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      Na internet

      Tendências de conteúdos para pequenas empresas

      Os conteúdos são os instrumentos mais valiosos que as empresas do mercado atual possuem para se destacar diante da concorrência, uma vez que, antes mesmo de realizar uma compra, os clientes já estão exigindo que haja evidências do valor que há na entrega.

      É por este e por outros motivos que, para que seja possível sequer fazer uma primeira venda em um negócio, seja de uma aluminet para estufa ou mesmo de um curso de inglês, se faz necessário que os empreendedores consigam vender uma ideia.

      Além do mais, as ideias são muito mais facilmente propagadas por meio dos exemplos e das ferramentas concretas que provam a sua efetividade. Dito de outro modo, o valor precisa ser agregado na vida dos visitantes antes deles se tornarem compradores.

      Para falar em termos ainda mais diretos, as empresas que fornecem conteúdo gratuito antes de vender conseguem aumentar o número de suas vendas ainda mais.

      Isso porque, seja fazendo postectomia laser em uma clínica ou atendimentos voltados à contabilidade em uma startup contábil, as peças de conteúdo proporcionam uma visão muito mais ampla em relação àquilo que se pretende vender.

      Além do mais, os consumidores poderão rapidamente ter a sensação de que, se pelo meio gratuito a entrega já é tão boa, certamente não haverá decepção na realização de uma compra. Trata-se de uma forma bem sutil de passar credibilidade.

      Por estas e outras razões é que a produção de conteúdo é uma arma tão poderosa para o marketing digital, e é exatamente por este motivo que esse assunto será agora abordado como tema deste artigo.

      Apresentando a importância de se utilizar esta abordagem na publicidade e mostrando as principais tendências do momento, será possível preparar os empreendedores de primeira viagem a utilizar a estratégia da maneira certa.

      Seja vendendo um buffet de churrasco para 200 pessoas ou até mesmo um imóvel, será possível alcançar sucesso com a estratégia, adaptando-a para cada circunstância.

      Por fim, ainda será pertinente finalizar o artigo com orientações para otimizar os resultados por meio da produção de conteúdo.

      Entendendo a importância da produção de conteúdo

      A publicidade no meio digital é uma tendência que vem crescendo ao longo dos últimos anos. Apesar de ter surgido junto com a internet, na década de 60, o marketing digital começou a ter relevância na década de 90, com o acesso em massa do povo à web.

      Mas, ainda assim, era um acesso muito pequeno, se comparado ao que ele é hoje, desde o advento das redes sociais onde até mesmo um teto de vidro para varanda pode ser vendido pela internet.

      A partir dos anos 2000, ocorreu o boom das redes, e esse foi o pontapé inicial para que muitas empresas vissem o marketing digital de forma mais precisa e a produção de conteúdo como uma grande forma de vender mais.

      Por meio do engajamento, da fidelização dos clientes e da otimização da comunicação, passou a ser possível, de uma forma extremamente inovadora, multiplicar as vendas e revolucionar a forma de se lidar com a comercialização.

      O conteúdo passou a ser a grande chave, uma peça fundamental para que as marcas pudessem ter uma boa comunicação com seu público e, por esta razão, o movimento passou a ser grande na área.

      Mas não se trata somente de postar fotos, vídeos e textos ao acaso e sem nenhuma intencionalidade. Entretanto, o erro oposto também é real. Não se pode fazer uma rede e deixar de movimentá-la.

      O conteúdo para as redes sociais é feito para nutrir um relacionamento com o público e, por isso, é necessário pensar em estratégias, planejamento e práticas que sejam relevantes para quem vai consumir.

      Postar um mesmo conteúdo para todas as redes pode não ser a maneira mais eficiente de construir projetos engajadores, sobretudo quando se deseja vender produtos mais práticos, como uma válvula borboleta PVC em uma loja de materiais de construção.

      Copiar e colar o mesmo conteúdo em texto e imagem para todas as plataformas pode soar como algo artificial, bem como falta de esforço por parte da marca.

      Cada rede possui um estilo, uma linguagem e uma forma de se comunicar com o público, além de tipos particulares de clientes em cada uma delas.

      É necessário pensar em formas que condizem com o que cada plataforma pede, e utilizar e tudo explorando bastante a criatividade.

      Desse modo, os conteúdos podem se tornar únicos e irrepetíveis, gerando mais atenção do consumidor.

