O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas com conexão com a internet. Sendo uma forma de compartilhar mensagens em grupo ou individual, com o aplicativo também é possível compartilhar fotos ou realizar chamadas.
O desenvolvimento do WhatsApp foi se alterando conforme a popularidade aumentou, e com isso, passou não apenas a ser usado como uma forma de conexão comum na sociedade mas como uma oportunidade de mercado.
Devido às formas de venda que passaram a ser usadas, o aplicativo ao longo do tempo foi se atualizando e oferecendo o recurso business para os usuários que desejam realizar ações comerciais dentro da plataforma.
Principalmente com recursos como fotos, vídeos, informações sobre o negócio ou outras personalizações que uma clínica de idoso pode usar como uma forma de conversar melhor com quem entrar em contato.
E não apenas como uma ferramenta de vendas como de marketing, especialmente porque a conquista de consumidores e uma fidelização de forma instantânea que as mensagens proporcionam ajudam no nome da marca dentro do mercado.
Para que a estratégia possa ser usada do melhor modo, é fundamental que se tenha um conhecimento de como a plataforma contribui com a marca de modo vantajoso, para que as dicas de ações sejam contribuintes nos resultados que são desejados.
O surgimento do Whatsapp dentro da sociedade começou com o seu lançamento em 2009, quando foi criado por Brian Acton e Jan Koum. Sua nomenclatura deve-se a piada em inglês “what’s up?” que possui traduções para “e aí?” ou “beleza?”.
A ideia para que o aplicativo fosse desenvolvido teve início com a ideia de que algo se conectasse à lista de contatos do celular, e com isso, pudesse exibir mensagens no formato de status com frases que ajudariam a identificar o melhor momento para ligação.
Essa ação se transformou em uma alternativa para o tradicional SMS, que era o principal meio usado para enviar ou mandar mensagens tanto para convívio social como uma casa de repouso para deficientes explicarem melhor e de forma resumida seu trabalho.
Ao longo do período que o Whatsapp foi se transformando em uma ferramenta popular, devido a comunicação em tempo real, aos poucos outras ações passaram a fazer parte da plataforma como:
Conforme a popularidade do aplicativo foi ganhando espaço na sociedade, a plataforma desenvolveu um formato para que empreendimentos realizassem vendas ou então se comunicassem com o cliente.
Ajudando a se fortalecer não apenas dentro do nicho como também com os clientes, reforçando o relacionamento que foi estabelecido desde o primeiro contato com a instituição.
Por isso, compreender como a ferramenta surgiu contribui para que haja uma melhora na utilização dos recursos para venda ou para o marketing, reforçando a presença dentro do mercado digital.
Com a popularização do Whatsapp e as formas de que uma empresa de manutenção em ponte rolante pode vender seus serviços no aplicativo, este por sua vez também se transformou em um canal de marketing.
O que gerou a nomenclatura de Whatsapp Marketing. Constituído de mensagens que possam vender ou apresentar soluções aos clientes, ao se ter uma personalização da marca com os recursos disponíveis é possível conquistar vantagens.
Principalmente se estiver operando sob a modalidade de business, tendo um foco voltado ao negócio para que haja configurações voltadas ao âmbito profissional.
Um dos principais benefícios quando se trata dessa estratégia está voltado ao fato de que ajuda na base dos consumidores, fazendo com que seja ampliada para que novas vendas sejam concluídas com sucesso.
E estando ligadas com outras estratégias de marketing, como conteúdos, rede social ou e-mail, a oportunidade para que a plataforma tenha uma agregação de valores para essas ações crescem consideravelmente.
Por isso, compreender que o Whatsapp opera de forma conjunta para que uma empresa especializada em validar carteira de motorista estrangeira possa atuar no mercado é capaz de transformar seus resultados.
Além de que, por meio da plataforma, também é possível ter uma otimização de tempo. Essa ação proporciona uma chance maior de que o relacionamento com o cliente seja mantido e prolongado com uma boa experiência.
O que resulta em um volume de vendas ainda maior porque a plataforma atua com mensagens instantâneas, ou seja, o cliente tem maiores chances de ser atendido rapidamente e com isso manter-se engajado na compra.
