A tecnologia trouxe grandes revoluções no Marketing Digital. Com as inovações propostas pelo mercado, existem ferramentas, conceitos e métricas mais eficientes para potencializar as estratégias da empresa. Por isso, o blog acaba sendo um dos principais recursos à sua disposição.
Todas as estratégias de Marketing Digital moderno giram em torno do comportamento do consumidor. Afinal, é por isso que este conceito existe.
O primeiro objetivo do blog é ajudar a empresa a ser encontrada nas buscas. Atualmente, qualquer consumidor quando tem alguma dúvida, questionamento ou demanda, procura no Google pela resposta. Logo, o blog está lá para reunir todas as respostas às possíveis perguntas dos clientes, para que eles encontrem sua marca durante a pesquisa.
Mas além de ser encontrado, o blog permite que a sua autoridade de marca cresça. Ao produzir conteúdo rico e valioso para o cliente, que realmente responda às suas perguntas, a percepção dele em relação a sua empresa passa a ser muito mais positiva. Por isso, o blog também é uma ótima ação de branding.
Outra grande vantagem do Marketing Digital, é a possibilidade de segmentar a sua audiência. Podem ser implementados conceitos como o funil de vendas e a jornada de compras que ajudam a entregar o conteúdo ideal para o seu cliente, dependendo do estágio de interação que ele tenha com a empresa.
O blog é uma forma de alimentar todas as etapas do funil, sendo ainda, uma fonte perpétua de conteúdo para novos visitantes.
Como essa grande biblioteca de informações, o blog é uma forma de facilitar o trabalho do setor de vendas. Ao ler uma parte do seu conteúdo e passar por toda a jornada de compras, o cliente já chega no setor de vendas mais “nutrido”.
Isso significa que ele tem muito menos dúvidas, pois o conteúdo se encarregou de responder grande parte delas, e está mais próximo a sua empresa, pois recebeu ajuda de um conteúdo de qualidade que melhorou a sua percepção e a relação com a marca.
Todos os objetivos anteriores culminam para o “bottom line” da empresa, ou seja, gerar mais leads, mais vendas e mais clientes.
O blog é um dos primeiros contatos que qualquer cliente tem com a sua marca, seja por uma pesquisa no Google, por algum artigo compartilhado nas redes sociais, ou por qualquer outro motivo.
Uma vez que ele conheça e aprove o seu conteúdo, irá seguir a jornada de compras dentro do seu ambiente, se transformando em um lead e, possivelmente, um cliente.
Este recurso, assim como qualquer outro, é parte integral da sua estratégia de Marketing Digital. E como tal, precisa estar alinhado com os objetivos da empresa. Este pode ser algo mais direto como gerar leads e vendas, ou apenas ser uma forma de aumentar a autoridade da marca e fortalecer o branding.
A vantagem desta opção é que o blog é um recurso extremamente versátil e fácil de medir. O Marketing Digital permite analisar a performance de cada conteúdo, de modo a entender bem quais são os que mais trazem sucesso para a sua campanha.
Por estes motivos, o blog é uma peça fundamental nas estratégias de Marketing Digital e pode ajudar muito a sua empresa a crescer e vender mais.