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      Métricas do Google que você precisa estar atento no site da sua empresa

      O Google serve como uma porta de entrada para que os consumidores possam conhecer um pouco mais sobre os produtos e serviços que diferentes marcas disponibilizam no mercado.

      Google

      Independentemente da solução que o negócio venda, a internet sempre será uma aliada para potencializar as vendas e consolidar a marca. 

      Cada vez mais brasileiros possuem acesso à internet e isso é importante por várias razões. Ela traz mais agilidade para o dia a dia, reduz barreiras geográficas, traz inúmeras inovações, além de ser uma ferramenta para várias atividades profissionais. 

      Mas de nada adianta criar um site e esperar que ele funcione. Para que os resultados sejam satisfatórios, primeiro é necessário entender o funcionamento desta plataforma, fazer testes e providenciar os ajustes necessários.

      Uma das ferramentas usadas para esse propósito é o Google Analytics, visto que reúne uma série de métricas que precisam ser consideradas para o bom desempenho do canal institucional.

      Para entender um pouco mais sobre o assunto e garantir o sucesso do site institucional, neste artigo, entenda a importância das métricas do Google e quais são as principais que as empresas precisam analisar no site.

      Importância das métricas do Google

      Uma empresa que não analisa as métricas do Google não sabe onde está ou para onde deve ir. Elas representam uma medida de desempenho do negócio em determinadas áreas, como marketing e finanças.

      Fazer o devido acompanhamento é essencial para saber como o negócio está e o que ele precisa fazer para melhorar sua performance, e a mesma situação se aplica ao site institucional.

      Quando uma escola de maternal integral cria o site da instituição, tem-se em mente alguns objetivos, como:

      • Expandir a marca;
      • Atrair clientes;
      • Oferecer conteúdo;
      • Gerar leads.

      Mas para saber se está alcançando seu propósito, ela precisa analisar as métricas, e é por meio delas que a organização avalia o desempenho de seu site. O site é um investimento financeiro, por isso, precisa trazer retornos.

      Durante ou após colocar a plataforma no ar, a companhia precisa acompanhá-la para saber se está alcançando os objetivos traçados.

      Além disso, é por meio da análise que o negócio avalia o desempenho do site e de que maneira ele está, ou se está, evoluindo. Quando as respostas não são positivas, também fica mais fácil saber o que deve ser feito.

      A análise de métricas também é muito importante para identificar os pontos que estão funcionando e aspectos que devem ser melhorados dentro da plataforma.

      Se isso não for feito, não é possível otimizar a estratégia de acordo com os dados, por outro lado, uma boa análise traz mais segurança para as tomadas de decisões.

      Por fim, uma clínica especializada em clareamento íntimo com hidroquinona deve fazer essa análise para alinhar a equipe de vendas e marketing.

      O site institucional é uma plataforma que não serve apenas para falar sobre a empresa e esclarecer as dúvidas de clientes e potenciais clientes. Por ser o endereço oficial do negócio na web, possui muitas outras finalidades.

      Desde que as vendas digitais aumentaram, os negócios perceberam a necessidade de disponibilizar seus produtos e serviços dessa forma, portanto, o site também funciona como plataforma de vendas.

      Mas ele só consegue vender porque as estratégias de marketing em diversos outros canais, como os anúncios nas redes sociais, nos buscadores e os conteúdos no blog, estão direcionando o visitante para o site institucional.

      É possível alcançar todos esses objetivos se as métricas do Google forem devidamente avaliadas. Essa avaliação se baseia no fato de que o maior buscador do mundo procura garantir a boa experiência dos usuários.

      Esse é o ponto de partida para encaixar todas as páginas da plataforma nas exigências do buscador. Justamente por isso foram desenvolvidas as estratégias de otimização (SEO), que posicionam o site nos primeiros resultados de pesquisa.

      Se uma empresa de entrega motoboy segue esses parâmetros de otimização, ela mostra para o Google que seu site é bom o suficiente para estar bem posicionado.

      Só que não basta apenas investir nessas estratégias, é necessário avaliar as métricas para ter certeza de que elas estão funcionando e que a plataforma está no caminho certo.

      Quais métricas avaliar?

      Métricas são dados que podem ser coletados sobre os comportamentos dos visitantes dentro do site, tais como sessões, usuários, visualizações de páginas e assim por diante.

