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      Na internet

      Qual estratégia de marketing pode me ajudar a vender mais?

      Uma boa estratégia de marketing é fundamental para atrair clientes e melhorar o retorno sobre os investimentos. Todo negócio consegue vender mais e melhor quando segue boas práticas de divulgação e vendas.

      No entanto, não é fácil definir qual estratégia será usada para atrair leads, principalmente para os negócios que estão começando agora. Na hora de elaborar o planejamento, muitas dúvidas costumam aparecer.

      Empreendedores inexperientes não sabem quais estratégias de marketing são mais eficientes, quais estão de acordo com o negócio e aquelas que correspondem às características do público-alvo.

      Mas mesmo diante dessas questões, é fundamental investir em marketing de maneira assertiva e saber direcionar os esforços. É assim que o negócio vai conseguir prosperar e atrair mais clientes.

      O marketing é indispensável para fazer a marca crescer, afinal, ele reúne todas as ferramentas necessárias para divulgar a empresa, seus produtos e serviços. Mais do que isso, é capaz de aumentar as vendas e os lucros da corporação.

      Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, entenda o que é estratégia de marketing, sua importância e quais ações ajudam a vender mais.

      O que é estratégia de marketing?

      Estratégia de marketing é um planejamento que ajuda a divulgar a organização, seus produtos e serviços, de modo que consiga atingir suas metas, crescer e melhorar as vendas.

      Existe muita discussão em relação ao conceito de estratégia de marketing, uma vez que o próprio marketing reúne ações variadas que ajudam a estabelecer uma comunicação eficiente e persuasiva com o público.

      Mas independentemente de sua definição, é por meio dele que um fabricante de motor para porta de aço com mola consegue resultados e alcançar o sucesso.

      Importância da estratégia de marketing

      Aquela máxima de que o marketing é a alma do negócio resume a importância desse investimento para as empresas, mas para entender um pouco mais o que isso quer dizer, é necessário analisar as vantagens que as estratégias de marketing podem trazer.

      Elas justificam sua importância e ajudam os gestores e empreendedores a entenderem que não se trata de um gasto, mas, sim, de um investimento importante. As principais vantagens são:

      • Excelente custo-benefício;
      • Ganho de autoridade;
      • Mais vendas;
      • Fortalecimento da marca;
      • Fácil mensuração;
      • Fidelização de clientes.

      A maioria das estratégias de marketing hoje em dia é implementada por meio dos canais digitais, e essa modalidade envolve menos custos do que o marketing tradicional.

      Além de divulgar os produtos e serviços, quando trabalhado de maneira estratégica, atua como uma importante ferramenta para alcançar as metas.

      Uma farmácia de remédio homeopático para gastrite e refluxo pode investir em marketing de conteúdo para construir sua presença online e gerar autoridade.

      Tudo o que ela precisa fazer é produzir materiais interessantes para diferentes canais, como redes sociais, e-mail marketing, site institucional, blog, entre outros.

      É por meio dessas ações que a companhia consegue aumentar suas vendas, tanto é que o principal propósito das organizações ao investir em marketing é justamente vender mais.

      A estratégia precisa ser desenvolvida em parceria com o time comercial, pois com isso fica mais fácil alinhar os objetivos. As ações de marketing ajudam a alcançar o público e trazem informações importantes sobre o consumidor.

      A partir do momento em que a organização começa a oferecer conteúdos e soluções compatíveis com as necessidades das pessoas, naturalmente vai fortalecer sua marca.

      Para se manter presente na vida dos consumidores, é necessário trabalhar com estratégias de marketing que mostrem os diferenciais do negócio e tragam vantagem competitiva.

      Como falado anteriormente, as estratégias de marketing não devem ser vistas como gastos, muito pelo contrário, devem ser encaradas como investimentos fundamentais, uma vez que geram impactos positivos para a companhia.

      Mas o marketing digital, além de barato, é mais assertivo, e isso acontece porque é possível mensurar os resultados e fazer todas as alterações necessárias para que as campanhas alcancem seu propósito.

      Por fim, é investindo em marketing que um fabricante de saco de tecido branco vai fidelizar seus clientes. As estratégias ajudam a estabelecer um relacionamento duradouro com as pessoas, antes, durante e após a venda.

      Estratégias de marketing para aumentar as vendas

      Para aproveitar todos os benefícios que o marketing digital pode trazer para a empresa, é necessário saber investir nas estratégias certas.

