O tráfego pago é uma ferramenta muito importante de marketing digital, além de ser útil para que o site institucional da marca alcance o sucesso. Ele também pode ser usado no blog, e-commerce e nas redes sociais.
Com a ajuda de anúncios promovidos em diversas plataformas online, fica muito mais fácil atrair as pessoas que se interessam pelos conteúdos, produtos e serviços da marca.
De modo geral, o tráfego é o acesso de usuários nas páginas da internet, ou seja, o fluxo de visitantes que passam pelo canal todos os dias. Quando alguém acessa o site da empresa, está gerando tráfego, portanto, é a audiência da plataforma.
Os usuários podem chegar até ela de várias formas, uma vez que é possível gerar tráfego para o site de maneiras diferentes.
Plataformas que possuem um bom tráfego conseguem atingir seu público-alvo, têm oportunidades de interação e bons índices de conversões, com isso, conseguem aumentar as vendas.
O tráfego em si aumenta a rentabilidade da organização, visto que é possível gerar receita por meio de sites e blogs.
Este artigo vai mostrar o conceito de tráfego pago, o impacto que ele gera sobre as vendas e como ter sucesso com essa ação.
Tráfego pago é uma estratégia de marketing que gera cliques e atrai visitantes para diferentes tipos de plataformas, como:
O propósito é gerar leads e aumentar o número de conversões, e a diferença entre o tráfego pago e o tráfego orgânico é que o primeiro precisa de investimentos financeiros para promover o aumento de visitantes na plataforma.
Um fabricante de filtro para diesel vai trabalhar com anúncios na internet que atraem os usuários para seus canais, com isso, consegue promover os conteúdos, produtos e serviços em menos tempo.
Seu funcionamento é muito simples, pois basta o visitante chegar à plataforma depois de clicar em um anúncio publicado na internet e esses anúncios podem ser promovidos de maneiras diferentes.
As pessoas terão contato com os materiais porque o tráfego pago gera cliques e atrai visitantes que vão conhecer o que a marca oferece.
Trata-se de uma excelente estratégia de marketing digital usada por muitas organizações, principalmente pelos pequenos negócios que estão começando agora.
Independentemente de qual seja o nicho de mercado de uma companhia, ela precisa vender. É fundamental pensar sobre a importância do tráfego pago para o negócio e suas estratégias de vendas.
Como falado anteriormente, o tráfego representa a quantidade de usuários que acessaram as plataformas da marca em determinado período.
Comparando com um estabelecimento físico, como no caso de um fabricante de refletores, ele representa as pessoas que frequentam o ambiente em uma época do ano.
Os lojistas sabem muito bem que é impossível vender um produto se ninguém entrar na loja, e a mesma coisa acontece com as lojas digitais.
Se poucas pessoas acessam o canal, fica muito difícil apresentar os produtos para os potenciais clientes e as chances de vendas diminuem muito.
A maior vantagem do tráfego pago é que ele traz resultados rapidamente, mas existe um custo para conseguir isso. No entanto, é uma estratégia acessível para qualquer tipo de negócio, uma vez que tudo depende de planejamento.
A marca precisa considerar o que ela procura para seus resultados, assim, consegue respeitar seu orçamento e lançar campanhas efetivas.
Os impactos nas vendas acontecem porque o negócio consegue aumentar sua visibilidade. O site institucional vai receber uma quantidade maior de pessoas que vão visualizar os produtos, aumentando assim as chances de conversão.
Ter visibilidade é imprescindível para alcançar bons resultados e permitir que a marca seja vista. No caso de uma produtora de áudio e vídeo, a visibilidade é crucial e é possível aumentá-la com mais tráfego.
Só que além da visibilidade, a companhia passa a ser mais reconhecida, o que aumenta sua autoridade no nicho em que atua e isso gera valor para a marca.
Quando as pessoas visitam as páginas da companhia, conhecem mais sobre os produtos, o trabalho que ela realiza, ajuda o negócio a crescer e as soluções alcançam o sucesso.
