Muitos de nós carregamos uma dúvida um tanto quanto cruel: o que é melhor para a estratégia da minha empresa na internet – um site profissional, desenvolvido por uma empresa especializada ou um site desenvolvido através de uma plataforma gratuita? Apresentaremos as vantagens e as desvantagens de cada um.
Mas antes disso: você sabe por que você está criando um site profissional?
O primeiro, e talvez mais importante motivo de você contratar uma empresa especializada para a criação de site, é o fato de essa empresa se importar com o porquê de você desejar criá-lo. Assim, ela conseguirá oferecer o que é melhor para você, com base em suas expectativas e objetivos.
É extremamente importante que a empresa alinhe suas expectativas com a realidade dos fatos.
Como assim, realidade dos fatos?
Muita gente nos procura para criar um site com o intuito aumentar as vendas, aumentar seu faturamento ou utilizar o site como um novo canal de prospecção de clientes. Mas, sabemos que não é tão simples assim.
O site profissional geralmente serve como um cartão de visitas online, mas para isso, é necessário vincular todas as mídias e ações para o mesmo – rádio, jornais, cartões de visita, flyers, folders, panfletos, tudo. Como o site será a “cara” de sua empresa na internet, esse se torna o segundo grande motivo de possuir um site profissional ao invés de um gratuito ou um feito por amador.
Você não quer que seus clientes pensem que seu serviço é amador, quer?
Por fim, após conseguir trazer tráfego (pessoas entrando no seu site), analisar e melhorar seu site, aí sim é hora de você pensar em utilizá-lo como canal de prospecção de clientes. Porém, esse é assunto para outro post.
Indicado para quem tem certeza do que quer, para quem mostra foco total em sua empresa e para aqueles que preferem ser orientados por um profissional de experiência.
Indicado para quem esbanja tempo, para pessoas autodidatas e que têm a possibilidade de separar horas do dia para estudar e criar seu próprio site por meio das ferramentas gratuitas.
Para facilitar sua análise, criamos uma tabela onde listamos todos os pontos, lado a lado. Com certeza, após isso, a tomada de decisão para mergulhar na era do empreendedorismo digital se tornará mais fácil. Veja o que é melhor para sua empresa: site profissional ou site amador:
Provavelmente uma discussão surgiu consigo mesmo: ok, mas e em relação a esses investimentos? Sem eu saber o quanto pagarei, não há como eu saber se é realmente viável o site profissional neste momento.
Você tem toda razão!
Por isso, não perca mais tempo. Não deixe para depois o que pode ser feito hoje!
Se esse post o ajudou a tirar dúvidas sobre a diferença entre os tipos de sites, compartilhe com seus amigos e os ajude também.
Ah, se você já teve um site – gratuito, profissional ou até mesmo ambos – não deixe de compartilhar conosco suas experiências e opinião. Será de grande valia para nós. Ok?