Se você está curioso para descobrir se usar o Facebook para seu negócio vale a pena, vem comigo e descubra!
O Facebook, hoje, é a maior rede social que existe no mundo – possui milhares de pessoas acessando diariamente, aqui no Brasil e também lá fora.
Automaticamente, isso quer dizer que, sim, existem pessoas interessadas no seu produto e no seu serviço.
Explicarei isso com um exemplo, já que fica muito mais fácil.
A dona Maria, uma artesã, constrói toda uma comunidade em torno dela dentro do Facebook.
Como dona Maria faz isso?
Ela posta um passo a passo de como fazer uma pintura em um guardanapo, posta também vários exemplos de tapetes de crochê que produziu, oferece aulas, faz lives sobre crochê e sobre artesanato – constrói uma comunidade de pessoas interessadas em artesanato em torno dela.
Como a dona Maria explora isso para conseguir atingir mais pessoas, e consequentemente mais vendas?
Quando eu estou interessado em artesanato e vou procurar por esse tema, acabo encontrando-a dentro do Facebook – seja através de um post que alguém compartilhou, de um vídeo dela, de um material que ela postou. Então descubro-a e começo a segui-la.
Um belo dia, quero presentear minha esposa, minha namorada, um amigo ou uma amiga com algum artesanato. De quem eu vou lembrar?
Claro que dela, da dona Maria – aquela pessoa que me ajudou, me transmitiu muitas informações sobre artesanato.
Dona Maria é autoridade que fica no centro dessa comunidade. Ela construiu essa comunidade de pessoas interessadas em artesanato.
É isso que você deve fazer com o seu negócio.
Você precisa usar o Facebook para construir uma comunidade em torno da sua marca.
Através disso, você atrairá pessoas interessadas no que você faz.
Automaticamente, quando essa pessoa estiver interessada em comprar aquele produto que você, além de ajudar a resolver problemas, também possui disponível para venda, ela lembrará de você.
Isso facilitará, e muito, a conquistar novos clientes.
Essa é uma das formas – é trabalhosa, pois você terá que produzir muito conteúdo, ajudar muitas pessoas, disponibilizar tempo para isso – para que você possa atingir resultado.
A segunda forma de aproveitar essa massa de pessoas que está dentro do Facebook é:
O conhecido Facebook Ads – anúncios dentro dessa famosa plataforma.
Para você entender essa parte de anúncios, funciona assim: é possível segmentar por idade; cidade; gostos; tipo de relacionamento dentro da rede social; se curte muitas páginas de comida, por exemplo; ou se ela gosta mais de tecnologia. Dá até para segmentar por estimativa de poder aquisitivo da pessoa – o Facebook possibilita isso.
Darei um exemplo de como é possível usar o Facebook para promover o seu negócio e atrair clientes já naquele momento ou no dia seguinte do que você estiver fazendo o anúncio:
José tem um restaurante. Ele vende comida japonesa de segunda-feira a quarta-feira na hora do almoço – um negócio bem específico. José vai criar um anúncio no Facebook que funcione das 10h às 13h, porque se só serve o almoço, não tem por que divulgar seu restaurante à meia noite.
Ele deve divulgar na hora em que as pessoas estão indo almoçar, na hora em que estão com fome. Por isso, seria inteligente da parte dele criar um anúncio das 10h às 13h.
Além disso, ainda pode segmentar por idade ou pela região, por exemplo.
José atende somente a região central da cidade. Não tem por que colocar toda a sua cidade e as cidades vizinhas no anúncio – ele divulgará somente para sua cidade, naquela região específica – fica mais fácil, mais barato.
Ele fica mais focado naquelas pessoas que realmente podem usufruir do serviço oferecido.
Essa é uma das milhares de maneiras que você encontra de anunciar no Facebook.
Antigamente, há uns 4 ou 5 anos, ele disponibilizava muito poucos anúncios – no início da existência dele, nem anúncio tinha.
Então, você tinha uma fanpage e quando você divulgava algo nela, muitas pessoas viam aquilo que você divulgava.
Era mais fácil você, sem gastar nada (somente seu tempo), atingir muitas pessoas.
Hoje é muito mais difícil – para atingir rapidamente um público no Facebook, você deve pagar e anunciar – contratar um anúncio do Facebook.
É assim que a empresa Facebook se mantém crescendo anualmente.
Bom, pessoal. O vídeo de hoje foi esse.
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