      Com o passar dos anos, a web tornou-se cada vez mais parte da rotina cotidiana, ou seja, do dia a dia das pessoas.

      Ela é parte da vida e, por este mesmo motivo, precisa ser cada dia mais humanizada, caso haja o desejo de transformá-la em um negócio rentável, tanto para vender alimentos quanto para comercializar produtos como perfil aluminio industrial.

      Dessa forma, com os conteúdos não pode ser diferente. É preciso construir os textos como se eles conversassem com o usuário, mantendo e suscitando um diálogo, se comunicando com ele com igualdade.

      Além do mais, o uso de fotos e vídeos de pessoas de verdade e situações que façam sentido para quem está vendo também é muito importante.

      Fazer com que a companhia haja como uma pessoa e não somente como uma entidade engessada, um robô ou uma organização indiferente. Mantendo a educação e a empatia, mas sem perder o relacionamento e o lado mais humano.

      Conteúdos que estão em alta para pequenas empresas

      Finalmente, quando se trata dos conteúdos, muito mais vale citar exemplos do que simplesmente argumentar em abstrato. Por isso, é chegada a hora de listar alguns dos conteúdos que estão fazendo mais sucesso no atual momento.

      Seja vendendo cabo de aço alma de fibra ou mesmo a prestação de serviços de contabilidade, conserto de celulares ou de consultoria, é indispensável que haja, por parte de quem deseja vender mais, a produção desse tipo de conteúdo.

      Dentre os principais que vigoram no momento, é possível citar seis tipos que podem ser aplicados aos mais diferentes tipos de negócio. São eles:

      1. Conteúdos de incentivo à higienização;
      2. Conteúdos personalizados;
      3. Conteúdos educativos pagos;
      4. Conteúdos em vídeo;
      5. Conteúdos impulsionados;
      6. Conteúdos baseados em dados.

      Ao levar em conta a ideia de um conteúdo de qualidade, é necessário entender qual é o objetivo que ele possui.

      Se for com o intuito de turbinar o engajamento, então é sempre imprescindível fazer uma pergunta ou deixar algo que instigue os usuários a sentirem vontade de comentar.

      Já se a meta for otimizar o alcance da marca, existem diversas ferramentas úteis para isso que estão em alta, tais como os vídeos curtos e os áudios em trends.

      É fundamental lembrar qual é a função do conteúdo por si mesmo, para que ele seja constituído prevendo as táticas e obtendo os resultados desejados.

      Um dos passos de maior relevância para o conteúdo é que ele seja condizente com o que está ocorrendo no momento.

      É importante ter atenção aos memes que estão em alta, bem como às notícias e novidades do mercado. Pode não parecer, mas isso é útil até mesmo para vender um transformador para máquina de costura.

      Explorar todas as possibilidades, fazer uso do factual a favor da organização, sempre respeitando a voz da empresa e o tipo de comunicação do público em questão. 

      O passo final do conteúdo deverá ser o resultado, isto é, as métricas. É fundamental olhá-las e compreendê-las a fundo. O acompanhamento dos dados auxilia na melhora da comunicação, tornando-a mais eficiente.

      Turbinando resultados com a produção de conteúdo

      Por fim, é preciso dizer que o conteúdo precisa estar sintonizado com o público. Assim, os dados baseados no comportamento do cliente são um bom começo para ajustar a estratégia.

      Se o público compartilha os dados pessoais deles com a empresa, então eles desejam e naturalmente esperam um tratamento especial por conta disso.

      Entretanto, os profissionais do marketing constantemente se atrapalham, mesmo tendo acesso à essa informação. A empresa Monetate descobriu que noventa e cinco por cento dos seus dados organizacionais ainda não foram devidamente explorados.

      Se as marcas se propuserem a personalizar o marketing, então elas poderão esperar uma maior fidelidade à marca por parte dos consumidores, bem como um maior engajamento e um aumento no número de conversões, além de mais clientes recorrentes.

      Conforme aponta a Usabilla, cinquenta e seis por cento dos clientes tendem a comprar algo quando passam por uma experiência extremamente personalizada.

      Considerações finais

      Por meio das informações contidas neste artigo, foi possível compreender um pouco mais a importância da produção de conteúdo para o marketing digital dos mais diversos negócios do mercado.

      Deste modo, é importante não apenas saber que os conteúdos precisam ser usados, mas também compreender qual a lógica que deve haver por trás de cada peça postada.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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