É sempre bom destacar a importância do tráfego para qualquer negócio que queira vender, mas ele não significa que a organização terá sucesso.
Em outras palavras, a empresa precisa ter em mente que embora consiga aumentar sua visibilidade e reconhecimento, assim como as chances de conversão, receber uma grande quantidade de visitas não garante vender para 100% delas.
Além disso, outras estratégias de conversão precisam ser colocadas em prática, só assim uma empresa de instalação de alarme residencial wifi com câmera vai alcançar seus objetivos de vendas.
O fim de ano é uma época em que as pessoas consomem mais e elas estão interessadas em diferentes tipos de produtos e serviços. O tráfego pago é uma excelente ferramenta para vender mais, só que ele precisa ser bem trabalhado.
Os negócios precisam saber trabalhar com ele para potencializar seus efeitos, e algumas dicas para isso são:
O orçamento é um dos elementos mais importantes quando se trata de tráfego pago, uma vez que investimentos muito limitados podem não trazer o retorno que a marca espera, porém, se for muito alto, pode comprometer outros esforços.
Não existe uma fórmula única em relação a isso, portanto, cada organização precisa analisar as campanhas com base em suas necessidades e características.
Para não errar nesse sentido, uma empresa de aluguel de aquecedor de ambiente externo deve determinar quais palavras-chave vai usar, a área demográfica que deve ser atingida e o principal objetivo da ação.
O custo por clique é algo que varia para diferentes termos usados dentro do nicho e outros fatores influenciam nessa questão, como a região geográfica e dados demográficos.
Alguns empreendedores cometem o erro de acreditar que quanto mais investimento, mais resultados, mas isso não é verdade. Sem o devido planejamento sistemático e considerando características reais, o orçamento pode ser prejudicado.
A persona é uma representação do cliente ideal e se baseia em dados relacionados às características, comportamentos e informações demográficas dos clientes. Também traz consigo uma história pessoal para mostrar os desafios, preocupações e objetivos.
Para alcançar bons resultados, as estratégias de tráfego pago devem ser focadas na persona, em suas dores e nos canais em que procuram informações.
Com base nisso, um fabricante de arco cirúrgico hemodinâmica vai definir o tipo de campanha que deve lançar para atrair visitantes.
Não se deve criar anúncios amplos e genéricos, afinal, o certo é focar na persona. A marca também não pode prometer algo que não vai cumprir, pois mesmo que essa tática atraia visitantes, também faz com que as pessoas se sintam enganadas.
De acordo com o Google Analytics, a taxa de rejeição é a quantidade de pessoas que acessaram a plataforma, por meio de uma página de entrada, mas não realizaram nenhum tipo de ação ou interação.
Se a marca quiser resultados concretos com o tráfego pago, precisa ser verdadeira em seus anúncios para iniciar a jornada de compra de seus leads.
Um negócio de troca de conector deve identificar as ansiedades e desejos do público para alcançar sua mente e coração.
É muito importante ser verdadeiro com a campanha e trazer todas as informações que precisam ser entregues aos consumidores, dentro da página de destino.
Se a pessoa tiver que buscar essas informações em outro lugar, é bem provável que vai comprar com o concorrente e não retorne para o site da marca.
Outro ponto elementar de uma boa campanha paga é definir a ação que a companhia espera por parte do usuário. É necessário ser claro para que o álbum do anúncio não se sinta confuso sobre a ação que deve realizar.
Se o anúncio é sobre conserto de telhado com goteiras, a página de destino deve ser o local onde a pessoa faz um orçamento ou possa contratar o serviço. Com isso, o usuário não vai se distrair ou se esquecer do que foi fazer.
As vendas de fim de ano podem ser muito melhores com investimentos em tráfego pago, principalmente para as plataformas e-commerce.
O consumidor moderno está online o tempo todo e se interessa por anúncios que visualiza em diferentes plataformas da web.
Marcas de todos os tipos e tamanhos investem em tráfego pago porque compreendem seu potencial e querem aproveitar suas vantagens.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.