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      Palavras-chaves: Como identificar a melhor para o seu negócio?

      Se você está apenas começando a aprender sobre blogs ou marketing digital em geral, com certeza já ouviu falar em SEO e palavras-chaves ou keywords.

      Esses termos são muito comuns no meio online quando se trata de anúncios, produção de conteúdo e estruturas de sites.

      Independente se você está começando agora ou já está trabalhando no digital a algum tempo, saber utilizar o SEO  ao seu favor é crucial para ter sucesso online.

      Portanto, é preciso primeiro entender primeiro os pontos principais e aprender a realizar pesquisa de palavras-chave que se trata de uma importante habilidade de SEO que todos os profissionais de marketing devem saber.

      Ao identificar as palavras-chave e frases mais populares que as pessoas pesquisam por meio de mecanismos de pesquisa como o Google, você pode descobrir o que as pessoas estão pesquisando, e em seguida, concentrar seu conteúdo nesses tópicos.

      No entanto, entender a importância da pesquisa de palavras-chave é apenas uma pequena parte do desafio. Além disso, você precisa fazer sua pesquisa de palavras-chave da maneira certa.

      Ao saber por onde começar, não importa o seu tipo de negócio, seja ele uma empresa que fabrica etiquetas para produtos de limpeza ou uma empresa de tecnologia.

       

      O que é uma palavra-chave?

      Palavras-chave são termos usados ​​no marketing digital para se referir à palavra ou grupo de palavras que as pessoas usam os mecanismos de pesquisa para encontrar informações. 

      As palavras-chave são cruciais em SEO porque ajudam você a restringir o escopo do seu conteúdo para atender aos requisitos do usuário.

      Se você estiver usando as palavras-chave erradas, não obterá o tráfego que deseja ou precisa porque seu conteúdo não corresponde ao que seus clientes em potencial estão procurando.

      Já se usar os termos que as pessoas estão procurando, seu negócio irá prosperar. Se você pensar dessa maneira, seus termos de pesquisa devem refletir o que seu público-alvo está procurando. 

      Por exemplo, digamos que sua empresa forneça tela para sacada de apartamento, você pode produzir um conteúdo informativo com termos relacionados a esse serviço como “preço de tela para sacada” ou “porque instalar tela para sacada em apartamento”.

      Dessa forma, você direciona seu conteúdo para o público correto, mas tudo depende de como está sendo estruturado esse conteúdo e a escolha de palavras trabalhadas nele.

      Se as palavras estiverem erradas, terá o público errado ou talvez nenhum. Portanto, é crucial escolher corretamente.

       

      Por que a pesquisa de palavras-chave importa?

      A pesquisa de palavras é crucial porque fornece informações importantes que ajudarão você a aumentar a visibilidade online da sua empresa.

      A pesquisa de keywords informará quais termos as pessoas estão pesquisando, bem como a concorrência por esses termos e orientará sua estratégia de marketing de conteúdo para melhorar a visibilidade nas pesquisas orgânicas, bem como nas classificações e no tráfego.

      Por exemplo, digamos que uma escola infantil queira expandir a captação de alunos online, através do SEO, ela pode produzir conteúdos focados em quem pesquisa pelos termos escola para criança de 2 anos.

      Ao estruturar seu site e conteúdo em torno desses termos de pesquisa, é possível atingir um número maior de pessoas que realmente estejam interessadas neste serviço, já que estão procurando ativamente nos motores de busca.

       

      Como fazer pesquisa de palavras-chave?

      A pesquisa de palavras-chave informa quais tópicos as pessoas se importam, e se você usar as ferramentas de SEO certas, quão populares esses tópicos realmente são com seu público.

      Pesquisando palavras-chave que obtêm um grande número de pesquisas por mês, você pode identificar e classificar seu conteúdo em tópicos nos quais deseja criar conteúdo.

      É possível definir qual palavras focar baseado em uma análise dos seguintes pontos:

      • Popularidade;
      • Volume de pesquisa; 
      • Intenção geral;
      • Dificuldade de ranqueamento.

      Em seguida, você pode usar esses tópicos para determinar quais palavras-chave você está procurando e definir suas metas de produção de conteúdo.

      Um dos indicadores importantes na análise da relevância do conteúdo para uma consulta de destino é a taxa de rejeição. O Google considera que a página não satisfaz os internautas se a taxa de rejeição for alta.

      Mas, cuidado, acontece que para determinadas consultas, os internautas procuram coisas diferentes.

      Por exemplo, um usuário que esteja procurando uma película transparente automotiva, pode estar interessado em saber sobre preços, enquanto, outros querem saber se há prejuízos em utilizar em seu automóvel.

      Portanto, é preciso estruturar bem suas páginas e conteúdo para extrair o máximo do SEO e evitar atrair o tráfego errado para seu negócio.

