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      O que uma estratégia de branding pode agregar para sua marca?

      No mundo atual, onde se destacar é uma tarefa um pouco árdua, se faz necessário pensar em estratégias como branding, para elevar o sucesso da empresa.

      Esse artigo tem como proposta mostrar o que as estratégias de branding por meio da sua aplicação, podem agregar a uma marca de bloco com caneta, por exemplo, e como a empresa que trabalha com ele tenha maior lucro.

      Durante a exposição desse conteúdo utilizaremos diversos exemplos para tornar claro o entendimento, e para iniciar, conceituaremos do que se tratam essas estratégias, como elas são construídas e o impacto positivo que podem causar nas empresas.

      O que é branding?

      Trata-se de um conjunto de ações que se alinham para o posicionamento, propósito e valores atribuídos a uma marca de sacolas de papel personalizado, cujo objetivo é despertar sensações e criar conexões conscientes ou inconscientes nos clientes.  

      As sensações e conexões criadas são de importância crucial para que o consumidor decida pela compra de um produto ou serviço, quando ele lembra não só do nome, cores e letras que o representam, mas também traz à tona lembranças importantes.

      Tudo aquilo que envolve uma marca, como o logotipo, a fonte utilizada no texto, o tom de voz aplicado e as pessoas que a representam, ajuda na construção dessa marca de adesivo que fica retida na mente do cliente e o atrai para a compra.

      Um produto não é apenas um produto por si só, mas a marca de quem ele é, e o seu significado é criado por meio de símbolos, para que possa se conectar com o consumidor por meio do seu propósito, mudando a percepção de preço.

      A maioria das pessoas prefere comprar um produto ou serviço de marca que esteja ligado a elas a partir do mesmo propósito, mesmo que tenham que pagar mais caro por ela. 

      Isso porque esses propósitos marcam suas histórias de vida e as causas que acreditam. 

      É fundamental promover boas experiências de marca, pois elas são a chave mestra para que ela seja recomendada para outras pessoas, adquirindo com isso novos clientes, e consequentemente, mais vendas e lucros para a empresa de segurança patrimonial.

      Antes do surgimento da internet, as marcas se expressavam e se relacionavam com os clientes através da publicidade em rádio, jornal ou TV. 

      Porém, com o marketing digital, o cenário mudou completamente, abrindo possibilidades para o branding.

      Atualmente, qualquer marca pode escolher canais personalizados, com redução dos custos, com o objetivo de se aproximar do público, oferecendo várias formas de compra açaí para revenda.

      Nem mesmo os profissionais de marketing possuem uma visão clara do que seja branding, pois é um conceito bem amplo.

      Porém, ele está relacionado a forma como novos consumidores são atraídos para uma determinada marca e os elementos que fazem com que ela seja lembrada baseia-se em quatro elementos:

      • Visão da empresa;
      • Missão da empresa;
      • História da empresa;
      • História dos gestores da empresa.

      O branding pode ser trabalhado na internet por meio da criação da identidade visual da clínica de harmonização facial, por meio do logo, dos estilos de fotos, as cores e fontes utilizadas, mantendo-a na mente do consumidor.

      Quanto mais rápida for a identificação maior será a associação na mente do cliente que procura por diversas opções de marcas e cada uma delas precisa ter seu manual estabelecendo a forma como ela deve ser utilizada.

      Outra forma de se trabalhar o branding é criar estratégias que transmitem não só os valores visuais, mas a identificação do cliente com o estilo da marca, obtendo dessa forma uma conexão mais forte e profunda.

      Como é a linguagem da marca de uma empresa de lavagem de fachada? É séria ou descontraída? É uma empresa especialista no serviço?

      Portanto, é importante pesquisar os termos mais usados pelos clientes, adotando os que mais tem sentido para essa marca, por exemplo.

      Quais canais serão utilizados para isso? Pode ser por meio de e-mail, redes sociais ou WhatsApp, desde que a empresa esteja presente no lugar que esse público está e não precisa ser em todos os canais. Essa conduta leva ao crescimento dos negócios.

      O impacto do branding nas empresas

      Uma empresa que aluga espaço de eventos corporativos, por exemplo, deve investir em branding, pois é o principal caminho para que se destaque junto ao consumidor, criando uma relação afetiva e duradoura.

