As vendas de um negócio digital são um aspecto bastante discutido atualmente, de forma que, uma das coisas mais importantes para todo e qualquer empreendedor é que a sua companhia não se torne apenas mais um nome famoso na internet, sem dar resultados.
Isso também significa que, no meio de toda essa discussão, a capacidade de transformar as visualizações, e até mesmo os cliques, ainda que de um anúncio de instalação de piso vinílico, em fechamento de compras é um ponto muito importante.
Por essa razão, saber como fazer da própria empresa muito mais do que um objeto alvo de uma simples fama momentânea, de comentários engajados e até mesmo de polêmicas desnecessárias e inúteis é um dos objetivos mais urgentes de um negócio.
De forma que, em um cenário onde a internet é usada até mesmo para resolver questões de renovação cnh cassada, o uso inteligente do engajamento precisa ser investido ao máximo, para transformar visualizações, cliques e reações em dinheiro de verdade.
Em virtude disso, serão abordadas neste texto algumas orientações extremamente eficazes para que seja possível potencializar os resultados financeiros no mercado digital, aumentando as vendas junto com os cliques.
Por fim, e para que se torne palpável a realidade de que se pode aumentar até mesmo a saída de produtos como vinil acqualiner, será pontuada também a importância de se investir em anúncios.
Para começar o raciocínio, é interessante pensar que nos primeiros dias e semanas de atuação de uma loja, é comum conseguir captar visitantes, às vezes até mesmo aos montes, batendo centenas de novos leads, e não conseguir efetivar uma única venda.
A situação fica ainda mais angustiante quando um empreendedor está conseguindo gerar tráfego, que nada mais é do que o fluxo de visita no seu site ou página, e esse tráfego que está sendo atraído é, inclusive, o mais certo, mas a coisa simplesmente não vai para frente.
Isso significa, muito provavelmente, que o problema em questão vai demandar uma investigação a respeito do que está sendo feito para que os visitantes acabem desistindo de uma possível compra.
O que muito pouca gente leva em consideração, no entanto, é o fato de que diversos critérios podem determinar a decisão de compra e, em muitas ocasiões, esses fatores são tão ínfimos como a cor do layout da página.
Em outros casos, eles podem ser tão grandes e evidentes como o modo que foi feita a escolha das palavras para contar a história da marca. Não se deve desprezar esses detalhes, pois até mesmo um plano funerário com assistência médica se vale deles.
Assim como ocorre com qualquer outro processo de diagnóstico de falhas, é essencial que as pessoas avaliem de forma objetiva todas as possíveis causas, para em seguida se possa determinar os problemas e, finalmente, resolvê-los de forma efetiva.
Posto esses critérios, é de suma importância apresentar essas sete dicas úteis para que a realidade dos anúncios que engajam mas não vendem possa mudar.
Para começar esse processo de mudança, os gestores responsáveis pelo encaminhamento dos anúncios devem, antes de tudo:
É interessante ter alguns questionamentos definidos previamente para bem implementar essas mudanças. É necessário saber com quem se dialoga, qual a sua idade, os seus costumes, o seu poder aquisitivo e os desejos de cada uma dessas pessoas.
Muita gente procura divulgar os produtos ou serviços que fornecem as maiores comissões. Mas talvez o público em questão não esteja disposto a consumir aquilo.
É extremamente importante se ater a essas perguntas antes de decidir atuar com um anunciante, ainda que seja para divulgar uma análise bromatológica do milho.
Ao errar nesta etapa, já é possível se deparar com cliques desqualificados, isto é, que não convertem mais em venda. A pessoa acessa o site pela curiosidade, mas não tem a menor vontade ou condições de comprar. E isso, certamente, nenhum empreendedor deseja.
Depois disso, e uma vez que já se tem um público e os produtos definidos, é chegada a hora de colocar a mão na massa.
É preciso se questionar a respeito de qual meio será melhor para divulgar, entre o e-mail, as redes sociais e os blogs e sites.