       

      Que tipos de palavras-chave existem?

      Quando se trata dos tipos de keywords, existem três tipos de termos que podem ser descritos pelo seu comprimento, como as palavras de cauda curta, de cauda média, e de cauda longa.

      O tipo de palavras-chave que você deseja escolher para comercializar seu negócio depende muito do tipo de tráfego que você deseja obter para seu site.

      Quanto mais longas forem as palavras-chave, menor será o volume de pesquisa. Mas, outras métricas, como taxa de conversão, favorecem o uso de palavras-chave de cauda longa.

      Normalmente, os termos mais longos de pesquisa como mochila de tecido personalizada tendem a trazer um tráfego mais qualificado para o seu site, conteúdo ou página.

       

      Cauda curta

      Essas têm o maior número de pesquisas, mas também a maior concorrência. No entanto, sua taxa de conversão está entre as mais baixas porque não são tão bem segmentadas.

      As de cauda curta variam entre uma e duas palavras, por exemplo, crachá empresarial e são difíceis de encontrar nos motores de busca e podem custar muito tempo e dinheiro para chegar ao topo da página no Google.

      Portanto, é melhor evitar esses termos em sua pesquisa, a menos que você esteja fazendo otimização de mecanismo de pesquisa para uma empresa grande e conhecida.

       

      Cauda média

      As palavras-chave de cauda média têm entre três e quatro palavras, exemplo, etiqueta de papel com furo e tem volumes de pesquisa moderados e níveis médios de concorrência. 

      É comum encontrar frases com três ou quatro palavras que sejam fáceis de encontrar nas melhores posições do Google para qualquer negócio.

       

      Cauda longa

      As caudas longas são palavras-chave que contêm cinco palavras ou mais e têm o menor número de pesquisas, mas também a menor concorrência.

      Keywords de cauda longa são uma opção ideal ao fazer a otimização de mecanismos de pesquisa para um novo site ou se você estiver procurando por vendas mais específicas.

      Além disso, escolher termos de cauda longa é um excelente método para aumentar a velocidade do SEO e aumentar o tráfego. 

      Portanto, é recomendável que você se concentre nas de cauda longa para obter lucros rápidos e fáceis para o seu site.

       

      Como escolher as palavras?

      O primeiro passo para escolher os termos certos a serem usados é pensar na motivação por trás de seus usuários. Para conseguir isso, você deve considerar como os compradores interagem com seu negócio.

      Passe algum tempo fazendo um brainstorming de ideias que correspondam a qual fase da jornada do comprador você deseja concentrar suas informações.

      Anote as keywords curtas, médias e longas. Em seguida, você realiza uma pesquisa para descobrir quais são as opções mais eficazes para atingir seu objetivo final.

       

      Faça uma pesquisa

      A pesquisa envolve o brainstorming e o uso de ferramentas específicas de pesquisa de termos e outros tipos de coisas relacionadas a SEO.

      É importante otimizar seu conteúdo e backlinks para as palavras mais relevantes. É aconselhável pesquisar termos semelhantes com baixa concorrência, mas com um volume de pesquisa significativo, por exemplo, pintura de fachada comercial.

      Isso simplifica o processo de obtenção de uma melhor classificação nos mecanismos de pesquisa, o que geralmente leva a mais tráfego do site.

       

      Analise a concorrência

      Ao realizar uma pesquisa, você precisa estar ciente da concorrência nas keywords segmentadas. 

      Se a concorrência for excessiva para uma determinada palavra você estará perdendo seu tempo escrevendo e classificando seu novo conteúdo para ela.

      Por exemplo, o KW Finder tem uma coluna KD (Keyword Difficulty) ao lado de cada palavra que varia de 100 a 100. Dessa forma, você pode determinar imediatamente quais são mais fáceis de focar.

       

      Escolha os melhores keywords

      Ao criar uma lista de termos, você descobrirá que existem dúvidas, comparações, pesquisa de preços, entre outras intenções. Cada um tem sua importância dentro do funil de vendas e irá ajudar na hora de produzir conteúdo relevante.

      Trabalhar perguntas são melhores para o conteúdo de topo de funil. Enquanto aqueles que focam em comparações atendem mais ao meio do funil e por fim, aqueles que pedem preços se saem bem no conteúdo do fundo do funil.

       

      Considerações finais

      Portanto, com essas informações é possível traçar uma boa estratégia de SEO para alavancar seu negócio na internet, possibilitando que atraia mais clientes e conquiste mais vendas por meio disso.

      Lembre-se também que devido a atualizações constantes dos motores de busca, é sempre bom revisar as estratégias, termos e outros quesitos que são relevantes mas podem acabar sofrendo variações.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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