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      Qual ação digital pode te gerar retorno a curto prazo?

      Independentemente de qual ação digital queira se empregar em um negócio ou em um empreendimento, é essencial compreender que realizar investimentos em estratégias digitais é o mecanismo propulsor do sucesso.

      São raros, senão escassos, os negócios que obtêm êxito em suas finanças e em seu posicionamento de mercado sem que se apliquem em ações digitais. 

      De entre tantas grandes, médias ou pequenas empresas que existem no mundo, pode-se ter certeza que, hoje em dia, a maioria delas recorre à utilização de táticas digitais. 

      Muitas delas, contudo, intentam utilizar estratégias de marketing digital, por exemplo, sem que compreendam a dimensão de resultados que cada uma pode lhe aportar.

      Desse modo, por exemplo, um negócio on-line de materiais de construção que oferta tábua madeira construção tem o risco de cometer o erro de apostar precipitadamente em estratégias que não dizem à sua realidade.

      Portanto, a fim de que se empreguem táticas e ações digitais que condigam à realidade empresarial estimada, é preciso conhecer os efeitos que cada uma delas pode proporcionar em relação aos objetivos específicos que um negócio estima alcançar.

      Existem diversas ações digitais e cada uma delas pressupõe diferentes meios, objetivos e métodos.

      Há táticas que podem ser valiosas a empresas como uma que anuncia a venda de uma churrasqueira de tijolo com balcão, à medida que podem ser anódinas e inefetivas para outros tipos de empreendimentos.

      De qualquer maneira, em um mundo regido pela pressa e pelo imediatismo, é necessário que resultados sejam, implacavelmente, iminentes às práticas de venda e de marketing.  Isto é, os resultados precisam vir ao negócio de modo rápido e urgente.

      Então, sabendo-se que a estima pelos resultados expressos é preponderante no mundo dos negócios, faz-se necessário saber quais são as ações digitais que podem levar o negócio ao êxito mais facil e agilmente.

      Diferentes tipos de ações digitais

      No mundo do marketing digital, existem, quanto a ações digitais, duas subcategorias que dizem respeito à velocidade com a qual esses métodos podem fazer um negócio alcançar os resultados estimados.

      Assim, um e-commerce de, por exemplo, banner infantil personalizado, quando visa a obtenção de êxito a longo prazo, recorrerá a um desses métodos; quando visa a obtenção de êxito a curto prazo, outro desses métodos.

      Principais ações de longo prazo

      É essencial conhecer os tipos de ações digitais que operam objetivando resultados a longo prazo, a fim de que se evite o emprego errôneo e equivocado desses, caso se almeje por, por exemplo, por sucesso de vendas a curto prazo.

      Marketing Inbound

      Quem intenciona se alçar rumo ao topo do mercado de maneira progressiva pode, a título de exemplo, recorrer à utilização do Marketing Inbound.

      Por outro lado, uma empresa funerária que oferece plano funerário vertical e anseia a atração de resultados imediatos não pode optar por essa estratégia.

      Visto que esta é uma forma meticulosa de marketing que envolve a utilização de SEO, produção de conteúdo nichado, conquista de público-alvo e que, além disso, visa ao estabelecimento de uma relação com o cliente.

      Tudo isso, portanto, leva tempo, e nesse caso, o que esse negócio quer, sobretudo, é a fuga aos métodos convencionais que precisam de um longo tempo de espera.

      Diz-se, ainda, que não é impossível a possibilidade dessa estratégia trazer resultados imediatos a um negócio, mas que é incomum, visto que é uma ação digital que objetiva conquistas a longo prazo.

      Marketing de Conteúdo

      Outra estratégia que frequentemente se alinha ao eixo das ações a longo prazo é o Marketing de Conteúdo.

      Semelhantemente ao marketing interno, isto é, Marketing Inbound, o Marketing de Conteúdo enfoca principalmente a produção de conteúdo, a qual serve à empresa para incremento de visibilidade e alcance on-line e engajamento para com clientes.

      Ele utiliza a noção de funil de vendas, e objetiva o trabalho direcionado à educação do público-alvo por cada etapa e fase desse funil.

      Uma vez que todas essas etapas são suportadas por processos complexos e demorados, uma empresa de projeto de spda pronto que quer retornos a curto prazo não pode se servir integralmente dessa metodologia.

      Marketing Estratégico

      O Marketing Estratégico, à maneira que o nome sugere, é uma tática que preza uma tomada de ações lenta e bem premeditada em relação às movimentações do mercado e da própria empresa.

