Com um número tão grande, dá para imaginar que nem todas essas páginas são iguais, certo? Nesse meio todo existem blogs, páginas de portais de notícias e até as importantíssimas landing pages. Mas afinal, o que é Landing Page?
Ainda não sabe o que é Landing Page? Então pode ser que os seus resultados estejam bem inferiores ao esperado na sua estratégia de marketing online. Mas não se preocupe: hoje, explicaremos para você o que são essas páginas e por que elas são tão importantes para o seu negócio. Confira!
Se fôssemos traduzir ao pé da letra, landing pages seriam “páginas de aterrissagem”. No meio digital, isso pode ser entendido como aquela página na qual o usuário chega (ou “aterrissa”) após realizar determinada ação.
Vamos exemplificar para ficar mais fácil: se você clica em um banner com o anúncio de uma TV de 42’’, provavelmente é porque você ficou interessado naquele aparelho ou no preço, certo? Então ao invés de enviá-lo para a página da loja virtual – na qual existem muitos “ladrões de atenção”, como outros produtos e opções do menu –, a ideia da landing page é chegar em uma página especial, apenas contendo os detalhes daquele produto, além de um botão de compra.
Em outras palavras, a landing page nada mais é do que uma página focada exclusivamente na conversão e, por isso mesmo, possui um desenho bastante específico.
Bem, um dos maiores detalhes que não pode faltar em uma landing page nós acabamos por comentar no último tópico: ela não deve ter nenhum “ladrão de atenção”.
Mas o que exatamente seria isso?
Um menu com várias opções, produtos relacionados no rodapé, links para redes sociais – tudo aquilo que tire o foco do usuário da compra – não precisam ficar aqui.
Além disso, uma boa landing page não pode deixar de possuir um excelente título que entregue logo de cara o que é o produto ou o serviço e seus benefícios. Além disso, deve possuir comentários de outros clientes que já compraram e aprovaram o produto.
Por fim, uma boa landing page também conta com um chamativo botão de ação que leva o visitante a querer comprar rapidamente o que é ofertado ali. Tudo isso em prol de converter o maior número de acessos possíveis em vendas.
No entanto, é preciso ter atenção: a melhor maneira de encontrar a cor certa para esse tipo de botão, assim como os melhores textos e imagens para serem usados aqui, é fazendo testes nessa página.
Nós já falamos aqui do blog sobre os 4 mandamentos da loja virtual de sucesso. Nesse texto, comentamos sobre a necessidade de se criar um layout agradável e intuitivo para sua loja virtual. Mas como entender de fato o que pode ser agradável para a maioria de seus usuários?
Uma boa maneira é através dos testes A/B, bastante aplicados também na criação das landing pages.
Através deles, é possível criar algumas variações da mesma página, colocá-las no ar e acompanhar o comportamento de quem chega na página A ou B para ver em qual delas podemos encontrar os melhores resultados.
Interessante, não é mesmo?
Pois então agora que você já sabe o que é Landing Page e como esse tipo de página pode ser aplicada em sua estratégia de marketing digital, que tal começar a planejar as suas agora mesmo?
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