Calcular o ROI é muito importante para avaliar o desempenho dos investimentos feitos por uma empresa e é imprescindível para planejar os próximos gastos de forma mais assertiva. Assim, você passa a investir mais naquilo que apresentou um bom resultado ou, até mesmo, reavaliar toda a sua campanha.
Para esclarecer suas dúvidas sobre o que é e como calcular o ROI, preparamos este material com dicas sobre essa imprescindível métrica, que deve ser sempre levada em consideração para evitar gastos desnecessários e otimizar investimentos. Confira:
Calcular o ROI não é difícil e não é preciso ser um expert para descobrir se a quantia investida tem apresentado um resultado satisfatório. Para isso, pegue o valor obtido (lucro), subtraia do investimento inicial (custo) e divida o resultado dessa operação pelo valor do investimento inicial (custo).
O número obtido por meio dessa operação representa o Retorno Sobre Investimento e, como o nome já diz, indica o quanto de retorno você obteve com o dinheiro aplicado em uma campanha ou estratégia específica. Para facilitar, vamos exemplificar:
ROI = 200.000 (ganhos) – 100.000 (investimento) / 100.000 (investimento) x 100
ROI = 100.000/100.000×100
ROI = 1×100
ROI = 100%
Esse cálculo pode ser realizado por qualquer tipo de negócio, principalmente por quem deseja vender pela internet, porém, é importante ficar atento aos fatores que influenciam nesse retorno. Na área do comércio, por exemplo, depende muito da época do ano, uma grande influenciadora. O retorno é muito maior em datas comemorativas, como Páscoa, Dias das Mães, Dias dos Namorados e Natal.
É a métrica mais importante para saber se uma campanha obteve ou não o resultado esperado. Assim, você descobre se deve manter as estratégias ou se precisa mudá-las para obter resultados melhores.
Além disso, por meio do ROI, é possível definir quais são as mídias que lhe darão melhor retorno e que devem permanecer no seu planejamento de marketing para futuras campanhas. Com isso, você define quais podem ser otimizadas ou retiradas do planejamento, tornando a sua estratégia mais assertiva.
O ROI também pode ser utilizado para avaliar os investimentos com marketing, recebendo o nome de Return On Marketing Investment (ROMI). Ele é uma variação do Retorno Sobre Investimento, porém, é utilizado especificamente para avaliar o retorno sobre investimento na área de marketing.
Para que o ROMI seja vantajoso, é preciso investir em produção de conteúdo relevante e de qualidade, em conjunto com campanhas de links patrocinados, com a finalidade de atrair mais tráfego e engajar o público-alvo. Por meio dessa prática, não é necessário gastar muito para que o resultado de sua ação seja um sucesso.
Agora que você sabe o que é ROI, saiba onde você pode investir e ter retorno rápido após o processo de criação de sites. Boa leitura e bons negócios!