publicitária, de maneira que até na contratação de uma recepcionista terceirizada o marketing está envolvido.
Através do relato desses autores, é possível constatar que o Marketing 4.0 constitui a renovação digital das empresas.
Em contraste com uma geração onde se alcançava grandes resultados apenas investindo nos anúncios televisivos, revistas e jornais para a conquista dos clientes, o mercado atual pede um passo maior em direção à transformação digital.
Técnicas inovadoras e mudanças de comportamento por parte dos consumidores que estão trazendo a sua vida cada vez mais para dentro da internet pedem, sedentos pelos benefícios da transformação digital, uma nova abordagem na prática do marketing.
No contexto de tamanhas dimensões, criar uma página qualquer no Instagram e utilizar sites e e-mails sem método não cumpre a necessidade atual e nem transforma a vida de ninguém. Afinal, não é disso que se trata a revolução digital.
A primeira lição obtida ao se debruçar sobre a ideia de Marketing 4.0 é que a inovação não diz respeito tanto ao uso imoderado de ferramentas, mas que a mudança acontece antes na mentalidade daqueles a serem transformados.
Por esse motivo, as grandes empresas precisam compreender a nova realidade do momento antes de querer aplicar o marketing digital a ela. É dessa forma que Kotler cria o conceito do Marketing 4.0.
Ele ensina na sua obra que a conectividade proporciona mudanças radicais na sociedade. Dentre elas, encontra-se a chave para a mudança em quatro conversões:
Tendo pesado na revolução anterior do marketing o atributo da exclusividade, no Marketing 4.0, o mundo está se voltando para inclusões sociais através de um maior senso de comunidade, eliminando todos os tipos de barreiras, tanto geográficas quanto demográficas.
Se para adquirir um piso de concreto antigamente era preciso se deslocar até uma loja de materiais de construção e se contentar com o modelo que tinha, na Economia 4.0 o consumidor pede pela internet e ainda escolhe o modelo desejado.
Junto a esse fator, o fenômeno da diluição das estruturas de poder vertical tem se tornado um problema para corporações arcaicas e antiquadas, uma vez que essa situação aumenta a competitividade entre os pequenos negócios, dando lugar às relações horizontais.
Tais relações são formadas pelo diálogo harmônico entre as marcas e os seus fervorosos consumidores, possibilitando que elas desenvolvam o seu negócio para otimizar essa relação a tal ponto que os clientes se transformam em fãs.
Por consequência deste cenário, as escolhas individuais se tornam cada vez mais influenciáveis pelas opiniões do público, difundidas nas redes sociais e comunidades digitais.
Todas as inovações proporcionadas pela internet causam impactos não só nos hábitos sociais e na vida pessoal, mas também nas empresas. Para que essa era digital chegue e se conecte com a sociedade, é preciso passar por uma nova lógica de negócios.
Esse novo padrão precisará obrigatoriamente ser mais inclusivo, social e em formato horizontal. Para que as empresas compreendam a necessidade que faz dessa lógica o que ela é, é preciso compreender também as incongruências que a conectividade trouxe.
Para início de tudo, Kotler mostra um paradoxo entre a interação online e a offline. Mesmo as pessoas estando em constante desenvolvimento de novas relações na internet, elas continuam dando muito valor às experiências físicas.
Basta ver que, apesar dos inúmeros modelos de planners e aplicativos de organização, um bom executivo nunca abre mão de uma bela agenda personalizada com nome.
As mudanças apontam, portanto, para uma agregação entre o mundo online e offline, como forma de conciliar as demandas e necessidades.
É possível ver a importância do Marketing 4.0 para os tempos atuais e a dependência que uma empresa tem dele para acompanhar a transformação digital.
Junto com isso, pode-se aplicar mais quatro orientações práticas para introduzir os princípios do Marketing 4.0 ainda hoje em uma empresa. Será preciso:
Não será possível escalar um negócio no mundo de hoje sem compreender que as pessoas não compram mais como antes. Elas não compram nem mesmo de empresas; as pessoas querem sentir que estão comprando de outras pessoas exatamente como elas.
Prestando serviços, não será diferente. No momento em que um motorista percebe que o seu carro está com o motor de arranque arranhando, ele não deseja apenas uma solução, mas uma entrega total que comunique confiança acerca daquele serviço.
Dessa forma, será preciso se relacionar de forma horizontal com esses indivíduos e, para isso, nada melhor do que mostrar para o cliente que o vendedor também é uma pessoa.
Com isso, será possível assumir uma nova identidade para essa empresa, uma vez que serão melhor evidenciados os seus propósitos e valores inegociáveis.
Para isso, será ideal a construção da imagem do perfil de um cliente perfeito para comprar nesta companhia, que possui as características capazes de formar uma história de amor entre ele e a empresa. Essa construção é popularmente chamada de brand persona.
A horizontalização das relações também implica em pedir e ouvir os feedbacks, uma vez que esse retorno sobre a qualidade dos produtos e serviços é a melhor forma de saber se eles estão enveredando pelo caminho correto.
No mercado atual, não se vende uma rede de proteção equiplex sem enviar para o cliente uma pesquisa de satisfação.
Por fim, integrar a internet com o mundo do lado de fora para a maior visibilidade e humanização de um negócio é essencial para fazer um trabalho bem-feito, e o empreendedor deve dedicar esforços na produção de conteúdo.
A produção de conteúdo deve consistir em todo e qualquer material informativo sobre o produto ou serviço oferecido, bem como a sua entrega e as suas vantagens. Assim, o marketing de conteúdo informará os problemas ao mesmo tempo que vende a solução.
O mundo mudou para sempre com o advento da internet, e o mercado atual foi fruto de muitas mudanças que não cessam de impactar na forma de comprar e vender.
Este artigo abordou o conceito de Marketing 4.0, a sua história, os seus benefícios e a importância de adequar as novas empresas às suas regras.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.