Esse conteúdo é extremamente valioso para você que já tem uma empresa, um produto ou serviço, além de um planejamento, de estratégias e uma organização para realizar vendas pela internet. Se você quer saber o “COMO?” – “Como começar a vender pela internet?”, fique atento, pois esse conteúdo foi criado especialmente pra você!
Antes de entrarmos diretamente no “como” vender pela internet, gostaria de deixar claro o que, para mim, seria estar preparado para iniciar as vendas pela internet.
Empresa: Confira se você realmente tem uma EMPRESA:
Organização: Confira se a sua empresa está realmente organizada para trabalhar na internet:
Se você já tem um plano de vendas, sabe como atrair e prospectar clientes, se está organizado, planejado e já se sente preparado, vamos ao que interessa! =)
Muitos sabem o que fazer para iniciar, mas não entendem o porquê e como. A primeira coisa que você deve ir atrás para realizar vendas pela internet é a criação de um site. “Mas por que criar um site?” “Quanto custa um site?” “Qual a melhor empresa?”. Essas e outras perguntas são normais, então fique tranquilo que o ajudarei em tudo!
Antes de esclarecermos as dúvidas, entendamos o papel do site nas vendas pela internet e no empreendedorismo digital.
Para ficar mais fácil a compreensão, fiz uma analogia:
Qual é o objetivo (a meta) no futebol? Não é fazer o gol? O site também deve ser criado com uma meta, um propósito. É aí que muitos pecam, pois o criam somente por criar. Cada um possui uma meta diferente, entre elas, atrair clientes, vender pela internet, aproximar-se de quem já é cliente, etc.
Continuando, o site é a bola e você o jogador principal do time! Agora eu lhe pergunto: você “manja” de futebol? Você treina desde pequeno? Já sofreu contusões? Sabe os melhores caminhos? As gírias dos outros jogadores? Como falar com o juiz? Se não, com certeza precisará de um TREINADOR! E mesmo que você já seja um “Messi”, lembre-se de que até mesmo os craques precisam de treinadores.
Resumindo: Não adianta ter a melhor bola e ser um jogador glorioso se não possui um TIME preparado e focado para vencer a partida!
O site é uma das principais ferramentas do marketing digital. Com ele, você possui sua marca exposta na maior rede de computadores do mundo, 24 horas por dia e 7 dias na semana.
Essa ferramenta poderosa o ajuda a atingir qualquer que seja seu objetivo na internet. Como comentado na analogia do futebol, primeiramente você precisa entender qual é seu objetivo em criar o site. Criado, o novo objetivo é direcionar as pessoas a ele, por meio de estratégias e marketing. Tudo de acordo com seu propósito e budget (orçamento).
“Mas quanto custa um site?” “Estou começando agora e não tenho tanto para investir!”
Quanto custa não possuir vendas pela internet?
Quanto custa não atingir seus objetivos e metas?
Quanto custa estar longe de um mercado que só cresce e que não passou por crise?
O CUSTO está associado àquilo que você paga e o VALOR àquilo que você recebe! Se você me perguntar: “quanto devo investir para possuir um site?” então, sim, posso lhe dizer que não é nada perto das possibilidades de ganho de sua empresa (claro, desde que siga as etapas abaixo para iniciar corretamente suas vendas pela internet).
O importante para avaliar quanto custa um site é que você possua a convicção daquilo que a empresa o está oferecendo. A relação do custo-benefício. Se tudo o que planejou (além de novas possibilidades, instruções, dicas e orientações) fora oferecido a você, invista tranquilamente, pois a chance de obter um retorno é muito maior do que lhe fosse ofertado somente o site em si. Aí sim a análise ficaria apenas em relação ao preço e as vantagens.
“Ok, e agora, por onde começar?”
Depois de identificar o porquê de se possuir um site e entender que o custo está associado aos benefícios e não somente às vantagens e funções do site, para vender pela internet você deverá realizar pesquisas e curadorias de tudo o que encontrar.
Pontos que levo em consideração quando faço uma pesquisa:
Separado o joio do trigo, é hora de fazer uma análise mais crítica em relação à proposta e sua necessidade (custo-benefício) para iniciar as vendas pela internet.
Pontos que considero quando verifico uma proposta:
Pronto, você agora encontra-se na última etapa para iniciar suas vendas pela internet e atingir os resultados esperados. Aqui vale fazer uma varredura total para analisar se não faltou nada e somente então, concretizar a escolha da melhor empresa.
