E como será que as pessoas reagirão daqui a 20 anos quando lembrarem da internet que possuímos hoje? Conheça, então, um pouquinho dessa história tão curta, mas tão frenética que a internet construiu.
A história da internet começou em março de 1989 na CERN (Organização Européia para Pesquisa Nuclear). Tim Berners-Lee, um dos físicos da organização, escreveu uma proposta para gestão da informações dentro da organização, mostrando como as informações poderiam ser facilmente transferidas em umas rede de computadores por meio de links em texto.
O objetivo era criar uma rede de informações para os físicos da CERN compartilharem as informações armazenadas em computadores do laboratório. A navegação entre textos seria feita por meio de hipertexto, que criariam links entre os arquivos.
Berners-Lee criou um navegador que pudesse organizar o compartilhamento das informações e permitisse que o conteúdo fosse editado por quem o usasse. Em maio de 1990, eles nomearam esse sistema como World Wide Web.
O primeiro endereço do mundo disponível num servidor para toda a internet foi o http://info.cern.ch, onde eram disponibilizadas informações sobre o a internet e como o usuário poderia criar uma página na web.
Versão do primeiro site da web (capturada em 1992)
Em 1991, esse sistema, que antes era restrito à CERN, foi testado pela primeira vez num computador caseiro. O sistema era simples: não havia mouse nem imagens na tela, só texto.
Desde sua criação até hoje quase tudo mudou radicalmente na internet, entretanto o objetivo continua o mesmo: compartilhar informações. Quanto mais a internet evolui, mais informação é transmitida para muito mais pessoas, possibilitando que uma sociedade se construa com muito mais rapidez e transparência.
Quem não faz parte da internet nos dias de hoje parece estar um pouco distante da movimentação da sociedade, já que não dispõe do que parece ser hoje a mais eficiente ferramenta de divulgação de pessoas e negócios do mundo.