A transformação digital tem revolucionado todos os setores das empresas, RH, área comercial e departamento financeiro, fazendo com que elas caminhem mais rapidamente, tanto no sucesso interno entre os colaboradores, como no ambiente externo com clientes.
Para cada necessidade, existem variadas estratégias digitais, que favorecem, por exemplo, a automatização nas vendas, coleta de dados dos funcionários e melhores atuações no processo de recrutamento e seleção.
São inúmeras as possibilidades, inclusive até possuir um rastreador e bloqueador veicular via celular para identificar a localização do carro quando ele é furtado, auxiliando para que ele seja encontrado mais rapidamente.
São sistemas que estão incorporados no dia a dia de todas as pessoas e empresas, porque sem os processos digitais, hoje é praticamente impossível tornar os trabalhos mais rápidos, ágeis e eficientes.
No âmbito pessoal, as novas tecnologias digitais são facilitadoras para compras de produtos online, monitorar a movimentação dos filhos ou localizar um pet shop de banho e tosa perto de mim, já que a internet se tornou o veículo de pesquisa mais utilizado.
Porém, quando se fala no ambiente corporativo, as estratégias devem ser elaboradas sempre de acordo com a necessidade da empresa, priorizando os objetivos ou metas a que se propõe internamente, dentro de um planejamento pré-estabelecido.
As estratégias digitais são ações que garantem a permanência da empresa no ambiente virtual, marcando presença diante dos consumidores e da concorrência, que tem como objetivo gerar um diferencial no mercado, dentre tantas outras organizações.
Essas estratégias precisam ser bem elaboradas e planejadas pelos gestores e equipes de e se tornam relevantes nas seguintes razões expostas abaixo:
Angariar novos clientes, assim como manter os que já se encontram na base de dados é uma tarefa trabalhosa, porém importante para a sobrevivência da empresa. Quando são aplicadas as estratégias digitais, elas passam a alcançar os clientes e consumidores.
Outro ponto importante é o aumento das chances de negociações no atendimento home care fonoaudiologia, por exemplo.
Quanto mais clientes optarem pelo serviço, maiores serão as possibilidades de vendê-lo, para que as pessoas passem a ter melhor qualidade no atendimento, que, muitas vezes, é carente em um hospital público.
Relacionar-se de forma assertiva e mais próxima com o consumidor é essencial, para passar confiança quanto a idoneidade da empresa, assim como a autoridade, quando se tratar da venda de papel de parede, os diversos tipos, durabilidade e melhor qualidade.
Todos os produtos ou serviços ofertados pela empresa passam pelo crivo de análise do novo consumidor, que, mais do que nunca, tem sido exigente nas escolhas. Por isso, manter uma imagem positiva e qualificada, tende a aproximá-lo ainda mais da empresa.
As decisões internas no ambiente corporativo, exigem um contato mais próximo com os colaboradores, no sentido de os envolver com mais responsabilidade naquilo que precisa ser feito.
Principalmente diante da dificuldade de localizar módulos fotovoltaicos para energia solar Macaé, uma região bastante voltada para esse sistema, devendo a equipe realizar pesquisas para oferecer o melhor e mais barato para o cliente interessado.
Uma estratégia digital eficiente impulsiona qualquer tipo de negócio, fazendo com que a empresa crie melhores produtos, aumentando a satisfação dos consumidores e clientes. É um caminho competitivo, quando as técnicas conseguem implementar mudanças positivas.
As estratégias digitais aumentam o alcance de diferentes públicos. Por esta razão, as mensagens e informações pelos canais de comunicação devem atender com precisão as necessidades dos consumidores de equipamento de telemetria veicular, por exemplo.
Quando se pensa nos anúncios pagos, como os links patrocinados, para a divulgação de produtos e serviços no meio digital, quanto mais forem eficientes, um maior número de pessoas será atingido, o que resulta em um maior número de acessos e interação.
Portanto, é importante que a comunicação esteja diretamente voltada para vendê-los, que é o maior objetivo dos cursos de aula teórica auto escola online. Isso eleva a quantidade de possíveis clientes interessados.
Trabalhando a estratégia digital, a empresa eleva o perfil público e as marcas com boa reputação ressaltam ainda mais, favorecendo o fechamento de parcerias mais qualificadas, realizando mais vendas dos produtos.
