– Não consigo obter resultados esperados com meu site! Essa é uma afirmação que a maioria das pessoas que desejam vender pela internet faz. Afinal, o que eu preciso realizar para aumentar minhas vendas online? Se você quer vender mais, fique atento a esse conteúdo, pois falarei das principais técnicas de vendas.
Como no anime YU-GI-OH, as vendas também tem suas principais técnicas. Mas antes de falarmos sobre o “Exódia” das vendas, você deve estar ciente de que isso funcionará apenas se existir um produto/serviço que realmente gere valor para seu cliente. E claro, que você possua um bom plano de vendas e saiba a importância do bom atendimento.
Seguem alguns questionamentos que lhe ajudarão a identificar se você realmente está preparado para aplicar as técnicas de vendas:
Se suas respostas foram positivas, você já está preparado! Vamos logo ao que interessa:
Existem vários tipos de lançamentos – um para cada situação em que você se encontra. Exemplos: pessoas que queiram criar um produto, pessoas que já possuem um produto formatado, pessoas que queiram gerar engajamento com clientes já existentes, que desejam obter testemunhos, vender, conseguir parceiros, prospectar clientes, etc.
Supondo que você já possua seu produto – seu site e já esteja preparado e estruturado para vender pela internet, tenho uma pergunta chave para você:
Depois de analisar e corrigir os pontos que errou, refaça o lançamento – agora provavelmente você possuirá mais cases e experiência! =)
Dificilmente uma empresa de sucesso não aplica essa técnica. Dentre várias técnicas de vendas, essa serve para fidelização de seu cliente. Entregar aquele “algo a mais”, sabe? E o melhor: ela cabe em todos os tipos de empresas, seja no comércio de produtos ou de serviços.
Como posso aplicar em meu negócio?
Com isso, seu cliente irá sentir-se mais seguro na hora de investir. Se você vende produtos de baixo valor, é uma excelente forma de conquistar novos clientes. Se você vende serviços de maior valor agregado, é indispensável a utilização dessa técnica para fechamento.
Se você trabalha com vendas, provavelmente já leu algo sobre possuir um script na ponta da língua para questionar todas as objeções de seus clientes durante uma negociação.
Fato é que esse modelo hoje em dia não é mais tão eficaz nas vendas online. Essa e outras técnicas de vendas mudaram, e se você não adaptar às mudanças, ficará para trás!
Qual a recomendação para utilizar essa técnica para vender pela internet?
O segredo é não possuir objeções.
Com certeza você já ouviu várias objeções sobre seu produto/serviço. Talvez até possua essa lista que citei acima. Portanto, para NÃO existirem objeções, você deve planejar a negociação (apresentação) por meio de história e gatilhos mentais de forma que as objeções não surjam na cabeça do cliente. É assassiná-las antes que elas apareçam!
Resumindo: a técnica é simples, só a utilizamos na hora errada. Não espere o cliente aparecer com as objeções para resolvê-las – assassine-as antes dele pensar nelas! =)
Quem nunca comprou algum produto por causa de sua garantia?
“Satisfação Garantida ou seu dinheiro de volta”
“Garantia de 6 anos. A maior do mercado”
“Entrega no prazo combinado ou seu dinheiro de volta”
Essas e outras frases ocorrem frequentemente em nosso dia-a-dia, seja na televisão, no supermercado ou na internet – mas nunca reparamos que elas são mais uma das muitas técnicas de vendas.
Como aplicar em meu negócio?
Aqui você deve possuir coragem! Se sua empresa ainda não está 100% preparada para entregar o que você vende, não a utilize. Ou o faça, mas cumpra com o combinado. Se houver algum problema com o que foi ofertado, seja o primeiro a informar ao cliente. Sem desculpas, sem delongas.
Veja o que você possui de diferente – seus principais valores e o que lhe diferencia da concorrência; deixe isso explícito em seu site, nas apresentações do seu produto, nas ofertas e nos lançamentos que realizar.
Você já ouviu falar de prova social? Não? Prova Social é uma das técnicas de vendas mais utilizadas para transmitir confiança e credibilidade a seu futuro cliente. Basicamente, consiste em gerar assimilação entre as pessoas, transparecendo assim, segurança.
Se estiver em um semáforo, esperando-o ficar verde para você atravessar a rua e duas pessoas do seu lado começam a caminhar mesmo o sinal estando vermelho, qual sua reação? A maioria das pessoas tende a seguir os outros, mesmo as vezes sendo para o “lado sombrio da força”. É o famoso: “se ele faz, eu também posso fazer”.
Como aplicar em meu negócio?
Depoimentos: não são válidos apenas testemunhos por textos (que também são importantes) – é necessário que eles sejam REAIS, e de preferência, VÍDEOS. A imagem e o áudio oferecem um ganho exponencial a essa técnica, gerando muito mais resultado do que os famosos textos e logomarcas dos clientes em seu site.
Com certeza você trabalha com uma boa margem para seus vendedores negociarem melhor, certo? Não?
Essa técnica online de vendas (e também offline), além de auxiliar os vendedores a venderem mais, também ajuda a tornar sua empresa mais saudável e lucrativa. Como? Simples – a partir do momento que você vende seu produto com uma “gordurinha” (uma boa margem acima do que você já possui de lucro), esse “a mais” é total lucro.
Como aplicar em meu negócio?
Feito isso, e o vendedor estando bem treinado, você realizará uma “negociação ganha-ganha”, na qual, além dos benefícios do seu produto/serviço, ele sairá feliz, com a sensação de que fez um bom negócio por ter ganhado uma concessão – e realmente conseguiu.
Até esses novos conteúdos serem produzidos, não diminuiremos o ritmo do aprendizado. Ainda existem 7 técnicas de vendas que farão com que você venda mais e melhor. Clique aqui e veja agora a 2ª parte deste material, que com certeza o ajudará nas vendas online.
Por favor, não deixe de comentar sobre o que achou dessa 1ª parte. Caso queira compartilhar seus aprendizados e experiências com os demais, fique à vontade. Eu e todos os leitores de nosso blog ficaremos muito gratos em poder conhecer mais de sua história! =)