Reinvente-se todos os dias! Não importa o que você seja: pedreiro, médico, professor, advogado, motorista ou qualquer outra profissão.
Várias ideias e novas tecnologias vêm sendo aplicadas diariamente em nosso mundo.
Se quiser previr o que pode acontecer com a sua profissão ou com o seu negócio, é só dar uma olhada à sua volta e um pouco atrás para perceber o que já aconteceu, pois assim você irá conseguir analisar e entender as possibilidades que o futuro lhe reserva.
Vamos ver algumas coisas que aconteceram para que você tenha uma noção de como o mundo mudou e ainda irá mudar muito mais.
Vejamos o mundo da música: lá nos anos 2000, o Napster® e o MP3 revolucionaram o setor musical. Naquela época, criou-se o que chamamos hoje de música digital – isso fez as gravadoras correrem atrás do prejuízo.
Recentemente, surgiram o Spotify, o Google Play, Apple Music, entre muitos outros, que revolucionaram a forma com que ouvimos música em nosso dia-a-dia.
Além disso, agora as rádios estão correndo atrás desse prejuízo.
Percebeu como o que aconteceu lá atrás e o que acontece agora está mudando a forma que as empresas trabalham?
Agora, no mundo dos filmes: quantas vezes você levou multa por se esquecer de entregar aquela fita na segunda-feira? Ou então tomou outra multa por não ter rebobinado a “bendita” fita?
Na internet, a Netflix e outras plataformas mudaram a forma de consumo dos filmes – para vocês terem noção, até a 100% vídeo, que era a maior empresa de locadoras de filmes do Brasil, sofreu com isso.
Olha só o comunicado da 100% vídeo:
É muito triste ver uma empresa tão grande, que empregava diretamente mais de 1000 pessoas, chegar a esse ponto.
Na minha humilde opinião, o problema da 100% vídeo não foram somente as leis contra a pirataria. Eles tinham tudo em mãos: dinheiro, estrutura, excelentes profissionais para tentar, por exemplo, implantar uma Netflix no Brasil.
Por que eles não inovaram? Por que não se mexeram?
Fica aí a pergunta para você refletir sobre o seu emprego e o seu negócio.
E quando o assunto são as viagens?
Antigamente, era muito trabalhoso planejar uma viagem longa, que contava com passagem aérea e hotel, era praticamente impossível ser feito sozinho.
Era necessário procurar um agente de turismo ou uma agência de viagens.
Hoje, com o Booking.com, o decolar.com, entre outros, é possível, sozinho, comprar um pacote de viagens contando com aéreo, hotel, refeição, passeios, entre muitas outras coisas, sem sair da sua casa, através da internet.
Por causa disso, as pequenas e médias agências de viagens estão sofrendo muito. As grandes estão reinventando-se e também trabalhando online para poder superar esse impacto sofrido.
Um exemplo disso sou eu mesmo. Há algum tempo, comprei 10 pacotes de viagem para a Bahia, que continha o voo ida e volta, translado, hotel, all inclusive – tudo online.
E no final deu tudo certo, foi maravilhosa a viagem, sem qualquer intercorrência.
Eu não precisei procurar uma agência de turismo: procurei um site online, escolhi o queria, comprei, paguei no cartão de crédito, fui, diverti-me e voltei; as pessoas que foram comigo também foram, divertiram-se e voltaram (nesse caso foram as pessoas aqui da Kryzalis mesmo – fizemos uma viagem em conjunto com todos da empresa).
Isso prova que o mercado de viagens também mudou.
E quando o assunto eram as pesquisas e trabalhos escolares, como eram feitos?
Se quisesse fazer um trabalho escolar, era necessário ir até a biblioteca, pesquisar entre centenas de livros aquele que você queria, e muitas vezes ainda não encontrava e era preciso ir até outra biblioteca.
Quando procurava o número de telefone de alguma empresa, era inevitável ir até aquelas páginas amarelas da lista telefônica – acho que era “Listel”, se não me engano, pelo menos aqui no estado de São Paulo.
Hoje, após a criação do Google, em 2 minutos é possível achar tudo o que quiser: seja uma pesquisa científica ou em sites especializados.
Você consegue fazer uma pesquisa ampla e um trabalho maravilhoso, seja para a escola, faculdade, seu próprio trabalho ou pesquisa de mercado.
É possível fazer tudo através de internet.
Você quer procurar uma empresa?
Só digitar o nome da mesma no Google, que ele exibirá o telefone de contato, o endereço, o site, a localização (que você consegue jogar direto no GPS e chegar até a empresa), avaliações das pessoas sobre a mesma.
