Hoje em dia, praticamente tudo funciona à base do Google. O gigante de pesquisas tornou-se parte do comportamento do consumidor. Afinal, ao ter qualquer dúvida, desejo ou curiosidade sobre um assunto, qualquer pessoa imediatamente recorre à pesquisa na internet. Por isso, investir em marketing de conteúdo pode ajudar muito no ranqueamento do site no Google.
Primeiramente, é preciso entender um pouco melhor o conceito de ranqueamento. Quando o Google, ou qualquer outro motor de busca, exibe os resultados, ele os classifica de acordo com a ordem. Mas, como essa classificação é construída?
Existem diversos fatores que fazem parte do algoritmo usado pelo Google para fazer o ranqueamento das páginas. São fatores como o pagerank, que determina a qualidade dos links, a relevância do conteúdo para o que o usuário busca, as palavras-chave, a velocidade de resposta, o design e diversos outros. Todos eles combinam para criar a experiência positiva que o buscador quer que os usuários tenham.
Na vanguarda destes fatores está o próprio conteúdo.
Por isso, é preciso de um conteúdo bem produzido e, mais importante, que responda exatamente o que o usuário perguntou. De nada adianta produzir algo maravilhoso se não é o que foi pedido.
Com isso, é importante que o conteúdo foque nesses dois pontos. Primeiramente, qualidade e originalidade. Plágio é algo totalmente inaceitável e punido severamente pelo Google. Já a qualidade consiste em entregar um conteúdo bem escrito, sem erros de português e com uma narrativa que envolva e engaje o público.
O segundo ponto é entregar o que o público precisa. É aí que entra o marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo visa entregar exatamente o que o cliente procura, respondendo as suas dúvidas e atingindo seus desejos. Os objetivos desse tipo de estratégia são educar melhor o mercado, trazendo leads mais qualificados, aumentar o reconhecimento da marca e, no final das contas, gerar mais vendas pelo site.
Aumentar o reconhecimento da marca é um ponto especialmente importante no quesito do ranqueamento do site no Google. Ao procurar sobre determinado assunto, se a sua marca se manter entre as líderes do mercado, ela irá ser naturalmente reconhecida com uma das maiores autoridades neste quesito.
Para isso, o marketing de conteúdo atua de diversas formas. Por exemplo, é criada uma persona, um personagem fictício que representa o seu cliente ideal, de modo a entender as suas dores, preocupações e dúvidas, para respondê-las da melhor maneira possível.
Outra tática fundamental, e diretamente ligada ao ranqueamento, é o SEO. O Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca, é um conjunto de ações trabalhadas especificamente para garantir que o posicionamento será o melhor possível.
Para isso, um conteúdo de qualidade é alinhado com as expectativas do algoritmo do Google, como discutido acima, que irão resultar nas melhores práticas para a produção de peças relevantes, eficazes e atraentes para os clientes.
O marketing de conteúdo é um dos principais pilares do marketing digital, que ajuda a sua empresa a se posicionar ainda melhor no Google, aumentando o reconhecimento da marca e garantindo presença na mente dos clientes. É um investimento que pode trazer ótimos resultados.