      Coletar esses dados ajuda a mensurar o que acontece na plataforma e direcionar melhor as estratégias de SEO, e dentre as principais métricas que precisam ser avaliadas estão:

      Volume de tráfego orgânico

      Existem dois tipos de tráfego que um site pode alcançar, sendo tráfego orgânico ou tráfego pago, mas o tráfego orgânico é o mais importante porque, além de ser financeiramente mais acessível, ele também confere autoridade para a plataforma.

      Por meio dele, uma empresa de frete caminhão aberto analisa o quanto seus conteúdos são relevantes e quantos visitantes conseguem atrair com a pesquisa orgânica.

      Por meio da ferramenta do Google Analytics, o usuário deve acessar o relatório “aquisição de clientes” ou usar o relatório “visão geral da aquisição” e adicionar um comparativo do canal de busca orgânica para comparar as curvas de evolução.

      Taxa de saída

      A taxa de saída acontece nas últimas páginas que os usuários visitaram antes de sair do site. Elas são responsáveis por fazer as pessoas se desinteressarem pela plataforma e procurar informações em outro lugar.

      São áreas críticas onde a maioria desiste, sendo necessário acompanhar e descobrir quais são elas. Se o negócio perceber que boa parte do tráfego abandona a plataforma depois de visitar determinada página, talvez o conteúdo não seja bom.

      Para resolver essa questão, uma escola de curso nr 1 pode verificar se a estrutura do conteúdo e o layout da página são de fácil compreensão.

      Outra possibilidade é incluir links internos e chamadas para ação que orientam os visitantes a acessarem outros conteúdos e páginas mais relevantes.

      Além disso, pode adicionar conteúdo de qualidade, como no caso de recursos visuais que envolvem melhor os usuários.

      Na ferramenta do Google, é necessário criar uma exploração para visualizar uma lista de páginas de saída, usando as opções “caminho da página” como a dimensão, e “saídas”, como métrica.

      Tempo médio de carregamento Google

      A velocidade do site é um fator crucial para o posicionamento que ela vai alcançar nos resultados de pesquisa e é necessário verificar essa informação tanto em desktops quanto em aplicativos móveis.

      O tempo médio de carregamento se refere ao tempo que a página demora para exibir o conteúdo completo, e se estiver muito lento, a experiência do usuário pode ser prejudicada.

      Uma empresa de alinhamento 3D completo deve verificar frequentemente essa métrica em todas as suas páginas, além do tempo de carregamento de páginas individuais estratégicas.

      Backlinks

      Os backlinks também são elementos muito importantes para a classificação no Google, e se houver uma estratégia descuidada, o site pode ser punido.

      O número de backlinks inclui links de fontes externas que levam os usuários até o site, enquanto os domínios de referência mostram domínios exclusivos dos quais a página tem links de entrada.

      É importante ter em mente que a qualidade desses links é muito mais importante do que a quantidade. Para uma empresa de manutenção de telhado de galpão, vale muito mais a pena ter 10 links de alta qualidade do que 100 vindos de páginas duvidosas.

      Rastreamento e indexação no Google

      Os rastreadores da internet coletam informações de diferentes páginas e as organizam no índice de pesquisa. Quando a taxa de rastreamento é rápida, os rastreadores do Google conseguem indexar o site com maior facilidade.

      Isso é importante para aumentar as chances de uma boa classificação, e por meio do Google Search Console, é possível ter instruções detalhadas sobre o funcionamento e rastreamento dos sites.

      No momento em que vai indexar a página em seus resultados, alguns erros podem acontecer, como no caso de plataformas que são rastreadas mas não indexadas.

      O Google está atento às páginas de indexação, como no caso do site de um fabricante de faca elétrica industrial. Por essa razão, as plataformas que não oferecem conteúdo de valor não são indexadas.

      Se o site tiver várias páginas e apenas algumas delas forem rastreadas, talvez seja um problema com o rastreamento, e por meio do Google Search Console, é possível ver quantas páginas foram rastreadas todos os dias.

      Considerações finais

      Existem várias outras métricas que podem ser analisadas pela empresa dentro do site, e todas elas são importantes para o desempenho da plataforma e seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

      O Google Analytics é uma excelente ferramenta para isso, totalmente gratuita e com ele vai ficar muito mais fácil otimizar o site institucional e alcançar excelentes resultados.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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