Muito melhor do que era na “Listel”, não é verdade?
Por que então a “Listel” não fez isso antes que o Google fizesse?
Não sei.
Não fez e ficou para trás.
Tá gostando?
Deixe o seu “jóinha”, o seu curtir. Não custa nada – só um clique.
E o Airbnb?
Se você não o conhece, eu digo para você: ele está revolucionando o mundo dos aluguéis.
Eles praticamente não contam com nenhuma casa – só recentemente que lançaram um projeto nos EUA em que irão construir não sei quantos apartamentos para poder alugar, aí então teriam uma propriedade.
Mas atualmente alugam os apartamentos e as casas das pessoas.
Você deseja alugar uma casa para passar uma temporada, 3 dias ou 1 ano?
Airbnb – ele revolucionou o mundo dos aluguéis.
Sem falar no WhatsApp, que está apavorando a Vivo. Ela está aflita, já que cobrava quanto queria nas ligações – não só a Vivo, né? Mas a Claro, a Tim, a Oi e as outras operadoras do Brasil.
Se deseja conversar com uma pessoa, é possível enviar um áudio ou até mesmo fazer ligações através do WhatsApp.
Você tem usado muito menos o celular do que usava antigamente.
Nem irei comentar muito sobre o Uber e o Cabify, que revolucionaram o transporte das cidades (em que estão presentes, é claro).
Antigamente você ia pegar um táxi, e dependendo da cidade, gastava R$100,00.
Aqui em Bauru, onde gravo esse vídeo hoje, não contamos nem com um nem com outro – espero que cheguem aqui logo, pelo amor de Deus.
É caríssimo pegar um táxi aqui.
Com Cabify, Uber, você paga R$10,00, R$12,00; é possível avaliar o motorista, ver quem é ele, saber em quanto tempo chegará, quanto pagará antes mesmo de entrar no carro.
E quanto à qualidade do serviço então?
Nem se comenta.
Já usei táxi, mas não sou um usuário frequente.
Nas oportunidades em que tive de usá-lo e usar o Cabify ou o Uber, na minha opinião, não tem comparação.
No táxi não fui bem atendido, não tinha ar condicionado, não tinha água, o motorista, na maioria das vezes (não estou generalizando) sequer falou bom dia ou boa tarde.
Parecia que ele estava fazendo um favor para mim, quando na verdade eu sou o cliente dele – eu sou o patrão do mesmo, porque é o meu dinheiro que está pagando seu trabalho.
Então, sim, os taxistas são culpados pelo surgimento do Uber e do Cabify.
Se eles contassem com um serviço tão bom e acessível, o Cabify e o Uber não teriam tomado conta do mercado da maneira que vem tomando.
Temos também a OLX e o Mercado Livre
Eles estão liquidando os jornais, né?
Não as notícias, quero dizer a parte de classificados.
Se você for anunciar alguma coisa, onde irá anunciar, no jornal?
Claro que não, você anuncia na OLX, no Mercado Livre.
Eu mesmo já vendi várias coisas e realmente funciona, vale a pena.
Não podemos nos esquecer dos smartphones.
Todos os smartphones que você comprou que vieram com uma câmera embutida mudaram o mercado da fotografia amadora.
A fotografia profissional não, porque esse tipo de celular não atende a esse público, apesar de que alguns celulares TOPs de linha contam com uma câmera tão boa, que se você for um profissional de fotografia, é possível obter excelentes resultados, mas não é o caso.
Voltando às fotos amadoras: ninguém mais compra câmeras, ninguém mais pensa: “ah, hoje vou ao shopping comprar uma câmera fotográfica para tirar fotos no final de semana”.
Isso não existe mais – as pessoas utilizam seus smartphones, que além de terem matado o mercado de câmeras digitais, também fez outra coisa: acabou (ou quase liquidou) com o mercado de revelação de fotografias.
A Kodak que o diga, né?
Uma empresa que liderava o mercado mundial, hoje é média ou pequena que chegou, inclusive, a abrir processo de falência.
Deixarei um desafio: vá até os comentários e cite 1 ou 2 coisas que fazia há 10 anos e hoje não faz mais – que a tecnologia, o mercado ou a evolução mudaram sua forma de fazer.
Contamos também com a Tesla.
Para quem não conhece, ela está trabalhando em carros elétricos (foi uma das primeiras a fazê-lo), com carros autônomos e promete revolucionar o mercado automobilístico.
