Fique ligado até o final desse vídeo e descubra tudo o que precisa para se organizar e iniciar corretamente o planejamento de marketing de conteúdo da sua empresa.
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Como começar o planejamento de marketing de conteúdo na internet de forma correta?
Saber o que é o marketing de conteúdo.
Não me estenderei, pois já temos um vídeo no canal explicando o que é.
Meu sócio, João Andrade, fala sobre essa questão, de maneira muito bem explicada: https://goo.gl/okh7bY
Criar e definir a persona para sua empresa.
Saiu na semana passada um vídeo sobre o que é a persona, para que serve e como aplicar em sua empresa: https://youtu.be/JZ3SXw3yYYg
Assista aos vídeos mencionados para saber o que é o marketing de conteúdo e o que é e para que serve a persona, para já obter mais resultados.
Após saber isso, o próximo passo é:
Definir uma jornada de compras de acordo com sua persona.
Algumas jornadas de compras serão um pouco maiores, mais específicas e outras um pouco mais simples.
Resumindo: a jornada de compras consiste em 4 passos (imagine o formato de um funil):
Aqui o cliente chegará por meio de um conteúdo mais amplo, que não fala de um problema específico ou de uma solução.
É um conteúdo que chamamos de conteúdo de topo de funil: atrairá a pessoa até sua empresa.
Um exemplo de conteúdo de aprendizado e descoberta que temos é qual a diferença entre blog e site.
Aqui não estou vendendo nada, não estou sanando nenhuma dor, mas já estou no radar de alguém que está pesquisando sobre site ou blog e já ouviu falar sobre marketing de conteúdo, alguém que está ligado.
Esse tipo de postagem “diferença entre uma coisa ou outra” é um exemplo de conteúdo de topo de funil, de aprendizado e descoberta.
Você conseguiu atrair o público para seu site, para assinar sua newsletter, para entrar na sua jornada de compras, na sua automação de marketing.
E o que acontece?
Agora é necessário direcioná-lo para o próximo passo do funil da jornada de compras:
O que é isso, Eduardo?
É quando colocará possíveis dores dos seus clientes para ver se mordem essa isca. Você verá se consegue fisgá-los para a etapa de baixo do funil.
Dei um exemplo no caso acima: “diferença entre blog e site”. Um exemplo da próxima etapa pode ser do planejamento de marketing de conteúdo ou como prospectar clientes na internet.
Quando ele está pesquisando “como prospectar clientes na internet”, a dor do meu cliente é precisar vender mais, aumentar suas vendas ou está tendo algum problema financeiro ou simplesmente deseja expandir as vendas.
O fato de pesquisar sobre prospectar clientes já mostra a possibilidade de ter um problema.
Isso é um conteúdo de reconhecimento do problema.
Deve jogar a isca e fisgá-lo para a próxima etapa do funil:
Qual solução posso oferecer a um cliente que deseja vender mais, que precisa melhorar as vendas por meio da internet ou está querendo ingressar na internet?
É aqui que devo fornecer informações diretas sobre o meu produto.
No caso, na Kryzalis, fazemos sites. Você irá verificar, dentro do seu negócio, quais seus principais produtos e oferecer, de acordo com a jornada de compras que está seguindo.
Então, se está seguindo uma jornada de compras relacionada a um produto ou problema A, ele deve ser direcionado a esse produto A.
Podem existir várias jornadas de compras de acordo com várias personas, com os vários tipos de soluções que possui.
É quando a pessoa decidirá o que falta para comprar agora.
O cliente já começou a acompanhá-lo, sanou dúvidas e obteve informações.
Depois reconheceu que tinha um problema e você ofereceu a solução para esse problema.
O que falta para fechar?
Nessa etapa é quando trabalhará conteúdos diretos relacionados a promoções, descontos, campanhas, depoimentos de clientes, gatilhos mentais – coisas que o forçam a comprar ou fazer um orçamento ou consultoria gratuita.
Aqui se deve incentivá-lo a clicar em um botão para tomar uma ação, por meio do seu e-mail ou vídeo para ele entrar em contato direto e solicitar a amostra grátis, o orçamento sem compromisso ou comprar com algum desconto.
Portanto, essa é a última etapa da jornada de compras.
Recapitulando: é necessário saber o que é o marketing de conteúdo (1º passo), elaborar a persona (2º passo) e definir a jornada de compras (3º passo).
No 4º e último passo é necessário ter a ferramenta: o blog, que é a principal para trabalhar o planejamento do marketing de conteúdo.
Através dele, é possível adicionar conteúdos, dividir por categorias e organizar a jornada de compras.
Juntamente com o blog, é importante a disciplina de realizar essas postagens e publicações.
Se definiu que é uma vez na semana ou no mês, deve cumprir o definido.
Se tiver a ferramenta e a disciplina para alimentá-la, seja ela o blog ou seu canal no YouTube, é possível iniciar perfeitamente a questão do planejamento de marketing de conteúdo para sua empresa.
E aí, muita coisa, não é mesmo?
Lembrando que isso é só o começo.
Se ficou com alguma dúvida, possui alguma dificuldade ou quer alguma outra informação, deixe aqui nos comentários.
Será um grande prazer para mim e para a família Kryzalis ajudá-lo a resolver essa questão do planejamento de marketing de conteúdo para sua empresa.
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Nos vemos na semana que vem, nesse mesmo horário e canal.
Forte abraço, tchau, tchau.