O ideal é se basear em dois fatores para definir o preço de venda:
Ou seja: é necessário que o preço seja atrativo para o mercado e para os clientes, mas precisa ser suficiente para arcar com todos os custos da empresa.
O preço de venda, ou a precificação, é determinar o valor a ser cobrado dos clientes em relação a cada produto ou serviço que sua companhia oferece. A precificação é um dos fatores que determinarão o sucesso das vendas e o lucro da empresa.
Alguns fatores devem ser considerados na hora de decidir pelo valor ideal:
Seu negócio pode ser um recorde de vendas, mas de nada adiantará se não houver lucro em cima delas, não é? O valor estipulado deve cobrir os custos que a empresa tem para produzir, para vender e ainda garantir lucro.
É preciso levar em conta todos os fatores acima. Vamos dividir o processo em três etapas: cálculo de custos, análise do mercado e a clientela.
Para começar, faça um cálculo de todos os custos e de todas as despesas, desde a produção até a hora da venda. Considere matérias-primas, insumos, valor de compra de um produto etc.
Agora anote todas as despesas fixas e variáveis que a empresa tem, ou seja, o que ela gasta para vender e para se manter, como:
Por fim, considere o lucro que deseja obter com a venda.
Para exemplificar, teremos algo como:
Custos do produto + despesas gerais + margem de lucro = Preço de Venda
Depois desse resultado, é hora de analisar o mercado, ou seja, a concorrência. Faça um levantamento de preços das empresas que atuam com os mesmos produtos ou serviços que você. Se possível, verifique também a qualidade daquilo que elas oferecem, pois esse fator pode ser um diferencial de preços.
A partir daí, você perceberá se o seu preço final está de acordo com o mercado ou não, podendo fazer os devidos ajustes. Se o valor estiver muito alto, por exemplo, será preciso cortar custos ou abrir mão de uma alta margem de lucro.
Por fim, analise a clientela: se a sua marca tem um bom destaque no meio empresarial, se o seu produto ou serviço tem um diferencial, se a qualidade é superior àquela que se vê no mercado, se a sua solução é inovadora, enfim, o cliente poderá estar disposto a pagar mais.
Valorize o seu produto na medida certa para obter uma boa margem de lucro.
Com um controle de vendas, um controle de estoque e uma gestão estratégica eficientes, é possível alavancar o número de vendas. Quer um exemplo?
Por meio dos relatórios de controle de vendas fornecidos por um sistema de gestão empresarial online, podemos saber quais produtos ou serviços são os campeões de vendas e quais não são tão procurados, por exemplo, sendo possível ajustar a margem de lucro de acordo com esses fatores.
Lembra que a precificação também envolve os clientes e como eles reagem às soluções oferecidas por sua empresa? Se o seu produto mais vendido tem um diferencial, aposte nisso quando decidir quanto de lucro deseja obter.
Neste artigo vimos como calcular o preço de venda de um produto ou de um serviço e a importância de obter um valor competitivo para o mercado, satisfatório para os clientes e justo para a empresa. Durante a precificação, considere também despesas com marketing, como campanhas de marketing digital, criação de sites ou manutenção de blogs.
E então, descobriu quanto realmente custa seu produto ou serviço? Percebeu as vantagens que um sistema ERP online oferece?
Gostou? Então compartilhe esse post para que mais e mais pessoas aprendam como precificar seu produto ou serviço corretamente.