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      O que fazer para ter mais sucesso nas campanhas de Natal?

      O Natal é uma data festiva de periodicidade regular e de caráter religioso na qual se comemora o nascimento de Jesus de Nazaré, que é a figura central e a deidade máxima do cristianismo.

      Assim como vários períodos do ano em que se comemoram ou se celebram outros marcos importantes à humanidade ou a um grupo social específico, essa data é conhecida pelo seu grande potencial de promover a mobilização de pessoas aos centros comerciais.

      Pode-se dizer que, a partir disso, o hábito de ir às compras perfaz uma espécie dos atos característicos de comemoração de Natal, identicamente à ceia e às reuniões familiares, que são “rituais” indispensáveis à celebração dessa data.

      Decerto, não é um hábito “tradicional”, uma vez que não se integra às práticas dogmáticas dos cristãos. Porém, por outro lado, é um tipo de comportamento social, visto que mesmo os que não aderem ao cristianismo realizam-no.

      Contemplando e, às vezes, vislumbrando esse hábito, por sua vez os empreendedores enxergam, também, um cenário suscetível à obtenção de êxito de mercado, à conquista de novos clientes e à fidelização dos clientes que já consomem de seus produtos e serviços.

      Se há um incremento considerável ao número de compradores que querem realizar novas aquisições de produtos ou serviços, é natural, portanto, que, por exemplo, um negócio de consertos de placa mãe busque alcançar consumidores.

      Entretanto, o anseio de ele postular no topo do mercado neste período faz que, de modo geral, ele e todos os empreendimentos tenham de recorrer a estratégias assertivas de marketing, que são, de fato, os verdadeiros propulsores de um negócio ao sucesso.

      E, em se tratando de táticas assertivas de mercado, certamente se pode dizer que o marketing de conteúdo é a que mais tem potencial de fazer um negócio incorrer em um panorama de expectativas profícuas e de resultados positivos no mercado.

      Esse método consiste na criação, disseminação e promoção de conteúdo que enfoca um nicho específico do mercado, o qual, por seu turno, é segmentado em alvos específicos, que pertencem a cada um dos três estágios do funil de vendas.

      Pode-se ver que, hoje, todas as empresas que têm sucesso, independentemente do setor em que atuam, seja uma de curso online primeira habilitação, seja uma de produtos alimentícios, fazem apelo a essa estratégia, que é a que mais se destaca no marketing.

      Nesse sentido, nada parece mais propício ao sucesso do que apostar, em períodos sazonais do mercado, vide datas comemorativas como o Natal, em marketing de conteúdo.

      No entanto, se todos fazem-no e, pode-se dizer, esforçam-se para fazê-lo bem, é aconselhável seguir outros rumos que sejam frutíferos a uma campanha de promoção e que não precisamente dependam do marketing de conteúdo.

      Neste artigo, com vistas a isso tudo, será possível ver que uma boa realização de uma campanha para alcançar bons resultados, neste momento do ano, nesta data comemorativa, não depende somente do marketing.

      Por que o Natal é importante para o comércio?

      De acordo com a NielsenIQ Bit, instituição que realizou uma pesquisa acerca do faturamento dos e-commerce no Natal de 2021, o comércio eletrônico-virtual faturou, em 2021, no período natalino, mais de R$ 4,5 bilhões de reais.

      Essa profusão e grande movimentação de dinheiro deve-se em razão, justamente, ao Natal, cujos impactos positivos no mercado são fortes e, apesar de parecerem exagerados, são muito reais.

      Não obstante que não tivessem dados sobre a real situação dos e-commerce nesse momento do ano, seria possível ainda, ao menos, vislumbrar que as pessoas têm uma grande inclinação às compras durante o fim de ano.

      Na verdade, de modo geral, pode-se dizer que todos os períodos do ano nos quais se comemora algo promovem, regularmente, uma disposição às compras e ao consumo.

      Entre tantas as razões subjacentes a isso, que, certamente, existem, há a que diz respeito à vontade de presentear, ato intimamente ligado ao espírito natalino, às celebrações dessa data e às suas comemorações.

      Ainda que as demais causas disso sejam obscuras, o fato é que o efeito delas é o que realmente se mostra pertinente a, a título de exemplo, um negociador gaveteiro de aço para ferramentas que deseja ter mais sucesso nas suas campanhas.

      Como ter mais sucesso em campanhas de Natal?

