Estima-se que o Google alcança mais de 5 bilhões de pesquisas por mês, o que significa que mais de 25 milhões de internautas são usuários deste buscador. Se você comercializa apartamentos, casas, terrenos e outros imóveis, considere alcançar clientes por meio de resultados de pesquisa orgânica. Confira algumas estratégias de SEO para imobiliárias.
Atingir o objetivo de visibilidade do site no Google para consultas que melhor descrevam o seu negócio requer a adaptação do site ao algoritmo deste buscador. No entanto, você pode ter dúvidas – seus clientes estão realmente procurando imóveis online?
Bem, por exemplo, a consulta “Imóveis em Campinas” de acordo com a ferramenta Semrush é pesquisada 480 vezes por mês, e é apenas uma frase. Se você deseja começar a receber tráfego do Google, ajuste seu site às expectativas desse mecanismo de pesquisa.
Se os usuários da Internet encontrarem seu site com base em palavras-chave específicas, essas palavras devem ser as primeiras a serem encontradas no site.
Portanto, um passo importante é preparar uma lista de frases para as quais devem ser otimizadas as descrições de categorias, produtos no site e conteúdo dedicado a serviços individuais que você oferece.
As alterações devem ser feitas no título de SEO da página (título) e sua descrição (meta descrição), cabeçalhos, arquivos de imagem e muito mais.
O site deve incentivar os internautas a se familiarizarem com a oferta, portanto, cuide de aspectos como UX e UI.
O site, entre outras coisas, deve atender a um dos novos requisitos do Google – métricas Core Web Vitals – e, acima de tudo, carregar rapidamente. Cada segundo adicional de espera pela oportunidade de ler a página pode afetar negativamente não apenas sua visibilidade no Google, mas também a conversão.
O que mais? A navegação no site deve ser intuitiva e facilitar o uso do site ou fazer conversões.
Os internautas pesquisam na web diversos conselhos relacionados à compra, venda e aluguel de imóveis. Crie um blog onde você publicará sistematicamente artigos valiosos relacionados à sua especialização.
Otimize-os para palavras-chave, procure sempre abordar determinado tema e tirar todas as dúvidas dos internautas. Graças a isso, pessoas interessadas que se tornarão seus clientes podem acessar seu site.
O Google gosta de sites atualizados com conteúdo valioso – esse é um fator que também afetará positivamente a visibilidade do site.
Para o Google, os links que levam ao seu site a partir de outros sites podem ser uma indicação de que (já que outros sites têm links para ele) é valioso e, portanto, vale a pena colocá-lo em uma posição elevada para consultas relacionadas à sua atividade nos resultados de pesquisa.
No entanto, você pode obter esse efeito graças a links valiosos de sites confiáveis do Google – a qualidade deles é importante, não o número. Ao desenvolver o site, criando conteúdo valioso, você pode contar com o fato de que, com o tempo, os links para seus materiais aparecerão na web.
Outro elemento importante no SEO são os links internos. Por exemplo, ao escrever um artigo para um blog, você pode incluir links para ofertas de imóveis em seu site.
Desta forma, você fortalece essas subpáginas em termos de SEO e isso pode afetar positivamente sua visibilidade no Google. Além disso – você facilita para o usuário chegar a conteúdos que também podem ser do seu interesse.
Como você pode ver, o SEO requer a implementação de mudanças em muitos níveis que afetam a visibilidade do site, e apenas alguns elementos selecionados foram discutidos no artigo.
Se você deseja obter tráfego dos resultados naturais do Google, considere trabalhar com uma agência de marketing especializada e concentre-se no desenvolvimento de seus negócios. Gaste seu tempo com o que você é especialista.