Se quer aprender como elaborar uma prospecção de clientes de sucesso, venha comigo que eu lhe ensino.
Nos dias atuais, vejo muitos empresários e empresárias reclamando da crise que o Brasil enfrenta.
Claro que a crise existe, não podemos ignorá-la, mas também não podemos ficar parados esperando as coisas mudarem sozinhas.
Você deve começar a agir na prospecção de clientes para seu negócio.
Citarei vários exemplos que podem ajudá-lo a conquistar novos clientes. Mas, além disso, você deve usar essas dicas para criar coisas novas para o seu público-alvo, já que cada negócio possui uma necessidade diferente.
Vamos às dicas de hoje:
Vamos supor que você já possui um site, visto que isso é primordial. Se não tem um site, não tenho nada a lhe dizer sobre divulgação online – não fez o básico, não fez o dever de casa.
Supondo então que o possui: você deve investir em links patrocinados, Facebook Ads, anúncios na internet.
Por quê?
Não existe milagre: é necessário investir dinheiro – tire essa taturana do bolso. Invista mensalmente uma graninha nessas modalidades citadas.
Procure um especialista de sua confiança que o ajude com isso.
Mas o fato é: você precisa investir!
Eu tenho certeza que você gasta dinheiro todo mês com bobagens, seja com um cafezinho, com um lanche, restaurante, entre outras coisas.
Eu sei que isso é importante para nossa vida – longe de mim dizer que não o é.
Estou dizendo que se quiser, você consegue reservar um dinheirinho por mês – seja R$100,00, R$200,00 ou R$300,00 – ou dependendo do tamanho da empresa, até mais do que isso, para investir na internet – para aplicar em links patrocinados, Facebook Ads, para melhorar o seu site, otimização de site ou blog, entre tantas outras opções que existem na prospecção de clientes pela internet.
Você pode não fazer também, ok?
Mas uma coisa é certa: o seu negócio, no futuro, irá quebrar!
Escreva o que lhe digo: não invista na internet e assim estará assinando a falência do seu negócio.
Divulgar na internet é a primeira forma de realizar a prospecção de clientes para o seu negócio.
É possível conseguir indicações de diversas formas.
O jeito mais fácil é pedi-las a seus clientes.
Não adianta pedir indicação para quem não é seu cliente.
Por quê?
Você já conquistou a confiança dessa pessoa.
Darei um exemplo:
O sujeito entra na sua loja e compra dez camisas, ou compra o produto que você vende, ou contrata o serviço de manutenção de ar condicionado da sua empresa.
Após a entrega do produto ou do serviço, realize um pós-venda.
Dê uma ligadinha e pergunte se ele gostou: “E aí, a camisa que lhe vendi, deu certo, está gostando, era aquilo mesmo que você queria?”
“E o ar condicionado, ficou bom, o que achou?”
“E o bolo de festa que eu entreguei, foi um sucesso, todo mundo gostou?”.
Realize o pós-venda. Assim que a pessoa responder, você diz: “gostaria de indicar alguém que está precisando de uma empresa de ar condicionado: um vizinho, sua mãe, seu pai, sua tia?”
Peça indicação, na “cara dura” mesmo.
Você conseguirá novos clientes dessa forma, pode escrever!
Teste aí e conte aqui nos comentários se esse tipo de prospecção de clientes deu certo ou não.
É mais utilizado para quem tem um negócio em centros comerciais, onde passam muitas pessoas diariamente.
Darei alguns exemplos, que podem ser aplicados em seu negócio ou podem servir de insight (alguma ideia) para aplicar em seu negócio.
O que poderia ser feito?
Apenas uma ideia rápida aqui: pegue alguns salgadinhos e faça uma degustação ali mesmo, na frente da padaria. Quando passar alguém, ele vai querer experimentá-los – aqueles salgadinhos bonitinhos – já que a pessoa geralmente está com fome, a gente sempre está com fome, não é?
Você já vai criar um vínculo com essa pessoa – assim que ela experimentar o salgadinho, pergunte se ela gostou.
A pessoa responde: “nossa, maravilhoso esse salgadinho”
E você: “experimente aqui esse suco natural também que vendemos aqui. O que achou?”
Quando quiser, as portas estarão abertas. Por favor, entre aqui e consuma nossos produtos. Indique para alguém”
Faça algo diferente. Não adianta ficar sentado no fundo da padaria esperando o cliente.
Você deve fazer alguma coisa. Saia da inércia.
As revendedoras Mary Kay realizam eventos semanais – se eu não estiver enganado, são semanais.
Nesses eventos, elas convidam suas amigas a irem à sua casa ou a qualquer outro ponto de encontro, e lá oferecem salgadinhos, bebidas e cursos de maquiagem.
E ali, a revendedora aproveita para fazer o que?
Para vender seus produtos.
Ela marca um encontro, no qual ensina algo que seu público-alvo gosta de aprender e que utilizará no dia-a-dia; e através dessa isca, (nós chamamos isso de isca) ela atrai os clientes para próximo dela e faz as vendas.
Outro exemplo que pode funcionar:
Vamos supor que há uma noite marcada: a terça-feira de degustação do buffet Patati Patatá – esse buffet deve existir, mas eu chutei.
Então você chega lá e é convidado a degustar um jantar, alguns salgadinhos e doces.
Quando vai até lá para degustar e conhecer esse buffet, as vezes nem passa pela sua cabeça fazer uma festa de aniversário do seu filho, ou as vezes já passe.
Ou então nem esteja pensando em casar e vai até lá para simplesmente degustar um jantar.
E, quando for casar ou fazer a festa de aniversário do seu filho, de qual buffet se lembrará?
Dele mesmo, do Patati Patatá, que trouxe algo diferente para você.
Não adianta ficar reclamando que o país está péssimo, pois está mesmo.
Mas você pode fazer algo diferente para seu negócio, meu querido, minha querida. Faça algo diferente.
Essas são algumas dicas que deixo a você.
Espero que as aplique em seu negócio, tire novos insights, e se possui outras ideias ou insights que podem ajudar outras pessoas, deixe-as aqui nos comentários.
Espero tê-lo ajudado a entender a grande sacada desse vídeo.
Ofereci aqui algumas dicas, mas a grande sacada é: levante a bunda da cadeira faça algo! Cliente não cai do céu.
E se amanhã o seu negócio quebrar, a culpa não é do governo, do país, da cidade, não é do clima – ela é exclusivamente SUA!
Por isso, faça algo para que o seu negócio cresça.
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