      Primeiro, é preciso que se saliente o fato de que as campanhas de publicidade e de marketing, neste período do ano, que é o Natal, não são validadas integralmente por elas mesmas.

      Isso quer dizer que as condições que são periféricas ou paralelas à publicidade e ao marketing também são importantes para o sucesso. 

      Logo, não se pode negligenciar, nesse sentido, por exemplo, os atos de logística que uma empresa de jive pabx faz, uma vez que eles também impactam, ainda que isso ocorra indiretamente, o êxito de campanha desta.

      Quando se compreende esse aspecto fulcral ao sucesso, a companhia, nesse caso, é capaz de aceder às práticas que lhe permitirão ter uma campanha mais bem-feita, que são, a saber, estas:

      • Ter o estoque preparado antecipadamente;
      • Aderir ao clima natalino;
      • Adequar o e-mail marketing à personalização de Natal;
      • Oferecer descontos e frete grátis;
      • Usar o/do marketing de conteúdo personalizado.

      Para conhecê-las melhor, é conveniente que se abordem elas de modo mais pormenorizado e específico.

      Preparar o estoque antecipadamente

      De nada vale a uma empresa de impressão de etiquetas enfeitar as suas instalações com ornamentos natalinos e itens decorativos típicos da data se ela não mensurar as diferenças do seu estoque no resto do ano e no final do ano.

      Neste último, é essencial que o negócio em questão tenha, de modo antecipado e adiantado, suas reservas de itens bem preenchidas, a fim de que não aconteça o pior, que é não poder entregar o produto ao consumidor.

      É claro que essa perspetiva também equivale à oferta de serviços, uma vez que, por exemplo, uma empresa de serviços administrativos terceirizados pode não ter um funcionário disponível para a realização de algum serviço que lhe demande.

      Aderir ao clima natalino

      Às vezes, essa medida é negligenciada, mas, para que se diga a verdade, ela não pode ser esquecida e, também, protelada.

      Quer dizer, as lojas que mais se adequam ao Natal fazem, cedo, em suas instalações presenciais ou on-line a inserção de itens que lembrem ao cliente a data na qual ambos, cliente e negócio, estão.

      E-mail marketing personalizado para o Natal

      Essa sugestão não serve somente ao e-mail marketing, mas também a toda sorte ou a todo tipo de conteúdo que é suportado por uma estratégia de marketing de conteúdo ou de tráfego pago.

      Ignorar a existência de uma data tão relevante às vendas é pedir para não vender, e, nesse sentido, um comerciante de gesso Valinhos que usa produção de conteúdo como estratégia não pode deixar de adaptar os e-mails marketing à data que corre.

      Oferecer descontos e frete grátis

      Antes de pôr, efetivamente, essa dica em prática, é necessário que se avaliem as métricas de desempenho do negócio, a fim de que ela não cause danos às finanças deste.

      Se for possível, é extremamente conveniente se utilizar dessa sugestão, pois é uma forma de se ter um ponto diferencial em relação ao mercado, que, no Natal, certamente, está repleto de empreendimentos ansiosos por destaque.

      Usar do marketing de conteúdo personalizado

      À maneira que se fazem os e-mails de marketing, deve-se fazer o marketing de conteúdo personalizado, elemento responsável pelo destaque de muitas empresas nesse período; sejam virtuais, sejam hospedadas integralmente on-line.

      Portanto, se um negócio de disco de corte 7 pol quer se destacar no período natalino, ele certamente terá de investir em uma estratégia de marketing de conteúdo que se integre perfeitamente às exigências de postura comercial que faz essa data.

      Logo, faz sentido, por exemplo, apostar em landing pages, newsletters, vídeos e postagens de blog que, por sua vez, rememoram ao cliente o espírito natalino que os rondam.

      Considerações finais

      As datas festivas são precedidas, de modo ansioso, por todos que não somente a comemoram, mas por todos aqueles que, nela, intencionam vender, alcançar mais clientes e ter mais lucros; todos estes que são, na verdade, empreendedores.

      Para eles o essencial é, nesse sentido, realizar práticas que condigam com o cenário e com o período em que estão. 

      Sendo assim, investir em marketing de conteúdo personalizado, preparar o estoque e oferecer descontos são práticas indispensáveis ao sucesso de campanhas de mercado que visam o Natal.

      Nenhum negócio de nenhum nicho pode se fazer indiferente ante a esse período que suscita e provoca o ímpeto de consumo mais forte nos consumidores.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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