Medir os indicadores de desempenho para e-Commerce traz grandes vantagens competitivas, uma vez que os dados podem ser usados para aperfeiçoar a estratégia de vendas, entender o que vai bem e o que precisa ser melhorado.
Um dos indicadores de desempenho para e-Commerce é a mensuração do tráfego do e-Commerce ajuda a alinhar metas e objetivos. É interessante acompanhar a quantidade de visitas em intervalos diários, semanais e mensais em padrões pré-definidos. Essa medição viabiliza análises que apontam os motivos para a queda no tráfego, por exemplo. O ideal é estabelecer uma meta para uma média semanal de visitantes e buscar oportunidades e estratégias para alcançá-la.
Essa métrica é capaz de indicar se o conteúdo do site é interessante e se o tráfego está sendo direcionado corretamente. Caso esteja baixo, é importante reconsiderar a estratégia de SEO, anúncios pagos e a publicidade, pois esses esforços podem não gerar o tráfego qualificado. Leve em conta também a velocidade de carregamento da página, pois se estiver lenta, comprometerá os KPIs.
Em linhas gerais, é a métrica que indica em que ponto seus clientes abandonam o site. Pode ser quando são direcionados a um cadastro, quando notam o custo do frete, entre outros. É possível analisar exatamente o momento em que os clientes estão deixando o eCommerce e otimizar essas páginas de modo a envolvê-los para que permaneçam comprando.
Serve para saber qual o caminho percorrido pelo cliente até chegar à sua loja virtual. Se é proveniente dos buscadores, e-mails, redes sociais, anúncios, enfim, como o encontrou. É um indicador importante porque permite avaliar quais fontes de tráfego funcionam para seu público-alvo e as que devem ser reconsideradas.
Seu negócio possui uma estratégia que motiva seus consumidores a concluir uma ação que você deseja? Acompanhe a taxa de conversão, uma vez que ela permite aprimorar os elementos e a abordagem do seu e-Commerce, a fim de gerar o tráfego qualificado.
Segundo o Sebrae, a taxa de abandono de carrinhos no e-Commerce brasileiro é de 38%. Trata-se de um percentual alto, que pode ser reduzido com mensurações e alternativas. Basicamente, você precisa entender por que ele abandona o carrinho. O preço final o surpreendeu? O código do cupom não funcionou? Faltou alguma informação? As condições de pagamento não são interessantes para ele? Tudo isso pode ser identificado e solucionado com a medição e análise da taxa de abandono.
Se você já entendeu que é fundamental monitorar e verificar os principais indicadores de desempenho com regularidade, deverá saber que o passo seguinte é alinhá-los com os objetivos de seu e-Commerce. Existem muitos indicadores de sucesso que permitem aproximar-se mais do cliente e aproveitar esse relacionamento ao máximo.
Lembre-se também de que é preciso aperfeiçoar constantemente a estratégia adotada pela empresa, associando as metas no curto, médio e longo prazo.
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