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      Empreendedorismo Digital

      Produção de conteúdo: como começar do zero

      Se você é iniciante no mercado digital e está começando um blog para produção de conteúdo com o objetivo de fortalecer o relacionamento com o cliente, então você já deve ter se tocado que não é uma tarefa nada fácil.

      uau do cliente com produção de conteúdo

      Impressionar seus clientes e torná-los fãs de sua produção de conteúdo é trabalhoso, mas não impossível.

      Nesse artigo, ofereceremos a você algumas dicas de como iniciar a produção de conteúdo da sua empresa do zero e o ajudaremos a explorar os canais de distribuição de conteúdo. Veremos como a produção de conteúdo pode aproximar a empresa de seus clientes e atingir a geração de valor com eles.

      Conteúdo

      Estratégia e planejamento

      Para iniciar a produção de conteúdo, a primeira coisa que devemos definir é a estratégia e então fazer o planejamento – ambos são fundamentais para obter resultado em qualquer tipo de atividade. Por que seria diferente para a produção de conteúdo?

      reunião de estratégia para produção de conteúdo

      Você pode começar definindo seu público-alvo. Monte aquilo que chamamos de persona (personalidade) do seu cliente – com isso em mãos, já é possível definir qual o tipo de assunto que será relevante em sua produção de conteúdo para que seu cliente se interesse.

      Canais de distribuição de conteúdo

      Quando pensamos em produção de conteúdo, logo pensamos em blog – mas seu relacionamento com o cliente pode ir muito além de um blog.

      canais de distribuição para produção de conteúdo

       

      Existem diversos meios de distribuição de conteúdo, os principais são:

      • Blog
      • E-mail Marketing
      • Redes Sociais
      • Vídeos (nova tendência)

      Cada meio de distribuição possui um formato diferente, portanto, para cada um deles, você deverá utilizar uma produção de conteúdo diferente.

      Conteúdos para blog

      Nos conteúdos para blog, temos a liberdade para criar algo mais extenso e com mais imagens. Mas tome muito cuidado: se não feitos com atenção, podem tornar-se maçantes e chatos de se ler. Como evitar isso?

      • Faça perguntas e dê as respostas (haha, isso mesmo: acabei de usar essa técnica com você);
      • Escreva parágrafos e frases pequenas;
      • Utilize as palavras certas – palavras fáceis de se entender, que não façam o leitor sentir a necessidade de abrir o dicionário;
      • Baseie seus textos em fontes confiáveis – se um leitor descobrir que sua informação está errada, seu relacionamento com o cliente será influenciado.

      Conteúdos em e-mail marketing

      Uma categoria interessante de produção de conteúdo para ser utilizada em e-mail marketing é a criação de minicursos.

      produção de conteúdo com e-mail

       

      Você pode criar minicursos que contenham aulas semanais. Por exemplo: um minicurso com duração de 1 mês, no qual cada semana será enviada 1 aula para seus clientes.

      Esses minicursos podem alimentar seu relacionamento com o cliente. Nós, da Kryzalis, enviamos a nossos clientes 1 aula toda semana e desde então, estamos obtendo um feedback bem positivo.

      Seguem alguns prints de clientes que ficaram bem agradecidos =)

      Produção de conteúdo Cliente Satisfeito 1 Produção de conteúdo Cliente Satisfeito 2 Produção de conteúdo Cliente Satisfeito 3 producao-de-conteudo-email-print-4

       

      Conteúdos em Redes Sociais

      Quando se trata de relacionamento com o cliente, é um dos melhores e principais meios de distribuição de conteúdo.

      produção de conteúdo redes sociais

       

      Escreva posts para redes sociais que façam, de alguma forma, seu público interagir com sua empresa através das ferramentas que a rede social forneça, tal como likes, comentários, compartilhamentos, etc.

      Embora as redes sociais mais frequentadas por seu público possam variar de acordo com seu perfil, as mais utilizadas hoje no Brasil para a divulgação de conteúdo, segundo uma pesquisa de campo realizada pela Contentools, (Agência de Marketing de conteúdo) são:

      1. Facebook
      2. Twitter
      3. Instagram
      4. Linkedin
      5. Google +
      6. Pinterest

      Conteúdos em Vídeos

      Vídeos não são novidade, mas a produção de conteúdo relevante exclusivo para clientes, através dos famosos vídeos, vem mostrando-se mais relevante.

      A mídia expõe a imagem do locutor, tornando o relacionamento com o cliente mais próximo.

      É possível gravar vídeos, tais como entrevistas, explicações, demonstrações práticas de serviços e produtos, entre outros.

      Lembre-se de construir um roteiro antes de gravar o vídeo, para que ele se torne mais direcionado e estruturado.

      Dicas gerais para a produção de conteúdo e relacionamento com o cliente

      Abordaremos agora algumas dicas gerais que podem ser utilizadas na produção de conteúdo.

      Seja Objetivo e Claro

      Diferentemente de um conteúdo de humor, a produção de conteúdo não deve ser feita para que você pareça descolado ou engraçado. Faça um conteúdo que sirva para educar, informar e agregar conhecimento. Seu conteúdo pode ser bem humorado, mas foque em educar seu público e fortalecer seu relacionamento com o cliente.

      Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

      Produção de conteúdo dê exemplo

       

      Essa, com certeza, é uma frase que você já deve ter ouvido alguma vez em sua vida. Na hora de implementar a produção de conteúdo, você deve tomar muito cuidado para não se encaixar nessa frase – ser honesto com o leitor é muito importante para o relacionamento com o cliente! Se seus leitores perceberem que você prega algo que não cumpre, logo você perderá credibilidade e clientes.

      Preste atenção no mundo

      Observando o mundo para produção de conteúdo

       

      Fique de olho nos acontecimentos da atualidade – observe se algum acontecimento pode ser usado como gancho na hora da criação do conteúdo de interesse de seu público alvo. Acontecimentos recentes são muito pesquisados no Google – isso pode ajudar seu texto a ser encontrado por novos e até mesmo antigos leitores.

      Cuidado com sua opinião pessoal

      Quando você escreve um post, é permitido escrever fatos e verdades, mas tenha muito cuidado ao inserir opiniões pessoais em um artigo, pois isso pode causar problemas entre os leitores.

      Por exemplo, não há como dizer qual sabor de pastel é melhor – se é o de carne ou o de frango. Cuidado ao afirmar que o pastel de carne é melhor, pois é tudo questão de gosto e pontos de vista diferentes, e não é necessariamente uma verdade absoluta para todos.

      Resultados e Feedback

      Analise o feedback da produção de conteúdo

      Fique sempre de olho nos feedbacks de seus leitores nos comentários. E também fique atento às interações feitas por eles em seus artigos publicados.

      A interação é de grande importância para fortalecer o relacionamento com o cliente. De acordo com a opinião dos mesmos, você pode melhorar e impulsionar sua produção de conteúdo.

      Infográfico: Como vender pelo Facebook

      Pode ser difícil ou até mesmo amedrontador começar a se aventurar no mundo da produção de conteúdo.

      Mas não tema! Você está no caminho correto! No mundo competitivo de hoje, fortalecer o relacionamento com o cliente e atrair mais clientes é um dos caminhos para sua empresa tornar-se uma empresa de sucesso.
      E então, o que achou desse artigo? Tem alguma dúvida? Alguma Sugestão? Você é sempre bem-vindo a interagir conosco através dos comentários.

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