Vamos desmistificar em 5 passos de forma simples e rápida tudo sobre HTTP e HTTPS.
1 – O que é?
HTTP (HyperText Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Hipertexto): Protocolo de comunicação que permite transferência de dados na internet.
HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro): É a versão segura do HTTP.
2 – Para que serve?
Vamos explicar com exemplos:
HTTP:
Toda a informação que você digita em seu computador em um formulário de um site e a envia, utiliza esse protocolo para que a pessoa do outro lado receba e leia a mesma.
HTTPS:
Faz a mesma função que o HTTP, mas de uma forma segura. As informações que você enviar via HTTP (por não ter segurança), podem ser interceptadas e lidas. Já com o HTTPS, são implantados certificados de segurança e esses dados são enviados criptografados, evitando assim que as informações sejam visualizadas por terceiros.
3 – Por que usar o HTTPS e não o HTTP?
– Sem https:// seu site não possibilita que a navegação de clientes seja feita de forma segura;
– Porque o Google tem privilegiado os sites que se preocupam com a segurança dos usuários;
– Evita ataques de Hackers;
– Previne contra Infecção por Malware;
– Protege seus clientes de roubo de Informações (cartões de crédito e formulários..);
– Melhora os resultados de venda, passando mais credibilidade.
4 – Mas como faço para verificar se meu site é seguro?
Chrome: Pelo Cadeado Verde que fica na URL do seu navegador (do lado esquerdo, onde digita os endereços – www).
Firefox: Através do cadeado que fica na URL do seu navegador (do lado esquerdo, onde digita os endereços – www). Você pode ainda clicar no mesmo para verificar mais informações sobre o certificado.
5 – Finalmente: Como ter o certificado no seu site?
Procure uma empresa especializada na criação de sites dizendo que você gostaria de adicionar o certificado para acesso via https:// ao seu site, e a mesma vai consultar as certificadoras e passar-lhe os custos.
Última dica: existem vários tipos de certificados e várias empresas que cobram pelos mesmos o valor de R$300,00 até acima de R$1.000,00 anual.
Bom pessoal, agora que vocês estão mais interados com o assunto, espero que não marquem bobeira e já façam a verificação do seu site, blog e principalmente loja virtual. Pois uma casa com as janelas e portas abertas, com certeza é mais fácil de ser invadida do que uma fechada.