Todo negócio entende que a jornada do usuário é algo de extrema importância nos dias de hoje, portanto deve ter mais investimento a cada dia. Uma das estratégias que podem ajudar muito nesse quesito é o mapeamento dessa jornada do usuário, em muitas empresas esse mapeamento é essencial.
Isso porque conhecer essa jornada está entre os componentes mais importantes para a criação de táticas que levem o cliente ao mais alto nível de satisfação no atendimento.
Portanto, ela vem se tornando cada dia mais usada em empresas dos mais variados segmentos, como as fabricantes e assistências técnicas que realizam o conserto microfone iphone 7, por exemplo.
Com o intuito de explicar mais sobre o assunto, o artigo a seguir esclarecerá o que é a jornada do usuário, falará sobre a importância da jornada do consumidor e, por fim, dará dicas de como elaborar essa jornada.
A jornada do usuário nada mais é do que cada uma das fases de interação que o cliente tem com o produto ou serviço que a empresa pintura de fachada de loja oferece.
Ou seja, quando uma empresa busca entender a jornada do usuário ela faz um mapeamento extremamente detalhado de toda a experiência que o usuário pode possivelmente ter durante o contato com a companhia.
Essa linha de pensamento pode na verdade ser utilizada em todo tipo de jornada que uma pessoa possa ter além da que envolve comprar um item. Alguns exemplos são:
A jornada de uma pessoa pode envolver tantas coisas que até mesmo uma visita a empresa com paleteira elétrica 2000 kg que se está construindo pode ser mapeada e os seus pontos considerados.
Todas essas situações permitem que uma história seja desenhada e montada desde o momento em que o usuário tem contato com um produto, passando pelo tempo em que ele o utiliza até quando o produto acaba ou se deteriora.
Isso leva a possibilidade de uma análise das variáveis que se envolvem nessa jornada, como as maneiras de comunicação, a facilidade de uso e os momentos de reconhecimento.
Uma abordagem feita com a ajuda do estudo da jornada do usuário pode existir de várias formas diferentes, porém deve sempre envolver o objetivo do usuário, a aplicação da interação, o que ele pode esperar e o que ele sente ao vivenciar a experiência.
É necessário e primordial criar a jornada do usuário quando a empresa de reboque mais próximo desejar entender o ciclo de relação que tem com o seu cliente.
Isso envolve desde a decisão de compra de um produto ou serviço, até o descarte do mesmo e uma nova aquisição com a mesma empresa.
Ao fazer o mapeamento dessas etapas, torna-se mais fácil analisar as expectativas que os consumidores têm em cada momento e criar maneiras de entender e surpreendê-los em todas as fases dessa jornada.
A jornada se torna mais fácil ainda quando o método de conhecer as personas é usado e aliado a elas.
Isso porque o mapeamento das necessidades de uma persona ajuda a entender como elas vão se comportar em cada fase do ciclismo de vida de um produto ou serviço.
Cada um dos processos de estudo da jornada do consumidor ajuda a criar boas soluções em diferentes pontos de contato com a marca ou a empresa de lavanderia próximo.
Mesmo que pareça difícil aplicá-la, a jornada do consumidor em um negócio pode levar muitas vantagens, portanto ela deve ser bem elaborada.
Elaborar a jornada do usuário é um processo extremamente simples, mas que demanda muita atenção. Dessa forma, alguns dos pontos principais nesse processo são:
Quando um site é criado, é essencial que seu criador pense em como as pessoas irão encontrar as informações que elas estão indo atrás.
A cada dia que passa a concorrência no mercado aumenta mais e mais, portanto, ter um cliente em potencial interessado no site do negócio que vende toldo retrátil vertical é uma oportunidade que deve ser agarrada.
Isso mostra que a jornada do usuário em um site é extremamente importante em todos os aspectos.
Desde o momento em que ele chega ao site até o momento em que ele sai ou se converte, muitas etapas são aplicadas para levá-lo de um ponto para outro.
Por isso, um site deve contar com objetivos claros e bem definidos para que a jornada do usuário seja o mais fácil possível.
A chave para todo tipo de jornada é saber onde se está começando e onde ela deve terminar ao final de todo o processo.
Para ter um bom mapa da jornada do usuário, é crucial pensar no caminho que ele deve seguir desde o momento em que chega ao site até o momento em que ele começa a segui-lo e se torna um cliente convertido.
Portanto, o ideal é descrever de maneira detalhada cada etapa da jornada do consumidor para que nenhum ponto seja prejudicado no decorrer da jornada.
O destino final deve estar sempre alinhado com a meta que se estabelece para os visitantes que chegam em uma página, podendo ser desde o cadastro para receber boletins informativos ou uma compra efetivamente.
Vendo de um âmbito geral, a jornada do consumidor deve ser mapeada do início, no processo de conscientização, onde ele tem um problema ou busca uma oportunidade.
Em seguida ele passa pelo estágio de consideração onde entende mais sobre as soluções que a empresa apresenta para o seu problema.
Por fim, a última etapa é a fase da decisão, onde o consumidor decide qual a solução ideal, e se realmente vai seguir essa solução.
No entanto, vale lembrar que o mapeamento da jornada do usuário pode acabar sendo diferente dependendo do tipo de site da empresa que fornece aula de canto lírico.
Em um e-commerce, por exemplo, a jornada pode ser iniciada com um vídeo informativo, perguntas frequentes e até mesmo ter um chamado para a ação, levando a pessoa a comprar o produto oferecido.
Um dos passos mais fundamentais na hora de elaborar a jornada do usuário é determinar corretamente a página de destino que essa jornada deve seguir.
Entretanto, vale ressaltar que é possível levar em conta mais de uma página de destino para ser o alvo de um site que vende tenda transparente para casamento, por exemplo.
Se as análises mostram que a maior parte do tráfego orgânico do site vem por causa de um conteúdo em específico, ele deve ser usado como parte de uma landing page mais específica que contenha até mesmo um bom CTA, Call to Action, ou chamada para a ação.
Já se a análise indicar que a maior parte do tráfego orgânico chega graças a uma página especial do site, ela deve ser tratada também como uma landing page.
Muito antes de considerar adicionar um conteúdo a um site, é fundamental saber qual o objetivo final da criação da jornada do usuário.
Cada uma das mínimas interações que o usuário tem com o site pode ter a ver somente com um propósito mais simples. Contudo, todas elas devem ter um objetivo final ou até mesmo um propósito central.
Isso mostra que o ideal é focar na experiência que o site apresenta e na ação principal que o usuário deseja realizar.
Para pensar melhor no objetivo, é possível estudar quais os problemas não resolvidos dos usuários que podem ajudar eles a darem um passo final.
Nesse momento, é crucial se colocar no lugar do usuário e pensar em cada um dos motivos que pode fazer com que ele não compre, não entre em contato com o negócio ou não realize outra ação desejada.
É praticamente impossível vender um serviço ou produto para alguém quando a empresa não sabe como acontece todo o processo e toda a jornada do usuário e do consumidor.
Um site é um dos pontos mais fundamentais para entender e conhecer essa jornada, até porque é dentro dele que todo o processo acontece.
Sendo assim, toda empresa deve entender o que é a jornada do usuário, qual a sua importância e como elaborar uma de maneira eficaz.
Assim sendo, os processos e as estratégias de venda tendem a se tornar mais fáceis, mais rápidos e também muito mais assertivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.