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      Empreendedorismo Digital

      Marketing digital: o que esse profissional especialista precisa saber sobre design?

      O marketing digital se tornou uma potente ferramenta para as empresas, e como resultado a demanda por pessoas com esse conhecimento aumentou.

      Dito isso, iremos abordar alguns aspectos sobre o marketing Digital, bem como sobre profissionais especialistas no assunto e quais os conhecimentos necessários que eles precisam ter, ao trabalharem na área.

      A era digital se faz cada vez mais presente e a maior parte das empresas utilizam as estratégias do marketing digital para promoverem uma marca nesse ambiente, fazendo uso de diferentes canais digitais.

      Esses profissionais são responsáveis por trabalharem em diversos aspectos da marca de persianas, por exemplo, auxiliando na divulgação da mesma tendo como foco atrair novos clientes.

      Para isso, eles precisam ser assertivos, dinâmicos e terem uma grande percepção do mercado. É necessário dedicação, pois não é uma tarefa simples. Somente sendo uma especialista é que os objetivos podem ser alcançados.

      Esse profissional de marketing digital precisa ter formação em Marketing, Jornalismo, Relações Públicas ou em áreas da Comunicação.

      É por meio dos conhecimentos adquiridos, que eles estabelecem técnicas visando o crescimento da empresa de moveis planejados para loja de roupas, conservando todos os elementos da identidade corporativa.  

      O que o profissional estuda para essa função dentro do marketing?

      Fora a graduação em áreas da comunicação social, o profissional de marketing digital precisa estudar as seguintes áreas:

      • Análise do público-alvo;
      • Mídias digitais;
      • Engajamento dos clientes;
      • Redação;
      • Gestão de tráfego;
      • Planejamentos estratégicos.

      É bem difícil encontrar esses profissionais no mercado, que tenham a capacidade de desenvolver as aptidões estratégicas de marketing para brindes com logo da empresa, pois normalmente se confrontam com ciências exatas e humanas.

      Trata-se de uma área bem ampla e é imprescindível que eles dominem todos os fundamentos de marketing e as especializações são as mais diversas, como em Economia, Gestão de Negócios e Programação.

      Quais são as funções desse profissional?

      São diversos os segmentos dessa área ele pode atuar nas seguintes modalidades, tais como:

      Coprodutor

      Aqui, ele se especializa em elaborar um produto digital, podendo ser parceiro de outro profissional, por um tempo determinado, se assim quiser, para que as tarefas de criação do produto caixa de papelão especial sejam otimizadas.

      Marketing de afiliados 

      O profissional de marketing de afiliados basicamente divulga produtos e serviços de anunciantes, sendo pago por meio de comissões, quando entra em uma plataforma, pede autorização para realizar o trabalho, e recebe um link para fazer a promoção.

      Social Media 

      As funções vão desde o monitoramento de páginas oficiais em redes sociais, até a elaboração dos conteúdos e por isso o profissional precisa estar sempre em conexão com as principais plataformas digitais da empresa de panos para limpeza.

      Copywriter

      Nessa modalidade ele tem como função escrever textos persuasivos, para que possam convencer o leitor a consumir ou comprar um produto ou serviço que está sendo oferecido pela empresa.

      Gestor de tráfego

      Ele precisa delinear todas as estratégias que serão aplicadas, junto com a sua equipe, e designar o time que vai desenvolver as artes, designs, os textos e os vídeos dos anúncios de produtos e serviços.

       Estrategista de marketing digital

      O profissional assim denominado tem que identificar quais serão as maneiras de atingir as metas nas diferentes plataformas e setores que envolvem a mesma marca.

      Os expertises são diferentes: estrategista de marketing e estrategista de marketing digital, porém ambos possuem conhecimentos das táticas aplicadas e visão macro do mercado onde uma empresa de plotagem de plantas atua.

      Definidas as características e funções desses profissionais, vamos estabelecer quais os conhecimentos sobre design que eles precisam ter, para uma boa atuação na área de marketing digital.

      Como falado anteriormente, esse profissional tem tudo a ver com a área da comunicação. Pois bem, é muito pertinente a informação porque um design gráfico fala sobre comunicação.

      Portanto, esse profissional precisa conhecer como é feita, ou criada, uma conexão emocional, por meio de mensagens capazes de despertar a ação desejada pelo leitor. Uma compra de tela de proteção para crianças, por exemplo. 

      Ele precisa ser capaz de articular a mensagem de forma a passar a essência de uma marca, para que ela seja alcançada através da ideia apresentada. 

