A grande maioria das empresas (para não dizer todas) possui um grande objetivo em comum: vender mais, obter mais lucro. Se você segue nosso blog, com certeza possui o intuito de atingir esse objetivo, através da internet. Certo? Provavelmente já sabe como vender pelo Facebook, as principais técnicas de vendas, como prospectar mais clientes, etc. Porém, ainda não falamos sobre algo essencial para transformar sua empresa em um negócio de sucesso. Hoje aprenderemos sobre técnicas de negociação. Está preparado?
Antes de falarmos sobre as 10 técnicas de negociação que alavancarão suas vendas, é importante que, para atingir um bom resultado e realizar boas negociações (ganha-ganha), você, vendedor, possua alguns pré-requisitos básicos.
Como assim? Pré-requisitos básicos para negociar?
Essas características são fundamentais para qualquer profissional – e para o vendedor, primordiais. Segue as que eu considero principais:
Criei uma checklist que conta com dicas e macetes para tornar-se um vendedor campeão. Fique comigo até o final, pois o presentearei com esse material! =)
Agora que sabemos os requisitos básicos de um vendedor campeão, vamos aprender as 10 técnicas de negociação para alavancar suas vendas ainda hoje.
A negociação é dividida em etapas, e a 1ª delas é a preparação. Não há como realizar perfeitamente uma tarefa sem que haja um preparo anterior. É necessário pesquisar um pouco sobre a empresa com a qual você deseja negociar: saber sua situação atual, se utiliza produtos da concorrência, suas possíveis dores (dificuldades), etc.
Seguem alguns pontos da preparação que você deve sempre ter em mente:
A 2ª parte da negociação é a abertura: é hora de focar no cliente e quebrar o gelo. O objetivo aqui é vender-se e conquistar a confiança do cliente. Lembre-se: nesse momento, ele é seu bem mais importante do mundo. Foco e atenção total!
Algumas dicas para quebrar o gelo e conquistar a confiança do cliente:
Metodologia criada por Neil Rackham. Consiste em negociar, através de perguntas, seguindo um processo. Basicamente você não pode iniciar a negociação, falando sobre as características de seu produto, sem antes saber a situação do cliente. Você não pode evidenciar um problema que não seja a dor real do mesmo.
Veja abaixo o significado de SPIN:
As 3 primeiras técnicas já o ajudarão do início ao fim da negociação. Daqui para frente, entrarei em pontos específicos que o ajudarão a aperfeiçoar-se e vender ainda mais.
Você deve ouvir 80% do tempo e falar os outros 20%. E, nesse pouco tempo que tem para falar, você precisa utilizá-lo muito bem – fazendo comentários e perguntas inteligentes. Existem diversos benefícios na utilização dessa técnica, confira os principais:
Com certeza essa é umas das principais técnicas de negociação. Comece já!
Steve Jobs possuía apenas um estilo de roupa em seu armário. Sabe o motivo? Não perder tempo em suas decisões criativas durante o dia. Na negociação é a mesma coisa: você deve facilitar a resposta do cliente, não forçando-o a pensar. Veja os exemplos:
Repare que, ao facilitar a resposta, seu cliente não pensará, pois não existe outra possibilidade, uma 3ª opção. É essa ou aquela. Aplique essa e as outras técnicas de negociação e verá suas vendas alavancarem!
Aplicando o processo SPIN, você oferecerá soluções que realmente sejam úteis e sanem uma dor (problema) de seu cliente. Algo que ele vê que precisa muito – isso é oferecer benefício em seu produto. É bem diferente de oferecer vantagens: as vantagens são mais usadas para venda pequenas (produtos com baixo valor). Veja a diferença:
A vantagem, também chamada de característica do produto, é uma das técnicas de negociação que mostram-se de grande relevância para produtos de menor valor. Já se seu produto vale mais e se você deseja vendê-lo pela internet de forma satisfatória, acrescente benefícios e veja sua empresa entre os maiores negócios de sucesso de seu ramo!
Um jovem completou 18 anos e está louco para comprar um carro. Sempre foi organizado e guardou dinheiro, além de contar com, claro, o “paitrocínio”, rsrs. Ainda não decidiu qual carro ele deseja, mas uma coisa é certa: ele deve ser potente, moderno e muito bonito.
Ao chegar na concessionária, o vendedor, muito amigável e entusiasta, começa a fazer perguntas (SPIN) e o oferece um Camaro. Confira, em ordem, o que acontecerá agora:
Assim como nas concessionárias, você, empresário, deve possuir produtos semelhantes, com características parecidas e com um valor bem menor. Portanto, comece apresentando sempre os produtos de maior valor. Se você utilizar todas as técnicas de negociação e ainda não der certo a venda, ofereça o de menor valor – assim, ela estará praticamente garantida!
Quando a negociação está fluindo bem, o comprador já está ciente da necessidade e convicto da compra, é hora de utilizar as concessões.
A concessão é uma das principais técnicas de negociação que afunilam o fechamento. Além disso, ainda transparece o conceito “ganha-ganha”, pois oferecerá algo a mais para seu cliente e, em troca, pedirá algo. Veja alguns exemplos:
“Ganha” para o cliente | “Ganha” para você |
– Desconto | – Pagamento à vista |
– Facilidade na forma de pagamento | – Para fechar agora |
– Função ou algum item adiciona | – Se oferecer 3 indicações |
O “pulo do gato” da concessão é guardar o MELHOR para o final, já que durante a negociação, você cederá pequenas concessões, e na hora do fechamento, você oferecerá a principal. Se conseguir a venda, sem usar a principal concessão, você poderá oferecê-la sem pedir nada em troca. Isso aumentará, muito, a satisfação do seu cliente.
Uma das grandes virtudes e causa de derrotas dos vendedores: a paciência. Torna-se imprescindível para quem deseja vender pela internet e fazer com que sua empresa perpetue entre os grandes negócios de sucesso.
Confira abaixo algumas dicas para você manter a paciência e vender mais:
Provavelmente você já ouviu falar que a pessoa não estudou, não tinha nenhum “dom” e por isso virou vendedor. Certo? Essa, na minha opinião, é a maior besteira já falada. O vendedor deve possuir e desenvolver todas essas técnicas de negociação, técnicas de vendas e o principal, saber lidar com cada tipo de pessoa – ele deve saber atuar. O vendedor é um artista!
E você, sabe quais são os tipos de pessoas que encontrará na hora da negociação?
Conforme prometido, separei um brinde especial para você que teve PACIÊNCIA (rsrs) ao me aguentar em mais um conteúdo. Segue:
Quais dessas técnicas você já utiliza? Qual oferece mais resultado para você?
Não esqueça de responder nos comentários e claro, compartilhar o conhecimento adquirido com mais pessoas, para que elas saiam do casulo também! 😉