Cada plataforma possui a sua própria língua e recursos de divulgação. Mas, seja qual for o meio, é preciso ter como certa a necessidade de passar autoridade e dar o máximo de informações possíveis para o público.
Para isso, existem algumas estratégias infalíveis para atrair as pessoas. A primeira é fazer uso de palavras chaves, que possuam relação com aquele produto, e frases de impacto para conquistar a atenção.
A segunda, que pode ser feita de diversas formas, é o uso da persuasão. É preciso apresentar aquilo que se quer fornecer como uma solução para um problema, tratando das dores dos internautas e mostrando como aquilo pode ser útil.
Além do mais, também é preciso ser sincero na descrição do que está sendo difundido, mesmo que se trate de uma máquina para retificar.
As pessoas são visuais. Quanto mais recursos de imagens e sons for possível utilizar, melhor será o trabalho de persuasão.
Junto a isso, o Google Ads e Facebook Ads são ferramentas que fornecem condições de atrair mais gente para a ação.
Mas aqui não se trata de qualquer pessoa. O ponto chave dessas técnicas é, ser possível direcionar links e publicações para um público que já possui interesse por aquele serviço ou produto. Entretanto, no momento de utilizá-las, é preciso obedecer às regras do anunciante.
A melhor orientação a respeito da otimização das vendas é que o empreendedor precisa trabalhar com aquilo que ama, e com assuntos e temas que já se tenha afinidade.
Desta maneira, quando for colocar os outros passos em prática, não haverá nenhuma dificuldade. Se a pessoa já domina o público, sabe o que ele precisa, o que busca e em que pode ajudá-lo. Até aqui, metade do caminho já foi andado.
É normal que as pessoas que trabalham com marketing digital corram atrás de cliques. Entretanto, para faturar, o objetivo precisa ser garantir a venda, e não apenas o acesso.
Esses dois pontos precisam ser especificados para o trabalho ser feito na direção adequada. Quando uma pessoa clica em um link, não necessariamente ela irá comprar o produto ou serviço.
Não é que o clique não seja importante e não tenha o seu valor. Afinal, o acesso a ele é o caminho para a comissão.
Entretanto, se este tem sido o esforço dos gestores nas divulgações, talvez sejam eles que estejam gastando energia na ação errada, e isso pode ser observado até mesmo em uma campanha para vender saco de areia 20 kg em m3.
Nesse momento, o foco precisa ser nas vendas. Dessa forma, são nesse tipo de táticas que os gestores precisam investir com força. É preciso, antes de tudo, que haja preocupação em relação aos aspectos mais objetivos de uma campanha no digital.
As pessoas não podem esquecer que o aspecto mais importante da propaganda é a motivação feita para que os visitantes realizem uma compra.
As ações publicitárias servem para identificar as maiores necessidades do cliente e demonstrar a ele exatamente aquilo que procura. Nesse caso, ele não pode ir embora sem perceber que essa coisa é o produto da empresa em questão.
A publicidade possui a missão de agregar valor a todas as empresas e negócios. A credibilidade de uma marca consiste na sua representatividade no mercado, e quanto mais valorosos são esses critérios, mais fácil se torna conquistar os clientes e bons resultados.
É essencial para o trabalho de publicidade definir o posicionamento e imagem da companhia.
A propaganda é responsável por manter a imagem da empresa viva e o seu nome na mente dos clientes. Uma marca forte e bem definida sempre transmitirá mais valor, credibilidade e status social elevado.
Até mesmo um serviço de manutenção preventiva fiat precisa de uma peça publicitária para chegar ao conhecimento do público da companhia.
Por essas e outras razões, os gestores de tráfego precisam estar atentos à realidade do negócio em que atuam.
Percebendo a diferença entre os simples cliques e as vendas concretas em uma empresa, torna-se possível fazer sucesso em toda e qualquer campanha digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.