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      Como identificar o seu público-alvo – A importância de defini-lo

      Imagine o seguinte cenário: você sobe em um palco, seus olhos são vendados diante de uma plateia de 100 pessoas. Você não pode direcionar nenhuma pergunta a elas e tem somente 5 minutos para vender o seu produto ou o seu serviço para essa plateia, e o pior: nenhuma informação sobre esse público-alvo está disponível

      Esse público-alvo pode ser composto apenas por jovens, deficientes auditivos, idosos, adolescentes ou até mesmo crianças.

      “Rapaz, ferrou hein? E agora, o que eu faço?”

      É, Zé, ficou difícil, né?

      Eu mesmo, contando com toda a minha experiência de mais de 10 anos em marketing e vendas, obteria um péssimo resultado.

      E você aí? Conte aqui nos comentários como faria para sair dessa fria em que se meteu.

      Sabia que a maioria das pessoas se coloca em um cenário parecido com esse diariamente, sem sequer perceber que o faz?

      Deseja saber como sair dessa?

      Vem comigo, que eu te ensino!

      Quando você tem um negócio, uma empresa, está vendendo algo (um produto ou serviço) ou é um professor ou um palestrante, antes de abrir a boca para falar com o seu público-alvo, é necessário saber:

      1 – Quem são essas pessoas com quem está conversando?

      2 – Para quem estará falando?

      Se não fizer isso, corre o risco de estar dialogando sozinho.

      “João, mas como assim conhecer essas pessoas? Eu não entendi direito. Pode me ajudar?”

      Claro, Zé.

      Vamos aproveitar o cenário apresentado no começo desse vídeo: quando subiu naquele palco sem conhecer ninguém e estava com os olhos vendados, você correu o risco de falar sozinho.

      Aquela plateia poderia ser composta por pessoas com deficiência auditiva, elas poderiam não te ouvir.

      Você estava caminhando de olhos vendados para uma jaula, jaula essa que estava cheia de leões – e sequer sabia o que fazer.

      Não sabia o que ia encontrar e nem para onde estava caminhando.

      Por isso é importante conhecer as pessoas que irão ouvi-lo.

      Nos próximos minutos, explicarei como deve fazer para conhecer seu público-alvo. Deixe aqui o seu “jóinha”, o seu curtir se está gostando desse vídeo.

      Lembrando que é importantíssimo conhecer a pessoa para quem está falando.

      Cada negócio e cada produto tem um público-alvo.

      Em uma mesma empresa, é possível ter vários produtos ou vários serviços – e mesmo assim, cada um deles possui um tipo de público-alvo.

      Vamos a um exemplo:

      Eu tenho um amigo que é sócio de uma empresa chamada ExplicaMais. Aqui está o link para conhecerem:

      http://www.explicamais.com

      Meu amigo chama Ricardo Assahi e sua empresa conta com diversos produtos.

      Citarei 2 deles, sendo que cada um conta com um público-alvo diferente, uma característica diferente.

      Quando o ExplicaMais divulga seus produtos, o que fazem?

      Focam no público-alvo!

      Quando definiram o produto, juntamente definiram qual seria o público-alvo que o utilizaria.

      1 – Um deles é o focado apenas no Enem

      Qual você acha que é o público-alvo desse produto?

      Pessoas interessadas em realizar a prova do Enem e que desejam estudar no conforto do seu lar, já que o curso é 100% online.

      2 – O segundo produto é focado em uma faculdade no Rio de Janeiro.

      Qual você acha que é o público-alvo?

      As pessoas que desejam estudar no Rio de Janeiro e irão prestar o vestibular nessa faculdade em específico.

      Então toda a comunicação da empresa, para divulgar este curso, deve estar voltada para qual público-alvo?

      O que usaria na propaganda e no marketing da divulgação desse curso?

      Fotos do Rio de Janeiro, venderia o sonho de morar no RJ, as lindas praias, o maravilhoso ambiente, mostraria todos os pontos turísticos da cidade e acoplaria tudo isso à venda do seu curso.

      Por quê?

      Você irá vender o sonho.

      As pessoas que estão interessadas em prestar aquele vestibular daquela faculdade, é claro que estão interessadas no curso, mas também em toda a atmosfera que envolve aquela cidade.

      Entendeu a diferença entre fazer uma simples propaganda ou algo voltado para tudo por que aquele público-alvo se interessa?

      Essa é a grande vantagem de definir o público-alvo.

      “Ah, agora entendi então, João. Quando eu defino o público-alvo, eu consigo falar a mesma língua deles, né? Consigo ter uma maior proximidade, transmitir as coisas que eles realmente desejam ver. É isso mesmo, né?”

      É isso aí, Zé.

      Definindo o público-alvo, é possível focar exatamente nos interesses daquelas pessoas.

      Por que você acha que a Apple e outras fabricantes de celulares começaram a fabricar versões deles mais em conta?

      A Apple, por exemplo, possui o iPhone TOP de linha e atualmente conta com outros iPhones que custam menos e são lançados juntamente com os primeiros.

      A Samsung e as outras marcas também o fazem.

      Por quê?

      Pois o telefone TOP de linha atende a um público-alvo, o telefone da 2ª geração atende a outro e assim por diante.

      Aí você pensa: “poxa, João, mas por que a Samsung tem 50 modelos de celular?”

      Exatamente para atender a 50 tipos de públicos-alvo.

      Se está gostando, inscreva-se aqui no canal, caso esteja no Youtube; se estiver no Facebook, procure o link e dê um curtir em nossa página para que possa assistir aos próximos vídeos, ok?

      Então…

      Não corra o risco de falar 1 hora para um público de deficientes auditivos, pois os mesmos não são capazes de ouvi-lo – tome cuidado com isso.

      Estou deixando mais 2 vídeos para você assistir que podem ajudá-lo a melhorar o seu negócio:

      1 – https://youtu.be/MqxMGCG51rE

      2 – https://youtu.be/8LZEwHHTO7E

      Se tiver um pedido de um tema especial ou diferente para que eu possa gravar um próximo vídeo a você, deixe aqui nos comentários e nos vemos no próximo vídeo.

        FIQUE POR DENTRO!

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