Não podemos nos esquecer também do Waze, que trouxe o GPS para a mão de TODAS as pessoas que possuem um smartphone.
Antigamente poucas pessoas contavam com um GPS: taxistas, caminhoneiros e alguns que faziam viagens.
Eu mesmo cheguei a comprar um GPS, porque não existia celular com GPS.
Hoje, qualquer pessoa tem um!
Até minha namorada parou de se perder depois que o GPS foi lançado no celular.
Vamos mais longe ainda, tá?
Temos o banco Original, que é online; temos o Nubank, que recentemente lançou no Brasil a NuConta; as contas online; os cartões de crédito online.
O que esses serviços prometem fazer?
Eles irão desburocratizar o sistema bancário do Brasil, que além de ser burocrático, é caríssimo e não traz facilidade para o usuário.
A internet, esses serviços e muitos outros que surgiram e surgirão irão revolucionar o mercado bancário brasileiro.
Não tenho dúvidas quanto a isso.57-
E o último exemplo: o próprio Youtube, onde você pode estar assistindo a esse vídeo agora – ou no Facebook, que também conta com uma plataforma de vídeos bem grande.
O que o Youtube e o Facebook vídeos estão fazendo?
Estão colocando a televisão em dificuldade: antes era necessário sentar em frente à TV, ficar esperando a programação que a emissora definiu para você – agora você vai assistir ao jornal, então à novela, depois a um filme, um programa de reportagens, etc.
No Youtube não, você é quem manda.
Se quiser assistir a uma reportagem agora, vai assistir.
Ou se quiser ver um canal que fala apenas sobre negócios, vai até o canal da Kryzalis.
“Ah, agora quero um canal sobre notícias internacionais”, vai ter um canal apenas sobre isso.
O Youtube traz conteúdo relevante “nichado”.
Não é necessário acompanhar a programação da TV da maneira que ela deseja – você faz a sua programação, assiste ao que quer.
O Youtube vem colocando uma pedrinha no sapato das redes televisivas, sendo que as mesmas estão tentando se renovar.
É claro que estamos falando de empresas gigantescas, mas veja bem: a Kodak quase “foi para o saco”, a 100% vídeo está passando apertado, entre várias outras que eram gigantes e quase quebraram ou quebraram devido a ficarem paradas, sem fazerem nada, sem se movimentarem, sem inovarem.
Aproveite e se inscreva aqui no nosso canal, se estiver no Youtube; já se estiver no Facebook, deixe um curtir na nossa fanpage para que não perca nenhum vídeo e esteja sempre atento às novidades que surgem no mercado.
“Tá, João, você falou tudo isso aí e eu entendi – realmente nenhum setor será poupado e todos devem ficar muito atentos, senão irão perder o emprego, a empresa e ficarão chorando como os taxistas. Também entendi a parte do: ‘reinvente-se’. Mas e aí, o que eu faço para resolver esse problema?”
A solução para isso, Zé, é bem simples: você precisa estar atento ao que anda acontecendo à sua volta; no mercado em que atua.
Você é um médico?
Vá atrás de procurar o que há de novo na medicina no mundo. O que a tecnologia está fazendo por ela, como estão sendo realizadas as consultas, quais as startups que surgiram que prometem resolver algum problema que a medicina não o consegue; ou como a forma de atendimento realizada atualmente irá mudar.
Implante isso em sua clínica, comece a fazer. Vá estudar, pesquisar: você é um cara ou uma mulher inteligente.
Esteja atento ao seu mercado.
Reinvente-se todos os dias, pois assim não encontrará problemas como as empresas citadas o tiveram.
Aqui tem um vídeo sobre procrastinação:
Esse tema encaixa-se perfeitamente nesse vídeo. Entenda um pouco mais quais as consequências de ficar deixando tudo para amanhã.
Lembre: o mundo mudou e continuará mudando.
Antigamente, eram necessários 20 anos para uma mudança drástica acontecer no mercado – hoje, graças à velocidade com que as coisas vêm acontecendo e como a tecnologia está, a cada 5 anos presenciaremos mudanças radicais no mercado: seja no meu, no seu, do seu vizinho ou de qualquer pessoa.
Reinvente-se sempre.
Deixe aqui nos comentários um tema de um vídeo que você gostaria que eu gravasse para ajudá-lo a evoluir e reinvente-se a cada dia.
Cuide muito bem do seu emprego e do seu negócio e nos vemos no próximo vídeo – ahh, isso se o Youtube ainda existir até lá.