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      Planejamento de Marketing de Conteúdo e Primeiros Passos

      Planejamento de marketing de conteúdo, persona, jornada de compras, blog, ferramentas, disciplina, métricas. O que é tudo isso? Interessou-se em saber mais?

      Fique ligado até o final desse vídeo e descubra tudo o que precisa para se organizar e iniciar corretamente o planejamento de marketing de conteúdo da sua empresa.

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      Como começar o planejamento de marketing de conteúdo na internet de forma correta?

      1º passo

      Saber o que é o marketing de conteúdo.

      Não me estenderei, pois já temos um vídeo no canal explicando o que é.

      Meu sócio, João Andrade, fala sobre essa questão, de maneira muito bem explicada: https://goo.gl/okh7bY

      2º passo

      Criar e definir a persona para sua empresa.

      Saiu na semana passada um vídeo sobre o que é a persona, para que serve e como aplicar em sua empresa: https://youtu.be/JZ3SXw3yYYg

      Assista aos vídeos mencionados para saber o que é o marketing de conteúdo e o que é e para que serve a persona, para já obter mais resultados.

      Após saber isso, o próximo passo é:

      3º passo

      Definir uma jornada de compras de acordo com sua persona.

      Algumas jornadas de compras serão um pouco maiores, mais específicas e outras um pouco mais simples.

      Resumindo: a jornada de compras consiste em 4 passos (imagine o formato de um funil):

      1) Aprendizado e descoberta

      Aqui o cliente chegará por meio de um conteúdo mais amplo, que não fala de um problema específico ou de uma solução.

      É um conteúdo que chamamos de conteúdo de topo de funil: atrairá a pessoa até sua empresa.

      Um exemplo de conteúdo de aprendizado e descoberta que temos é qual a diferença entre blog e site.

      Aqui não estou vendendo nada, não estou sanando nenhuma dor, mas já estou no radar de alguém que está pesquisando sobre site ou blog e já ouviu falar sobre marketing de conteúdo, alguém que está ligado.

      Esse tipo de postagem “diferença entre uma coisa ou outra” é um exemplo de conteúdo de topo de funil, de aprendizado e descoberta.

      Você conseguiu atrair o público para seu site, para assinar sua newsletter, para entrar na sua jornada de compras, na sua automação de marketing.

      E o que acontece?

      Agora é necessário direcioná-lo para o próximo passo do funil da jornada de compras:

      2) Reconhecimento do problema

      O que é isso, Eduardo?

      É quando colocará possíveis dores dos seus clientes para ver se mordem essa isca. Você verá se consegue fisgá-los para a etapa de baixo do funil.

      Dei um exemplo no caso acima: “diferença entre blog e site”. Um exemplo da próxima etapa pode ser do planejamento de marketing de conteúdo ou como prospectar clientes na internet.

      Quando ele está pesquisando “como prospectar clientes na internet”, a dor do meu cliente é precisar vender mais, aumentar suas vendas ou está tendo algum problema financeiro ou simplesmente deseja expandir as vendas.

      O fato de pesquisar sobre prospectar clientes já mostra a possibilidade de ter um problema.

      Isso é um conteúdo de reconhecimento do problema.

      Deve jogar a isca e fisgá-lo para a próxima etapa do funil:

      3) Solução

      Qual solução posso oferecer a um cliente que deseja vender mais, que precisa melhorar as vendas por meio da internet ou está querendo ingressar na internet?

      É aqui que devo fornecer informações diretas sobre o meu produto.

      No caso, na Kryzalis, fazemos sites. Você irá verificar, dentro do seu negócio, quais seus principais produtos e oferecer, de acordo com a jornada de compras que está seguindo.

      Então, se está seguindo uma jornada de compras relacionada a um produto ou problema A, ele deve ser direcionado a esse produto A.

      Podem existir várias jornadas de compras de acordo com várias personas, com os vários tipos de soluções que possui.

      4) Decisão de compra

      É quando a pessoa decidirá o que falta para comprar agora.

      O cliente já começou a acompanhá-lo, sanou dúvidas e obteve informações.

      Depois reconheceu que tinha um problema e você ofereceu a solução para esse problema.

      O que falta para fechar?

      Nessa etapa é quando trabalhará conteúdos diretos relacionados a promoções, descontos, campanhas, depoimentos de clientes, gatilhos mentais – coisas que o forçam a comprar ou fazer um orçamento ou consultoria gratuita.

      Aqui se deve incentivá-lo a clicar em um botão para tomar uma ação, por meio do seu e-mail ou vídeo para ele entrar em contato direto e solicitar a amostra grátis, o orçamento sem compromisso ou comprar com algum desconto.

      Portanto, essa é a última etapa da jornada de compras.

      4º passo

      Recapitulando: é necessário saber o que é o marketing de conteúdo (1º passo), elaborar a persona (2º passo) e definir a jornada de compras (3º passo).

      No 4º e último passo é necessário ter a ferramenta: o blog, que é a principal para trabalhar o planejamento do marketing de conteúdo.

      Através dele, é possível adicionar conteúdos, dividir por categorias e organizar a jornada de compras.

      Juntamente com o blog, é importante a disciplina de realizar essas postagens e publicações.

      Se definiu que é uma vez na semana ou no mês, deve cumprir o definido.

      Se tiver a ferramenta e a disciplina para alimentá-la, seja ela o blog ou seu canal no YouTube, é possível iniciar perfeitamente a questão do planejamento de marketing de conteúdo para sua empresa.

      E aí, muita coisa, não é mesmo?

      Lembrando que isso é só o começo.

      Se ficou com alguma dúvida, possui alguma dificuldade ou quer alguma outra informação, deixe aqui nos comentários.

      Será um grande prazer para mim e para a família Kryzalis ajudá-lo a resolver essa questão do planejamento de marketing de conteúdo para sua empresa.

      Se gostou desse vídeo, deixe aquele like, curta e compartilhe com seu amigo ou amiga para que ele/ela possa se beneficiar desse conteúdo também.

      Nos vemos na semana que vem, nesse mesmo horário e canal.

      Forte abraço, tchau, tchau.

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