Aumentar as vendas é um imperativo na hora de consolidar a sua empresa e conquistar novos mercados. Venda mais e melhor encontrando a estratégia certa, que vá ao encontro dos valores da sua empresa, do seu modelo de negócio e do perfil do seu consumidor.
Para te ajudar a elaborar um plano de vendas matador, separei a seguir uma lista com 6 estratégias e técnicas de vendas mais eficazes atualmente em uso:
Tão importante quanto conhecer a sua empresa e o produto ofertado, é conhecer a fundo o seu público-alvo. Não é possível definir uma estratégia de vendas de sucesso sem essa informação.
A priori procure estabelecer as informações básicas do seu público alvo: idade, gênero e classe social são alguns dos dados que vão permitir adequar melhor o seu produto, a sua política de preços e até a linguagem empregada no marketing para garantir uma maior taxa de conversão em vendas.
Pesquise igualmente a sua concorrência: conheça o seu produto, o discurso de venda, os preços praticados e os diferenciais oferecidos. Evite deixar as informações levantadas somente nas mãos da gestão: garanta que o seu time de vendas conheça a fundo a concorrência, de forma a lidar melhor com as possíveis objeções à venda.
Por fim, não esqueça da autoanálise! Um simples exercício do tipo análise SWOT pode ajudar a identificar importantes pontos de melhoria no seu setor comercial.
A abordagem SPIN Selling não é nenhuma dessas tendências novas no mercado, que chegam prometendo mundos e fundos sem conseguir entregar o que prometem. Pelo contrário, trata-se de uma técnica em utilização com sucesso desde os anos 80, que consiste em melhorar a condução do cliente ao longo do atendimento de pré-venda com base em quatro tipos de questões: de Situação, de Problema, de Implicação e de Necessidade Solução.
Um roteiro de pré-venda baseado nessa estrutura vai ajudar o seu cliente e o seu vendedor a terem maior clareza sobre a situação que levou esse lead até a sua empresa, auxiliando a identificar a real natureza do problema que o seu cliente precisa resolver, as implicações desse problema e nutrir, assim, o senso de necessidade do cliente.
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A técnica de Cross Selling busca aumentar o valor do ticket médio dos seus clientes através de uma estratégia simples: oferecer de forma associada produtos que são relacionados e/ou complementares ao item que motivou a compra.
Assim, em um varejo de roupas, é possível perceber a prática de Cross Selling na apresentação de sugestões de combinação de diversas peças oferecidas pela loja, assim como pela disposição de mostruários de acessórios próximos às roupas que demandam esse tipo de complemento.
Em restaurantes, essa técnica se faz notar em perguntas do tipo “E para beber?” ou “E como sobremesa?”, que podem levar o cliente a acrescentar um outro item à compra.
Esse tipo de prática também tem se consolidado com bons resultados nos e-Commerces, em que já é frequente encontrar páginas que trabalham com links do tipo “Veja também” ou “Outros usuários também visitaram/compraram”.
Se você vende serviços em vez de produtos, ter uma equipe de Sucesso do Cliente ou um Pós venda (para acompanhar e verificar se o seu serviço está de fato sendo utilizado pelo cliente) é uma oportunidade interessante em oferecer novidades e melhorias para eles.
O objetivo do Up Selling é próximo ao do Cross Selling: aumentar o valor do ticket médio de cada cliente. A diferença entre as duas técnicas está na maneira de conseguir isso. Enquanto o Cross Selling aposta na associação de produtos, o Up Selling trabalha com o oferecimento de um upgrade no serviço através de um acréscimo mínimo no valor final da compra.
Se você frequenta restaurantes de fast food, certamente já viu esta técnica em aplicação: neles, é comum o oferecimento de troca da bebida ou da batata média por uma grande por apenas R$1,00. Individualmente, o valor pode ser pequeno, mas no longo prazo representa um grande aumento nas vendas dessas franquias.
Outra técnica de vendas que tem se consolidado como tendência é aplicação dos princípios de Inbound Marketing para construir um relacionamento duradouro com os clientes.
A proposta do Marketing Inbound para que sua empresa venda mais, é justamente a de criar laços entre a marca da sua empresa e seus potenciais consumidores. Através do oferecimento de conteúdos que sejam relevantes para solucionar os problemas do seu público-alvo.
Esses conteúdos podem ser publicados nas mais diversas mídias sociais, em blogs ou até encaminhados através de campanhas de e-mail marketing. O importante é que esses conteúdos agreguem valor a sua marca, focando no seu relacionamento com o cliente e, assim, vá além da velha publicidade focada somente no produto.
Pode até parecer meio batido, mas o fato é que para sua empresa venda mais é preciso investimentos também nas suas práticas de gestão.
Isso vale, por exemplo, para a implementação de um PDV online ágil e descomplicado, garantindo que a finalização da venda transcorra sem problemas. Ou ainda para um cuidado especial com o controle de estoques, a fim de que você não se veja às voltas com falta de produtos ou, pior, produtos encalhados nas prateleiras.
Um sistema integrado de gestão, do tipo ERP online, faz tudo isso e muito mais: com ele, é possível centralizar todo o controle financeiro da sua empresa em uma única plataforma, tornando o seu controle e planejamento muito mais efetivos. E o melhor: você otimiza o seu tempo para focar naquilo que realmente importa, o seu cliente.
Reunimos aqui as estratégias e técnicas de como vender mais e melhor.
Como resultado percebemos que não é possível aumentar as vendas da sua empresa sem que haja investimentos, sem uso de práticas de gestão e de técnicas simples, que quando bem aplicadas podem aumentar o desempenho de suas vendas.
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Boa leitura e boas vendas!