      A escolha dos recursos utilizados, as pesquisas e o recurso aos especialistas da área perfazem a lista de principais itens constituintes do Marketing Estratégico.

      Principais ações de curto prazo

      As ações de curto prazo definem-se pela busca de resultados imediatos ou, ainda, pela procura de se estar sempre iminente aos resultados.

      Entre inúmeras possibilidades de se fazer uma ação a curto prazo, uma empresa de talão recibo personalizado que quer obter resultados rapidamente pode optar por estas:

      • Facebook Ads;
      • Google Ads;
      • Cupons;
      • Promoções;
      • Influenciadores digitais;
      • Publieditorial.

      O que as diferencia das estratégias de longo prazo, além do tempo de mensuração com que os resultados podem ser vistos, é a metodologia de agência que estas reivindicam. 

      Como se pode ver, dois (Facebook Ads, Google Ads) dos seis elementos da lista pressupõem gastos com tráfego pago e táticas de anúncio.

      De entre as outras três, os influenciadores são, também, em alguma medida, anunciadores e, portanto, o recurso a eles também pode ser configurado como uma tática de anúncio.

      Facebook Ads

      O Facebook Ads é uma ferramenta de tráfego pago na qual, por exemplo, uma empresa de remoção de entulho ensacado posta seus anúncios a fim de obter mais tráfego, visualizações e, também, mais vendas.

      As suas configurações permitem que a empresa segmente o público por interesses, gênero, idade e temas pelos quais ele se interessa.

      A sua mensuração é extremamente ágil e ela concede ao negócio a possibilidade de corrigir erros e falhas mais rapidamente.

      Google AdWords

      Também referido como Google Ads, o Google AdWords é uma das principais plataformas de anúncio.

      Sendo uma ferramenta do Google, o buscador mais popular da internet, é interessante poder utilizá-la, uma vez que ele é o que mais tem potencial de impulsionar uma empresa de, por exemplo, manutenção de poço semi artesiano.

      Essa plataforma privilegia o formato “leilão” de anúncios, em que a qualidade da propaganda e o preço pago pelo anúncio são determinantes à colocação deste último no buscador.

      Além desse método, ela possibilita também a rede de display, em que os anúncios são exibidos em outras aplicações, redes sociais ou outros sites.

      Promoções e cupons

      Essa tática é ótima para a atração de retorno a curto prazo, pois é um gatilho antigo e que impera no ranking de táticas efetivas para angariar clientes.

      Como se não bastasse a sua validez, é possível, ainda, aliá-la a outras táticas digitais de curto prazo, como anúncios e propagandas.

      Pagar menos é um bônus de que todos os consumidores que existem querem usufruir. Conciliar ela com gatilhos de urgência também pode ser interessante.

      Influenciadores digitais

      Os influenciadores digitais são renomados, hoje em dia, por exercerem o mesmo papel que realiza uma plataforma de anúncios.

      Constantemente é possível vê-los divulgando on-line, nas redes sociais, ou mesmo na televisão algum produto e/ou serviço.

      Apesar disso, essa tática deve ser empregada com muita cautela, visto que os interesses do público-alvo projetado devem ser passíveis de associação aos valores do influenciador digital.

      Publicidade editorial

      Essa tática consiste em propagandas e anúncios realizados em portais de notícia. Usa-se a fim de atingir o público que está diretamente ligado a esse portal.

      Dito isso, essa estratégia também precisa ser feita atentamente, visto que o público do portal deve corresponder diretamente ao público-alvo que o negócio quer alcançar.

      Considerações finais

      Compreender o porquê de se empregar ações digitais a curto prazo ou ações a longo prazo é crucial para que se possa ir em direção à seleção da estratégia que mais convém ao negócio.

      Desse modo, quaisquer tipos de negócio podem se servir do método que mais lhes parece ser interessante de investir, o qual deve estar de acordo com os objetivos estimados e com as políticas internas da empresa.

      É de suma importância conhecer e saber reconhecer as abordagens que servem a cada tipo de retorno projetado, visto que é a ciência acerca dele que permitirá ao empreendimento fruir plenamente dos seus recursos em prol do seu desenvolvimento.

      De entre os métodos de curto prazo, destacam-se os que consistem em plataformas de anúncio ou recurso a influenciadores. 

      Portanto, se quer-se obter resultados e êxito financeiro de maneira rápida, é indispensável que se faça uso de plataformas e ações digitais que incorram necessariamente em práticas de anúncio.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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