Antes de iniciar o planejamento da imagem digital, é necessário que a empresa defina o objetivo, podendo ser a melhora da indexação das páginas, aumento do tráfego no site, elevar a conversão ou até mesmo melhorar o relacionamento com os clientes.
Para cada objetivo, existe uma estratégia específica. Abaixo seguem as mais importantes e eficientes que são usadas atualmente no Marketing Digital:
O Inbound Marketing tem como base a criação de conteúdo de qualidade direcionado para um determinado público-alvo, o marketing de conteúdo objetiva educar o cliente, estabelecendo uma relação confiável com uma marca.
O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia para otimizar um site de cozinha ampla planejada, para que ele seja facilmente encontrado nos mecanismos de busca, como Google, Yahoo!, Bing e outros.
O Google ADS é um serviço de publicidade dos links patrocinados, muito utilizado no Facebook, gerando maior retorno no investimento, aumentando a taxa de conversão, por meio de uma determinada palavra-chave.
As mídias sociais são os locais onde a maioria das pessoas passam o maior tempo navegando e, com elas, é fácil conhecer melhor o perfil do público-alvo, vender mais produtos ou serviços e adotar um atendimento mais qualificado.
A Mídia Display online é essencial para criar campanhas de marketing, que aparecem em sites, gerando uma relação entre o cliente e a marca.
Com o e-mail marketing é possível criar um melhor relacionamento e engajar os clientes, com conteúdos personalizados e, a publicidade nativa (Native Advertising), artigos e postagens podem ser publicadas no site ou nas redes sociais.
Já, o Guest Post, permite que a página ganhe mais credibilidade junto aos clientes, gerando conteúdo de qualidade, porém, ainda é pouco explorado em muitas empresas.
O Remarketing é uma estratégia indicada para os usuários que já conhecem um site ou uma marca e também é conhecido como Retargeting.
As estratégias de marketing digital exigem conhecimento para serem aplicadas e conduzir as ações com responsabilidade, auxiliando na reputação das marcas.
Desse modo, torna-se de grande importância apresentar 6 passos simples para ter sucesso com as estratégias de marketing digital. Esses passos são:
Com estas ações simples, a empresa consegue atingir os objetivos e contar com novos consumidores, aumento das vendas e arrecadação financeira bem maior, que vai sustentá-la por muito mais tempo com as portas abertas.
Obtendo sucesso com as estratégias digitais, as empresas recebem inúmeros benefícios, como alguns dos elencados abaixo:
Esses benefícios justificam a importância da empresa em aplicar as estratégias digitais que estejam em melhor alinhamento com os objetivos internos, sem nunca se esquecerem de colocar o cliente em primeiro lugar.
Quanto mais rápido a empresa pôr em prática as estratégias digitais, mais ela consegue criar visibilidade, credibilidade e autoridade no mercado em que atua, posicionando-se favoravelmente junto aos clientes e consumidores.
É interessante, para tal, elaborar um cronograma para que a equipe consiga monitorar os resultados e eficácia das estratégias.
Algumas ferramentas possibilitam ações automáticas, agendando datas para o envio de e-mail marketing, por exemplo, em dias específicos, sem que ocorra um disparo exagerado de conteúdos, afastando o possível cliente.
A estratégia digital é fundamental para a empresa que pretende se manter competitiva no mercado, porque com ela é criado um grande diferencial, fazendo com que os clientes se sintam mais seguros, além de alavancar as possibilidades de negociações.
Seja uma pequena, média ou grande empresa, independentemente do segmento, essas estratégias são indispensáveis para o crescimento e, ainda que sejam complicadas, exercem grande influência na evolução e construção de uma boa rede de clientes.
Vender mais é o que toda organização pretende, porém, isso não ocorre da noite para o dia. É necessário empenho, responsabilidade das pessoas envolvidas, como também conhecimento na aplicação das estratégias digitais.
Quando se trata de uma empresa e de marketing, perder tempo é perder clientes e dinheiro. Portanto, as empresas não devem esperar, para adotar melhores estratégias, que lhe sejam convenientes, as ações de melhoria precisam ser imediatas e constantes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.