      Ele precisa, também, compreender os conceitos artísticos e funcionais de um produto, projetando e idealizando um objetivo que possa ser utilitário para os leitores, com propósitos definidos.

      É também responsabilidade do profissional ter conhecimento de como montar e ilustrar peças de comunicação visual que são colocadas em propagandas, comunicados, material interno e externo e fachadas.

      Todos os tipos de expressões visuais na criação de logotipos, marcas de embalagem blister para alimentos, fontes adequadas para os textos, animações e outras precisam ser total conhecimento do profissional que atua em marketing digital.

      Muitas empresas não se preocupam com o design, por acharem que ele apenas torna os produtos ou serviços mais “bonitos”. Isso não é verdade, porque ele é um aliado responsável em criar um diálogo com o público-alvo.

      O design é extremamente importante no meio digital porque gera reconhecimento no público ao fornecer total identificação entre ele e o produto ou serviço.

      Afinal, ele torna uma publicação mais agradável à leitura, quando os aspectos técnicos são bem utilizados.

      Sabemos o quanto a identidade visual e um texto podem influenciar na decisão de compra de uma pessoa. Os olhos acabam identificando exatamente aquilo que no momento queremos adquirir por meio de boas imagens.

      Portanto, é tão grande a importância do design, que ele atrai consumidores, aumentando assim, o número de vendas, gerando mais lucro para a empresa.

      As pessoas se identificam visualmente com produtos, principalmente, no mercado digital. Por isso, é importante investir no design, tanto quanto é importante a qualidade desses produtos. O design é sempre sobre vender.

      Sua utilização impacta positivamente nos resultados de uma empresa porque criam um mundo melhor e o projeto de identidade visual de uma marca, faz com que ela se torne forte e lembrada pelas pessoas.

      Quando uma empresa trabalha com talentos em design, está fazendo um investimento nos negócios, para que eles atinjam bons resultados, com a certeza de que o retorno financeiro será positivo.

      As equipes e profissionais que trabalham com design devem saber com exatidão o que querem vender, entendendo como um produto é projetado visualmente, e se esse processo não for bem compreendido, a empresa pode estar vendendo algo errado.

      O design é mais do que um departamento dentro da empresa, é uma área que tem desempenho significativo na projeção dos produtos e as equipes precisam ser treinadas para que ele seja relevante para os clientes.

      Não há dúvidas de que a elaboração e construção de um bom design para marcas, produtos e serviços, geram resultados financeiros bastante atrativos para a empresa, pois impacta diretamente nas vendas.

      Mostramos nesse artigo, algumas dicas simples de design, que devem ser usadas nas estratégias de marketing digital, tais como:

      Mantenha o design simples

      Não é recomendável usar muito texto ou elementos visuais em todos os lugares onde produtos e serviços são expostos.

      Ir direto ao ponto faz com que o design fique mais propenso a pessoa clicar naquilo que procura.

      Use cores contrastantes em uma estratégia de marketing

      Cores contrastantes tornam a leitura mais fácil e prazerosa e é importante que o texto seja legível, quando ele é trabalhado sobre imagens e cores. É crucial tomar cuidado com as cores utilizadas, senão a mensagem transmitida será prejudicada.

      Use no máximo duas fontes

      O cuidado com a seleção das fontes é importante, por isso, não há necessidade de utilizar várias delas, ainda que algumas sejam extremamente bonitas. 

      Use apenas duas, no máximo, uma para títulos grandes e outra para os textos, como diferentes tamanhos de fonte para aumentar a ênfase, e selecione a paleta de cores estrategicamente.

      Considerações finais

      Portanto, os profissionais de marketing digital são capazes de criar sites responsivos e esse trabalho pode ser realizado em parceria com outros profissionais, como desenvolvedores, designers e precisam para isso entender sobre hospedagem do site.

      Eles escrevem muito e trabalham em todos os aspectos visuais que envolvem uma marca, produto ou serviço, como também são responsáveis pela exposição do que uma empresa oferece, nas redes sociais, sempre objetivando o impacto nas vendas.

      Os profissionais dessa área precisam conhecer diversas técnicas de comunicação, além de perceberem a movimentação exata do mercado, para que os objetivos alcançados tenham retorno e o investimento seja bem aplicado, sem perdas.

      Seguindo as dicas elencadas, o design de qualquer produto, marca ou serviço fica retido na memória do consumidor, fazendo com que ele decida optar por aquilo que realmente quer adquirir, sem procurar o concorrente.

      Portanto, o leitor desse artigo pode ver o quão impactante é a presença desses profissionais dentro de uma organização e os inúmeros impactos que são produzidos quando o objetivo é obter bons resultados.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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