      Essas estratégias de branding utilizadas, quando a construção da marca é poderosa, causam impactos positivos para a empresa, tais como:

      • Facilita a tomada de decisão do cliente;
      • Criam laços fortes com o consumidor;
      • A empresa se diferencia dos concorrentes;
      • Geram mais valor para a empresa;
      • Proporciona uma melhor experiência para o cliente;
      • Aumenta a coesão da equipe interna;
      • Orienta as estratégias de marketing;
      • Atrai mais clientes, vendas e faturamento.

      Um dos papéis do branding é facilitar a tomada de decisões do consumidor na compra de um produto ou serviço, criando estruturas mentais.

      Esse processo tem a intenção de gerar mais valor para a empresa, para que ela seja lembrada, fazendo com que uma marca conquiste um espaço importante na memória do cliente.

      Os laços criados com o consumidor precisam transmitir confiança, que é um fatores principais na decisão de compra. 

      Por isso, despertar a identificação que liga o cliente com a marca, melhorando a percepção de valor é fundamental.

      Uma marca bem construída e com reputação no mercado torna-se um diferencial diante dos concorrentes. A empresa não é mais uma empresa, é uma parceira dos consumidores, mais do que uma mera relação comercial.

      Portanto, é por meio das emoções dos consumidores diante de uma marca que ela passa a ser única, criando relações com outras pessoas e cabe a empresa criar ações para que o seu público perceba qual é o seu diferencial.

      Perceba, então, o que é mais importante para o seu público e que os outros concorrentes não estão atendendo. Dessa maneira, quando o consumidor sentir necessidade de comprar algo, vai lembrar da sua marca e optar por ela.

      Toda marca deve ser um atrativo para a empresa, para que possa ser colocada em primeiro lugar no ranking de pesquisas. Esse lugar não é orientado pelo quanto a empresa vale, mas sim pelo quanto a marca vale no mercado.

      Em geral, as marcas mais conhecidas tendem a cobrar mais pelos seus produtos e serviços, por serem confiáveis aos olhos do público. 

      Visto que marcas fortes têm mais valor e é interessante pensar nessa força no momento da precificação do que é oferecido. Elas satisfazem os clientes ajudando-os no momento da decisão de compra.

      Por isso, toda vez que um cliente decide realizar uma, tenha certeza de que existe um prazer nesse momento, pelo fato da marca representar tudo aquilo no qual o cliente acredita.

      É essa experiência agradável, onde é transmitida total credibilidade ao consumidor, que fortalece e aumenta o número de vendas, justamente porque as marcas carregam valores e propósitos que se identificam com os clientes.

      Como construir as estratégias de branding?

      Vamos pensar em micro e pequenas empresas, e se o caminho para isso foi meio confuso, não há razões para se preocupar. 

      Basta seguir os seguintes passos e começar a utilizar essas estratégias em seus negócios.

      Construa a marca

      É o primeiro passo obrigatório, ele reúne tudo aquilo que é necessário para a marca se lançar no mercado e se comunicar com o público.

      Invista no Branding interno

      Por meio dele são criados laços fortes entre os valores da empresa e da equipe, para que possam ser transmitidos ao público como é o desempenho do seu grupo, bem como a sua imagem.

      Quando se deixa claro a missão, a visão, os valores e o posicionamento da marca no mercado, a empresa vai atrair pessoas que se identificam com ela.

      Esteja presente nas redes sociais

      Não é necessário que todas elas sejam utilizadas, mas apenas as que forem adequadas ao que a empresa precisa para divulgar a sua marca. 

      As redes sociais aumentam a visibilidade, chegando a pessoas que não conhecem a sua marca.

      Portanto, defina e comunique ao público os valores da sua marca, e terceirize o marketing digital, se necessário.

      Se a empresa não tiver recursos financeiros suficientes no setor interno de marketing, existem alternativas no mercado que podem ajudar a marca a atingir seu potencial com um custo-benefício mais acessível.

      Considerações finais

      Sendo assim, as estratégias de branding, quando bem estruturadas e aplicadas, agregam valores às marcas, fazendo com que a porcentagem de lucros aumente, justamente pelo fato de atrair clientes que se identificam com uma marca específica.

      Caso o leitor seja um empreendedor, o artigo mostra que nessa era de revolução digital, onde não há mais necessidade de processos antigos, apostar no branding é uma das formas mais adequadas de lucratividade para uma empresa.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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