Algo vantajoso, porque quanto mais o cliente fica e se mantém nutrido, melhores se transformam os seus resultados para que possa atuar positivamente dentro do mercado fazendo com que as vendas sejam recorrentes.
Isso ocorre especialmente porque a atenção que o contato pode ter com a empresa faz com que se reflita em outras estratégias de marketing em torno das peças de carreta, e com isso, tendo uma conexão positiva que contribui para ambos os lados.
Tanto para a marca por aumentar sua carteira de clientes com bases mais sólidas e fidelizadas como também ao consumidor, que terá uma atenção da empresa para resolver suas necessidades ou desejos com o produto ou serviço.
Por isso, compreender como o Whatsapp beneficia gera uma maior chance de que as dicas e outras ações desejadas pela empresa sejam compreendidas do melhor modo e com isso, ajude no crescimento dentro do nicho de atuação.
Resultando em estratégias de marketing e outros planejamentos da empresa em uma conclusão mais ágil, oferecendo com isso, um engajamento para que continue em seu mercado de atuação.
Se uma clínica médica que realiza atendimentos e faz a indicação de um remédio homeopático para refluxo e deseja usar o Whatsapp como uma ferramenta para se conectar com os pacientes e também servir como estratégia de marketing, algumas dicas contribuem com este resultado, são elas:
A realização de vendas pela plataforma é uma forma de não apenas conquistar bons resultados neste âmbito, mas também contribuir para que haja uma propagação da estratégia.
Isso ocorre porque quando o consumidor sabe que a empresa também atua pelo aplicativo de mensagens, as chances de que o nome da marca conquiste o mercado cresce consideravelmente.
E com isso, os números de vendas aumentam em percentuais que são identificados pela empresa, fazendo com que assim, a chance da estratégia de marketing com a marca seja positiva.
Ter uma lista de contatos é uma forma de conquistar bons consumidores. Porque quando uma carteira é formada por aqueles que compraram ou demonstram interesse em vitrine refrigerada pequena, os conteúdos no Whatsapp são melhores encaminhados.
Até mesmo a comunicação torna-se mais reforçada e faz com que assim, a chance de crescimento seja maior ou mais estável na segmentação atuante.
Outro ponto que faz com que a plataforma torne-se uma aliada é no envio de pesquisas de satisfação. A pesquisa contribui para a empresa saber como estão sendo suas ações na prática, e com isso, gerar oportunidades de mudança ou conhecimento do cliente.
O que é algo positivo ao empreendimento, visto que gargalos que não são perceptíveis na teoria passam a ser com a opinião do consumidor, o que também contribui para o fortalecimento de um relacionamento com o cliente.
O atendimento pessoal também é um meio para que o Whatsapp ganhe forças nas estratégias de marketing.
Com um atendimento personalizado, é possível que a relação desenvolvida com o cliente torne-se ainda mais fortalecida e com isso, possa ajudar até mesmo em outros canais dos quais está entrando em contato.
O atendimento neste formato demonstra que o cliente não é apenas mais um na carteira, mas é alguém essencial que a experiência positiva é fundamental para o empreendimento.
O Whatsapp é um recurso que está sendo cada vez mais presente dentro da sociedade, e principalmente, tornando-se uma ferramenta vantajosa para que desde o mercado de motor de portão com braço até o de vestuário possam obter bons índices de vendas.
Ao observar que a plataforma também era usada como um formato de estratégia de mercado, o Whatsapp Business se transformou na opção mais utilizada para que as ações fossem realizadas com um maior profissionalismo.
Uma vez que, com as configurações da marca, a chance de fazer com que se tenha um resultado maior com o consumidor cresce consideravelmente e faz com que o negócio possa ter bases mais sólidas para expansão.
O Whatsapp apresenta benefícios também em torno do envio de mídias como fotos e vídeos, contribuindo para que o cliente possa se manter engajado e com isso, fazer com que a venda ocorra no final do processo.
Além de também se transformar em um canal do qual o atendimento pode ser personalizado, o Whatsapp é uma ferramenta que agrega valor a outras estratégias que estão em andamento e com isso, possa crescer a marca no segmento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.