Se deseja aprender tudo sobre o marketing de conteúdo e sair na frente de seu concorrente, vem comigo que eu te ensino.
Desde que o mundo é mundo, marketing é anunciar, anunciar e anunciar.
Mas as pessoas estão de saco cheio disso: ficar minutos e mais minutos esperando aquelas velhas propagandas da TV.
Também conhecido como marketing de permissão, é contar com permissão do seu usuário para fazer a propaganda e anunciar o seu produto ou serviço.
“Ah, João, mas eu não entendi direito: o que é esse tal de marketing de conteúdo? Explica direito isso aí”
É simples, Zé: ao invés de comprar a atenção do seu cliente, do seu público-alvo, você irá conquistar, de maneira genuína, o interesse e a atenção dele – através de conteúdo de qualidade, que o mesmo deseja consumir.
Entendeu?
E você aí, gostou dessa ideia de conquistar a atenção genuinamente ao invés de comprá-la?
Deixe aí o seu curtir, o seu “jóinha”, para que eu saiba a sua opinião.
“Entendi, João. Mas como eu faço esse trem de marketing de conteúdo funcionar? ”
Vou dar um exemplo: tem um grande amigo meu que é um excelente fisioterapeuta, Tiago Masotti – inclusive se estiver precisando de alguma coisa na área de fisioterapia, é com esse cara que você deve falar – aqui está o link do Facebook dele: https://www.facebook.com/fisiocoluna/
O Tiago deseja fazer marketing de conteúdo para a clínica dele – para isso, definirá vários temas que deseja abordar nos vídeos que irá gravar.
Alguns exemplos: como sentar corretamente na cadeira do trabalho para não prejudicar sua coluna; como fazer exercícios na melhor idade; como alongar-se para evitar dores nas costas; entre vários outros temas.
Então o Tiago mapeará quais as dúvidas, os problemas, as dores dos clientes e gravará vídeos para resolver esses problemas, entregando-os gratuitamente para esse público.
“Tiagão”, desculpa aí se os temas que citei não forem 100% relacionados à sua área, ok? Mas o meu negócio é marketing.
Deixe aqui nos comentários qual o seu negócio e quais temas você abordaria para ajudar seu cliente e fazer marketing de conteúdo.
O Tiago irá postar um vídeo por semana no canal dele no Youtube, na fanpage de sua clínica, em seu site ou blog – inclusive o blog é extremamente importante para uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso.
Aqui está um vídeo explicando a importância de um blog:
Com o passar do tempo, o Tiago vai construindo uma comunidade em torno dele: de pessoas interessadas nesse tipo de conteúdo.
Ele só aparece em médio a longo prazo – costumo dizer que, dependendo do negócio, leva de 2 a 3 anos para atingi-lo – mas isso varia conforme o público-alvo, o negócio e o tipo de serviço ou produto oferecido.
O mais importante – não se esqueça disso:
Então, se você definiu que postará um vídeo por semana, toda semana você deve postar (por exemplo na quarta-feira) um vídeo com um conteúdo novo.
Você fará isso pelo período necessário para conquistar essa comunidade.
“Tá, João, entendi – devo postar com frequência e possuir conteúdo de qualidade, mas até agora você não falou nada: como o Tiagão vai conseguir vender mais consultas com esse tal de marketing de conteúdo? ”
Vamos lá, Zé:
Imaginemos que em 2 anos de postagens de vídeos frequentes, Tiago construiu uma comunidade com mais de 5000 pessoas em torno dele – são as pessoas que o curtem no Facebook, que se inscreveram em seu canal no Youtube, que acessam seu blog semanalmente para ver esses vídeos.
Pense assim: se uma dessas pessoas precisar de qualquer tipo de serviço de fisioterapia, de quem ela irá lembrar-se?
Do fulano de tal ou do Tiago, que a ajuda semanalmente?
“Ah, do Tiagão, claro! Entendi”.
Exato!
O Tiago agora é autoridade para essas pessoas nesse assunto, então quando elas precisarem de algum serviço, é do Tiago de quem se lembrarão.
Sacou?
Antes que eu esqueça, inscreva-se no nosso canal e ative o sininho, caso esteja no Youtube; dá um curtir em nossa página no Facebook para não perder nenhum vídeo.
Entendeu o que o marketing de conteúdo faz para conquistar novos clientes para o seu negócio?
E que também mais dura, após investir o seu tempo e o seu dinheiro nele.
Você deve levar em conta, nesse exemplo, que o Tiagão não precisou gastar nada além de tempo para produção dos vídeos e para postagem em seus canais (mídias sociais, site e blog).
Através disso, ele conseguiu atingir várias pessoas – de maneira gratuita – e gerar resultado para seu negócio.
Entendeu como o marketing de conteúdo pode ajudar o seu negócio a vender mais?
Lembrando que o marketing de conteúdo é, de longe, a melhor estratégia em médio a longo prazo – e a que mais gera retorno para as empresas.
Deseja ver um vídeo diferente aqui em nosso canal sobre algum tema relevante?
Deixe aqui nos comentários.
Colocarei aqui os links de dois vídeos que o ajudarão a bombar seu negócio na internet – assista aí e nos vemos num próximo vídeo.