José (personagem com dúvida sobre Facebook para divulgação): ‘Ô João, o que vale mais a pena: criar um site ou uma fanpage?
Cara, fanpage eu crio de graça, tenho resultado, faço minhas vendinhas. Estou contente com a minha fanpage. O que você acha?’
João: ‘Olha, meu querido, você tá contente com a fanpage?
Deixa eu te contar uma história!’
“Há 4 ou 5 anos, você postava um conteúdo na sua fanpage e 90% das pessoas o viam. Isso mesmo: se tinham 1000 pessoas em sua fanpage, 900 delas recebiam esse conteúdo em seu feed de notícias. Aparecia lá aquela foto que você postava, também aquela mensagem e aquela promoção magnífica que você criou na sua empresa.
Mas os tempos mudaram. De 5 anos para cá, o Facebook embutiu anúncios em sua plataforma. Você precisa comprar para aparecer seu conteúdo para as pessoas, sejam elas seus fãs ou pessoas desconhecidas.
Você investiu, construiu uma baita audiência no Facebook e hoje você posta alguma coisa e nem 10% (em alguns casos, apenas 1%) recebe o conteúdo que você posta em sua fanpage. Você tem um milhão de seguidores no seu Facebook, mas quando você posta algo, apenas uma pequena fatia (bem pequena) recebe esse conteúdo.
O que eu quero dizer com isso, meu amigo, minha amiga? Que o Facebook é uma plataforma de terceiro, é uma empresa. Ele pode mudar a regra a qualquer momento! E amanhã ele pode mudar de novo. E tudo o que você construiu dentro do Facebook pode se perder e você vai ter que gastar mais dinheiro e mais tempo para conseguir obter algum resultado.
Então, eu, como especialista, indico que você crie sim um Facebook, invista sim no Facebook, – ele é um ótimo canal de aquisição de clientes – mas leve essa audiência para o seu site.
Você tem que ter um site!
Divulgue no Facebook e leve esse público para o seu site, porque o site é seu. Amanhã ou depois, se o Facebook quebrar e acontecer o que aconteceu com o Orkut (ser superado), você não vai perder tudo aquilo que construiu, porque você trouxe todo aquele público para seu site. Você tem os e-mails dessas pessoas, você construiu uma base sólida. É um negócio seu: a sua empresa.
Não fique na mão de terceiros!
Minha resposta para você é a seguinte: fanpage, muito legal ter – trabalhe sim com ela – mas leve tudo o que você conquistar nela para o seu site.
Até a próxima dica!”