Pontos que considero quando vou fechar uma parceria:
Ufa, acabou! Mas até que não foi tão difícil. =)
Se você já realizou algum tipo de pesquisa, já iniciou a jornada em busca da empresa parceira que o auxiliará nas vendas pela internet, com certeza você deve ter ficado muito confuso e desconfiado devido à quantidade de informações que lhe são passadas. Muitas das vezes, de forma enganosa, para realmente ludibriá-lo.
Realizei alguns levantamentos, com base nesses 10 anos de experiência, e espero ajudá-lo a esclarecer alguns fatores que pareciam ser incompreensíveis em como vender pela internet:
SEO: quando ouvir em algum lugar que seu site ficará na(s) primeira(s) posições do Google, não caia nessa! Uma empresa séria nunca ofereceria isso, pois eles sabem que nem mesmo o Google pode garantir tal sonhada façanha! Não é somente com essa técnica que você atingirá seus objetivos. Caso queira saber mais de SEO, clique aqui.
SOMENTE O SITE NÃO VENDE: verdade, pois não adianta você apenas possuir a ferramenta. Já explicamos isso e acredito que agora fique mais claro a relação do site com os resultados. Ter o site só por ter (mesmo sendo o melhor do mundo, o mais rápido, o mais bonito) não o fará vender pela internet. Você precisa de auxílios, novidades, dicas e orientações!
PROXIMIDADE GARANTE O RESULTADO: a proximidade física NUNCA garantiu nada. Não é porque existe uma empresa próxima fisicamente de você que sua comunicação e a entrega de seu projeto serão facilitadas. Fique atento às 3 etapas para uma boa contratação (já citadas), que você não terá problemas com seu projeto.
EXPERIÊNCIA CONTA: e muito! É bem mais confortável você fechar qualquer negócio com quem tem muita bagagem e experiência do que com quem acabou de entrar no mercado. Não é que a que mais tem experiência é a melhor, é que ela já “bateu a cabeça” mais vezes e consequentemente saberá guiá-lo aos melhores caminhos.
O MAIS CARO É O MELHOR: nem sempre! Fique atento às etapas comentadas e verifique que o “PREÇO” em si não é o único fator importante. É claro que se for algo muuuito bom, não será barato. Mas aqui estamos falando para quem quer começar a vender pela internet e, para começar, você não precisa ter o melhor ou o mais caro.
IDADE INFLUENCIA: sim, com certeza. Sua idade mental (biológica) e seu modo de pensar influenciam! E não só na questão de vender pela internet, mas sim em tudo na sua vida. A idade cronológica não o deixa mais velho ou mais novo, menos ou mais esperto. Não existe idade para aprender e nem para entrar no mundo digital! =)
GARANTIA DE RESULTADOS: fique atento às pessoas que lhe garantem resultados. Não há maneira de alcançar seus objetivos e metas sem que você não faça nada. O resultado depende de você também! Lembra do futebol? Você é o craque do seu time! A empresa irá lhe ajudar como técnico e com alguns atletas, mas o 10 do time é você!
CRISE: “Enquanto uns choram, outros vendem lenços”. E por mais clichê que pareça essa frase, isso é verdade. Se você ficar lamentando-se a respeito da crise e não se organizar e planejar para ingressar nesse meio digital, dificilmente sairá dela. Lembre-se: “Louco é aquele que quer atingir resultados diferentes fazendo a mesma coisa”.
Esses são os principais mitos e verdades dos quais me lembrei. Com certeza devem existir muito mais e você também já deve ter ouvido outras desculpas para não se trabalhar online.
Toda vez que chego nessa parte final do texto, fico realmente triste. É tão bom nos comunicarmos e passarmos nossos conhecimentos para frente, não é verdade?
Recapitulando: Confira os 6 pontos cruciais para iniciar suas vendas pela internet:
Eu separei um brinde pra você que me “aturou” até agora. =)
Caso queira obter mais informações, dicas e orientações sobre seu projeto, sem NENHUM CUSTO, basta clicar aqui e solicitar sua avaliação gratuita agora! Nossos especialistas analisarão o briefing enviado e o retornarão com as soluções adequadas pra VOCÊ.
Não deixe seus sonhos e objetivos de lado por pessoas que já o decepcionaram! Não deixe de lutar e acreditar que ainda dá! Pois, sim, existem pessoas de bem e que trabalham por amor e não só pelo dinheiro, que possuem um propósito de vida, uma MISSÃO!
GERAR RESULTADOS ÀS PESSOAS POR MEIO DA INTERNET: essa é a nossa missão. E a sua? Qual é seu propósito de vida?
Conte pra nós, deixando seu comentário no final da página!
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