Impressionar seus clientes e torná-los fãs de sua produção de conteúdo é trabalhoso, mas não impossível.
Nesse artigo, ofereceremos a você algumas dicas de como iniciar a produção de conteúdo da sua empresa do zero e o ajudaremos a explorar os canais de distribuição de conteúdo. Veremos como a produção de conteúdo pode aproximar a empresa de seus clientes e atingir a geração de valor com eles.
Para iniciar a produção de conteúdo, a primeira coisa que devemos definir é a estratégia e então fazer o planejamento – ambos são fundamentais para obter resultado em qualquer tipo de atividade. Por que seria diferente para a produção de conteúdo?
Você pode começar definindo seu público-alvo. Monte aquilo que chamamos de persona (personalidade) do seu cliente – com isso em mãos, já é possível definir qual o tipo de assunto que será relevante em sua produção de conteúdo para que seu cliente se interesse.
Quando pensamos em produção de conteúdo, logo pensamos em blog – mas seu relacionamento com o cliente pode ir muito além de um blog.
Existem diversos meios de distribuição de conteúdo, os principais são:
Cada meio de distribuição possui um formato diferente, portanto, para cada um deles, você deverá utilizar uma produção de conteúdo diferente.
Nos conteúdos para blog, temos a liberdade para criar algo mais extenso e com mais imagens. Mas tome muito cuidado: se não feitos com atenção, podem tornar-se maçantes e chatos de se ler. Como evitar isso?
Uma categoria interessante de produção de conteúdo para ser utilizada em e-mail marketing é a criação de minicursos.
Você pode criar minicursos que contenham aulas semanais. Por exemplo: um minicurso com duração de 1 mês, no qual cada semana será enviada 1 aula para seus clientes.
Esses minicursos podem alimentar seu relacionamento com o cliente. Nós, da Kryzalis, enviamos a nossos clientes 1 aula toda semana e desde então, estamos obtendo um feedback bem positivo.
Seguem alguns prints de clientes que ficaram bem agradecidos =)
Quando se trata de relacionamento com o cliente, é um dos melhores e principais meios de distribuição de conteúdo.
Escreva posts para redes sociais que façam, de alguma forma, seu público interagir com sua empresa através das ferramentas que a rede social forneça, tal como likes, comentários, compartilhamentos, etc.
Embora as redes sociais mais frequentadas por seu público possam variar de acordo com seu perfil, as mais utilizadas hoje no Brasil para a divulgação de conteúdo, segundo uma pesquisa de campo realizada pela Contentools, (Agência de Marketing de conteúdo) são:
Vídeos não são novidade, mas a produção de conteúdo relevante exclusivo para clientes, através dos famosos vídeos, vem mostrando-se mais relevante.
A mídia expõe a imagem do locutor, tornando o relacionamento com o cliente mais próximo.
É possível gravar vídeos, tais como entrevistas, explicações, demonstrações práticas de serviços e produtos, entre outros.
Lembre-se de construir um roteiro antes de gravar o vídeo, para que ele se torne mais direcionado e estruturado.
Abordaremos agora algumas dicas gerais que podem ser utilizadas na produção de conteúdo.
Diferentemente de um conteúdo de humor, a produção de conteúdo não deve ser feita para que você pareça descolado ou engraçado. Faça um conteúdo que sirva para educar, informar e agregar conhecimento. Seu conteúdo pode ser bem humorado, mas foque em educar seu público e fortalecer seu relacionamento com o cliente.
Essa, com certeza, é uma frase que você já deve ter ouvido alguma vez em sua vida. Na hora de implementar a produção de conteúdo, você deve tomar muito cuidado para não se encaixar nessa frase – ser honesto com o leitor é muito importante para o relacionamento com o cliente! Se seus leitores perceberem que você prega algo que não cumpre, logo você perderá credibilidade e clientes.
Fique de olho nos acontecimentos da atualidade – observe se algum acontecimento pode ser usado como gancho na hora da criação do conteúdo de interesse de seu público alvo. Acontecimentos recentes são muito pesquisados no Google – isso pode ajudar seu texto a ser encontrado por novos e até mesmo antigos leitores.
Quando você escreve um post, é permitido escrever fatos e verdades, mas tenha muito cuidado ao inserir opiniões pessoais em um artigo, pois isso pode causar problemas entre os leitores.
Por exemplo, não há como dizer qual sabor de pastel é melhor – se é o de carne ou o de frango. Cuidado ao afirmar que o pastel de carne é melhor, pois é tudo questão de gosto e pontos de vista diferentes, e não é necessariamente uma verdade absoluta para todos.
Fique sempre de olho nos feedbacks de seus leitores nos comentários. E também fique atento às interações feitas por eles em seus artigos publicados.
A interação é de grande importância para fortalecer o relacionamento com o cliente. De acordo com a opinião dos mesmos, você pode melhorar e impulsionar sua produção de conteúdo.
Pode ser difícil ou até mesmo amedrontador começar a se aventurar no mundo da produção de conteúdo.
Mas não tema! Você está no caminho correto! No mundo competitivo de hoje, fortalecer o relacionamento com o cliente e atrair mais clientes é um dos caminhos para sua empresa tornar-se uma empresa de sucesso.
E então, o que achou desse artigo? Tem alguma dúvida? Alguma Sugestão? Você é sempre bem-vindo a interagir conosco através dos comentários.