      Agora, se o propósito do negócio for vender mais, então ele precisa manter o foco em ações que ajudam nesse sentido. São elas:

      Investir em marketing de afiliados

      Marketing de afiliados é uma estratégia que ajuda a vender mais e é ainda mais proveitosa para lançamentos massivos de produtos e serviços.

      Para formar um exército de afiliados, primeiro é necessário criar um programa de afiliados e definir uma porcentagem que o negócio está disposto a repassar pelas vendas.

      Alguns afiliados conseguem direcionar um tráfego maior para as páginas de produtos e serviços de franquias pequenas e lucrativas. Só que nem todos estão dispostas a vender qualquer coisa oferecida pela marca.

      Utilize sites existentes para encontrar afiliados ou simplesmente construa um programa próprio e trabalhe com ele por conta.

      Independentemente de qual seja a sua opção, o marketing de afiliados é capaz de renovar os ares de qualquer empresa.

      Fazer Inbound Marketing

      Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, atrai as pessoas para os negócios. Isso acontece por meio da produção de conteúdos relevantes que aumentam a credibilidade e a confiança do negócio.

      É fundamental para a captação de leads e para trabalhar o funil de vendas, visto que os materiais vão qualificar os potenciais clientes que serão enviados para os vendedores.

      O Inbound Marketing também ajuda um fabricante de estaca de reação a reforçar a relação com o cliente, viabiliza ações que encantam as pessoas e fideliza quem já compra com a marca.

      Variar os canais de distribuição

      Mudar ou adicionar uma nova plataforma de vendas ajuda a aumentar a receita, sem que para isso seja necessário alterar as estratégias de marketing que a marca utiliza atualmente.

      Tampouco será necessário fazer qualquer mudança nos produtos e serviços, mas para variar os canais de distribuição, é muito importante estudar cuidadosamente os efeitos da venda online, distribuidores de vendas, dentre outros.

      As informações sobre eles ajudam a desenvolver métodos que ajudam a vender mais e melhoram a margem de lucro. Novos canais de distribuição também exigem um pouco mais de suporte de marketing.

      É o caso, por exemplo, de um estabelecimento físico que começou a vender pela internet, por conta disso, ele precisa de ações de divulgação específicas para cada modalidade.

      Outbound Marketing

      Outbound marketing é uma metodologia que já existe há muito tempo, antes mesmo da chegada do marketing digital.

      Por meio dele, um veterinário nefrologista consegue divulgar seus serviços e diretamente o preço cobrado por eles.

      No meio offline, alguns exemplos de outbound são os comerciais de TV, anúncios no rádio, propagandas e revistas, entre outros.

      Na internet, o maior exemplo são os anúncios em plataformas como o Google, Facebook, Instagram e assim por diante.

      Conhecer o mercado

      Conhecer o mercado e o público-alvo é essencial para aumentar as vendas. Procure saber como os concorrentes atuam, as estratégias que usam para alcançar as pessoas, como se comunicam, entre outros fatores.

      Também é necessário saber como o público reage aos estímulos da concorrência e quais produtos são mais requisitados.

      Investir em marketing de relacionamento

      Por meio do marketing de relacionamento, um fabricante de empilhadeira retrátil yale vai trabalhar com ações que ajudam a fidelizar os clientes e os mantêm sempre satisfeitos e fiéis.

      Para funcionar, a organização precisa garantir o sucesso dos consumidores com ela, algo que além de aumentar a satisfação dessas pessoas, também incentiva a propaganda boca a boca.

      Em outras palavras, o negócio será recomendado pelos clientes satisfeitos, o que reduz o custo de aquisição de clientes e aumenta o lifetime value.

      Estar nas redes sociais

      Estar efetivamente nas redes sociais não significa apenas criar um perfil para a marca e esperar que as pessoas comecem a segui-la. Na verdade, é um processo que envolve muito mais do que isso.

      Uma empresa de raspagem em piso de taco de madeira sem pó precisa manter seu perfil sempre atualizado, com publicações interessantes, além de interagir com os seguidores, respondendo comentários e mensagens diretas.

      Considerações finais

      Tanto o marketing tradicional quanto o marketing digital oferecem inúmeras ferramentas para que as empresas possam divulgar sua marca e as soluções que vendem.

      O papel dos gestores e empreendedores é conhecer essas opções e trabalhar com aquelas que mais se encaixam aos seus objetivos e às características de seus clientes e potenciais clientes.

      Neste artigo, você conheceu algumas das principais práticas, mas pode elaborar muitas outras para aumentar suas vendas.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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